terça-feira, 27 de novembro de 2018

Formação para UAC


Entre os dias 24 e 25 de novembro de 2018, realizou-se no Seminário Maior Palotino do Rio de Janeiro dois dias formativos com os Cooperadores da UAC Rio e Niterói, sob a orientação do Presidente da UAC no Brasil, Padre Gilberto Orsolin SAC.

No primeiro dia, Padre Gilberto apresentou a vida e obra de São Vicente Pallotti, questionando aos colaboradores “como deve ser o nosso jeito de ser igreja, no modo Palotino”. Um dos pontos apresentados foi acerca da Caridade como ação, que deve ser organizada para uma melhor ação apostólica.

No segundo dia foi trabalhado o regulamento e Estatuto da União do Apostolado Católico e estatísticas a respeito de onde a UAC tem seu apostolado no mundo. Os colaboradores puderam tirar dúvidas a respeito da União, do compromisso e também partilhar as ideas e expectativas com as atividades de sua Região. Na segunda parte do dia apresentou-se os treze mandamentos da cooperação, como auxílio na vida comunitária, no apostolado, na família e onde mais se possa aplicar.

Ao término do dia na solene celebração eucarística de Cristo Rei e encerramento do ano dedicado ao laicato no Brasil, a Santa Missa foi celebrada com admissão de uma jovem na União do Apostolado Católico.

Foram bastante frutuosos estes dias formativos, juntamente com o padre Gilberto, que com sua experiência apostólica na União do Apostolado Católico nos deixou exemplos de como o carisma de São Vicente Pallotti é vivo nos dias atuais e de que a UAC é um grande presente de Deus para a sua Igreja, no seu modo de fazer apostolado. Onde os leigos, vida consagrada e sacerdotes tem funções diferente, mas uma missão em comum, que é buscar a salvação das almas, de cada um nós, em seu estados  de vida e ao do próximo.
Que Maria Rainha dos Apóstolos e São Vicente Pallotti, interceda por toda União.

Nenhum comentário: