sábado, 4 de outubro de 2008

Domingo Missionário Palotino 2008

O Papa Bento XVI, por ocasião da Jornada Missionária Mundial, nos convida a refletir sobre a urgência de anunciar o Evangelho também no nosso tempo. Escreve: "...o mandato missionário continua a ser uma prioridade absoluta para todos os batizados, chamados a ser ‘servos e apóstolos de Cristo Jesus' neste início de milênio". O Secretariado Geral para as Missões da S.A.C., motivado por estas palavras e buscando sempre mais atualizar o nosso carisma Palotino, preparou um subsídio para a celebração do Domingo Missionário Palotino, que acontecerá no dia 05 de outubro de 2008.

Este ano queremos apresentar a realidade missionária da Delegatura «Santa Teresa do Menino Jesus», Colômbia e Venezuela, da Província "Cristo Rei". O fazemos com o objetivo de crescermos na colaboração entre as Províncias/ Regiões, de sermos próximos aos confrades que trabalham nas missões e de conhecermos mais profundamente o trabalho missionário polotino.
Esperamos que este material inspire e ajude na preparação da Celebração Eucarística do Domingo Missionário. Recomendamos também, para tal fim, a Mensagem do Papa Bento XVI de 11 de maio de 2008. Na alegria de poder servir a Deus e aos irmãos através do nosso trabalho missionário, vos saúdo na paz de Cristo. Que Maria, Rainha dos Apóstolos e São Vicente Pallotti nos acompadre sempre nesta caminhada.

Pe. Gilberto Orsolin SAC - Secretário Geral para as Missões

A DELEGATURA DA PROVINCIA POLONESA “CRISTO REI” NA COLÔMBIA E VENEZUELA

A Delegatura da Província polonesa “Cristo Rei” denominada Santa Tereza do Menino Jesus, tem 10 anos de existência. Os primeiros 6 palotinos da Província polonesa “Cristo Rei” chegaram ao mesmo tempo no território colombiano e venezuelano em outubro de 1997. Três deles permaneceram em Medellín, na Colômbia, e os outros 3 em Guarenas, na Venezuela. Após uma curta preparação nas primeiras paróquias, em 1998 receberam a Paróquia da Assunção de Maria em Guarenas , perto de Caracas, e a Paróquia de Santa Helena próximo a Medellín, que deixaram depois de 2 anos para começar o trabalho pastoral na Paróquia da Epifania em Bello. Elenco das casa da Sociedade do Apostolado Católico na Colômbia e Venezuela:
Guarenas – Paróquia Assunção de Maria, Paróquia Santa Helena.
Upata – Paróquia Santo Antônio de Pádua, Paróquia São Francisco de Assis, Paróquia São Vicente Palloti.
Bello – Paróquia da Epifania.
Medellín – Casa de Formação.
Bogotá – Paróquia Maria Reina, Paróquia Nossa Senhora das Angustias.
Manteco – Paróquia S. Teresa de Ávila.

TESTEMUNHO MISSIONÁRIO

Padres P. Adam Gasior SAC é pároco da Paróquia da Epifania em Bello (Colômbia) e ele nos falou do que significa para os missionários promover a paz e a justiça frente a tantos desafios pastorais, sociais e econômicos na Colômbia. Disse:
“A obra mais significativa para mim, que é como uma resposta mais eficaz para a situação social das pessoas, é o Lar João Paulo II. É um Lar preventivo para a população infantil do município de Bello e de outros municípios em torno, originários de famílias numerosas, em conflito social, de baixos recursos econômicos, etc. Com o apoio da comunidade, das atividades realizadas na Paróquia da Epifania e com o respaldo de alguns paroquianos, abrigamos 24 menores aos quais oferecemos alimentação, educação, saúde, entre outros. Porém, não se trata somente de suprir estas necessidades que certamente são tão importantes para o desenvolvimento de cada criança. Um dos nossos objetivos é que nossas crianças vivam num ambiente equilibrado, onde gozam de segurança e de um lar, para que mais adiante possam ter relações construtivas com os demais, ter êxito nos estudos, e no trabalho, ser produtivos e com capacidade para se adaptar às mudanças. Minha meta com este trabalho é formar pessoas íntegras tanto em valores morais como espirituais, desenvolvendo a plenitude das atitudes, habilidades, faculdades e capacidades físicas e intelectuais com o objetivo de formar bom núcleo familiar e social.

O problema grave que os missionários enfrentam na Colômbia é a falta de reconciliação e a dor que cresce por causa da violência, o narcotráfico e a onipresente guerrilha. É por este motivo que promovemos a Devoção à Divina Misericórdia. Além das celebrações temos a adoração ao Santíssimo durante todo o dia e a possibilidade de confissão. Esta devoção atrai não só pessoas da comunidade, mas também de diferentes lugares da região metropolitana. O nosso trabalho pastoral também se realiza a través da caridade, dando atenção a mais de 130 enfermos que moram na área paroquial, através da Pastoral da Saúde. Contamos com um restaurante para 30 crianças”.

Nenhum comentário: