quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Família Palotina - União do Apostolado Católico

A Obra fundada por São Vicente Pallotti teve uma história agitada. No ano de 1835 ele fundou uma nova “instituição” na Igreja e obteve o reconhecimento da autoridade competente. Tratava-se de uma comunidade composta de alguns sacerdotes, religiosos e leigos, a qual foi dado o nome de “Apostolado Católico”. Naquele tempo a idéia era de vanguarda. Nos três anos sucessivos “o apostolado católico” teve um desenvolvimento muito dinâmico. Nasciam novas obras e realizavam-se novos projetos. Tal desenvolvimento, porém, foi bruscamente freado em 1838 por uma série de coincidências funestas e por mal-entendidos que levaram o novo Instituto à beira da dissolução. Nos meses sucessivos os membros do apostolado católico empreenderam uma verdadeira “luta” para defender a obra.
Com o passar do tempo as comunidades fundadas por Pallotti cresceram separadamente. O desenvolvimento maior deu-se nas três comunidades de vida consagrada: a Sociedade do Apostolado Católico, a Congregação das Irmãs do Apostolado Católico e a Congregação das Irmãs Missionárias do Apostolado Católico. Antes dessas havia outras comunidades de caráter diverso (comunidades religiosas e associações de leigos) ligadas ao carisma palotino. Era óbvio que formassem um tipo de família espiritual palotina.Após o Concílio Vaticano II, no final dos anos sessenta, continua o processo de dar a esta “família palotina” uma forma organizativa e uma estrutura canônica. Em 2003 foi oficialmente reconhecida a “União do Apostolado Católico” como associação internacional e pública de fiéis. A esta associação podem agregar-se todos os fiéis que se inspiram no carisma de São Vicente Pallotti.
O carisma e a missão palotina foram registrados em vários documentos e escritos. Em primeiro lugar estão os escritos originais de São Vicente Pallotti “Obras Completas”, publicadas em 13 volumes compostos de 19 tomos. Uma importância particular para a compreensão da obra original são os escritos dos anos 1835-1838. Esses nasceram no período imediatamente após 9 de janeiro de 1835, data em que Pallotti registrou em seu diário de ter recebido uma inspiração particular de fundar a obra do “apostolado católico”.

Outras fontes importantes para conhecer o carisma palotino são os textos e o Estatuto oficialmente reconhecidos pela Igreja, os documentos oficiais das Assembléias Gerais e as cartas circulares do Regime Geral.


Nenhum comentário: