sábado, 10 de outubro de 2009

1º Fórum Nacional da Juventude Palotina

Olá queridos Irmãos em Cristo, Palotinos e Jovens Palotinos!!!

Emanados pelo espírito do Cenáculo, nos dias 26 e 27 de setembro de 2009, vivenciamos o 1º Fórum Nacional da Juventude Palotina do Brasil, realizado na cidade de Londrina/ PR.

O 1º Fórum Nacional da Juventude Palotina do Brasil, teve como princípio: a vivência e o estudo palotino entre as regiões, bem como objetivos práticos para a caminha regional e nacional da Juventude Palotina de nosso país. O encontro iniciou-se pela oração da manhã de sábado (dia 26/07/2009) por volta das 08hrs, neste momento fomos atentados a refletir sobre o que fomos buscar no Fórum, o que a Juventude Palotina e os seus membros foram viver nestes dois dias de encontro.

Tivemos ao longo dos dois dias, diversas palestras, tais como: do Pe. Valdeci de Almeida SAC, um Mini Retiro com o “Tema: O encontro pessoal com Jesus Cristo”, com aprofundamento do perfil do Jovem Católico de hoje. Também do Fr. Bruno César Damasceno “Os desafios de uma pastoral ou movimento jovem em tempos de pós-modernidade”, do Fr. João Francisco “Qual o papel da Juventude Palotina frente à Pastoral da Juventude na Igreja?”.

Pudemos também desfrutar de um momento muito especial com Deus, um breve “deserto” no lindo bosque que há na casa de encontros que realizamos o Fórum; um luau no estrelado céu Londrinense para um encontro pessoal interior e uma magnífica adoração ao santíssimo promovida pela Renovação Carismática Católica de Londrina, que nos encorajaram a dar continuidade aos trabalhos propostos.

Momento decisivo foram os grupos de discussão que nortearam o futuro da Juventude Palotina no Brasil, fomos questionados a descobrir a identidade do Jovem Palotino, do que ele difere dos demais jovens, a mostrar a realidade de cada região presente, o que acarretará em resultados que serão obtidos com a vivência do carisma Palotino em cada Jovem.

Uma nova equipe de coordenação/comissão nacional foi formada para dar continuidade aos trabalhos obtidos momentaneamente (2009-2011): Marlon (Curitiba-PR), Luciana (Curitiba-PR), Diego (Curitiba-PR), Julio (Cambé-PR), Marcelo (Cambé-PR), Gisele (Londrina- PR), Isabela (Londrina- PR), Cátia (Santa Maria-RS) e Viviane (Santa Maria-RS).

O Documento final do encontro será à base da nova equipe de coordenação e de todos os jovens das regiões palotinas do Brasil (será encaminhado em breve).

Agora, muito trabalho a todos nós que temos como tarefa reavivar a fé e reacender a caridade de todos os Cristãos.

Agradecemos a presença de todos os jovens que participaram do 1º Fórum Nacional da Juventude Palotina do Brasil, da equipe que nos assessoraram durante o Fórum: Fr. Bruno César Damasceno, Fr. João Francisco, Ir. Maria Antonia Leite (Assessora) e Ir. Fernando A. Nascimento e demais pessoas que nos ajudaram direta ou indiretamente para realização do encontro.

Aos que não puderam participar, fica a certeza que nossas orações no encontro foram a todos os jovens palotinos do mundo...

Esperamos sua presença nós próximos eventos da: JUVENTUDE PALOTINA DO BRASIL!!!

Abraços e fiquem com Deus!

Julio Lourenço
Marlon José Higino da Roza
Comissão Juventude Palotina do Brasil
http://juventudepalotina-brasil.blogspot.com/
www.juventudepalotina.org

Nenhum comentário: