terça-feira, 27 de outubro de 2009

Primeiro curso de verão sobre a Espiritualidade Palotina

O Cenáculo de Via Ferrari concluiu os cinco primeiros cursos de verão sobre a espiritualidade palotina. Estes cursos fazem parte da nossa formação, que, segundo nosso santo Fundador, é “por si mesmo permanente”. De fato, o projeto formativo de Pallotti se exprime nos seguintes termos: “avançar sempre mais”; “crescer sempre na santidade evangélica”; “não voltar atrás e viver sempre mais na perfeita imitação da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo”. O programa deste ano foi muito rico, diversificado e intenso. Cerca de cem palotinos, provenientes de uns vinte países, participaram ativamente dos encontros.

Os cursos foram organizados por três secretariados: O Secretariado Geral para a Formação ficou encarregado pelo curso de espiritualidade e o encontro dos irmãos; o Secretariado Geral para o Apostolado coordenou também dois encontros: sobre os meios de comunicação social e dos párocos; o Secretariado Geral da UAC ficou responsável pela organização do encontro para os animadores da UAC.

Estes programas de formação permanente, apesar do tempo, as energias e o dinheiro gastos, foram de grande valia para que tomemos mais consciência sobre o nosso fundador e sua espiritualidade. De fato, é importante para nós termos uma visão universal da Família Palotina e um sentido mais claro e forte da nossa identidade como palotinos. Apenas lamentamos que, as assim chamadas “províncias mais antigas”, tiveram pouca participação.A respeito do primeiro Curso de Espiritualidade Palotina, que abriu as portas do “Cenáculo de Via Ferrari”, dos dias 01 a 10 de julho de 2009, participaram quatorze palotinos (a previsão era de dezoito participantes), de oito países: Austrália, Brasil, Polônia, Ruanda, Quênia, Camarões, Índia e Ucrânia. Tínhamos um moderador e quatro intérpretes, são eles: Nampudakam, Murphy, Malkiewicz, Dallazen e Stawicki. Onze relatórios, palotinos e palotinas, homens e mulheres, consagrados e leigos (Capretti, Turecka, Acerbi, Kupka, todisco, Hanas, Celona, Murphy, Nampudakam, Montaldo e Stawicki), apresentaram doze diversos aspectos da espiritualidade palotina.

O grupo, com muito entusiasmo e curiosidade, percorreu os passos de São Vicente Pallotti (Via del Pellegrino, Santo Espírito dos Napolitanos, São Pantaleão, São Salvador in Onda, Sapienza, Igreja Nova, Santo Espírito in Sassia, Ponte Rotto, Regina Coeli, Pia Casa, Colégio Irlandês, Propaganda Fide, São Silvestre in Capite), celebrações litúrgicas ricas de significados. Foi dedicado dois dias também para formação sobre a União, juntamente com um grupo de cerca de vinte irmãs Romanas e Missionárias, que estavam também em Roma fazendo curso de formação permanente.
O Pe. Geral, Friedrich Kretz, na homilia, durante a celebração eucarística de encerramento na Igreja São Salvador in Onda, salientou que devemos mergulhar no mais profundo rio da espiritualidade de Pallotti, para podermos conhecê-lo e amá-lo o mais intensamente possível. Não podemos permanecer como meros espectadores deste tão maravilhoso carisma.

No dia 8 de julho, quarta-feira, todos participaram de uma audiência Geral com o Papa Bento XVI, na qual apresentou a sua nova encíclica social Caritas in Veritate. O Bispo D. Gianpaolo Crepaldi, secretário do Pontifício Conselho Justiça e Paz, resumiu-a com a seguinte frase: “O receber precede o fazer”. Os participantes do curso de espiritualidade palotina também receberam muito nos primeiros dias de julho, na Via Ferrari. Esperamos que o “receber” deles, neste curso, tenha ajudado a um fazer mais frutuoso em suas comunidades. Assim diz São Vicente Pallotti: “De fato, são feitos muitos congressos em favor das obras pias, mas pouquíssimos são aqueles que colocam em prática” (OOCC I, 121-122). A observação do Fundador provoca um questionamento: o Curso sobre a espiritualidade palotina produziu os efeitos para o qual foi feito?
Pe. Stanislaw Stawicki, sac
Roma, Via Giuseppe Ferrari

Um comentário:

Anônimo disse...

Pe.Artur, sou Ana Paula de Itaipuaçu, da agora Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Sabe o q tenho a dizer dos palotinos? Q aprendi com os palotinos a amar a liturgia. Viu, escrevi no seu blog, agora escreve no nosso....rs
Fica com Deus Pe.Artur...