sexta-feira, 9 de outubro de 2009

ROSÁRIO, A ARMA DO CRISTÃO

Estamos no mês do Rosário e também no mês Missionário. Não é a toa que essas duas palavras rimam, pois a oração e a missão são duas faces de uma mesma moeda. Queremos nos deter hoje no Rosário. Existem muitas razões pelas quais devemos rezar esta oração tão simples, mas cheia de graça e de força de Deus. Aqui estão algumas delas:
1- É uma oração sumamente agradável a Deus, pois ensinada, na sua maior parte, por ele mesmo nas Sagradas Escrituras: O Pai Nosso, ensinado pelo próprio Jesus; a primeira parte da Ave-Maria, retirada das palavras do Anjo e de Isabel a Nossa Senhora; a segunda parte da Ave-Maria retirada do sentimento filial da Igreja para com Nossa Senhora.
2- É uma oração sumamente recomendada por muitíssimos Papas. Citamos aqui alguns exemplos: “Desejamos ver sempre mais largamente propagada esta piedosa prática (do Rosário) e tornar-se devoção verdadeiramente popular de todos os lugares e de todos os dias.” “Três males afligem a sociedade moderna: a aversão a uma vida modesta e laboriosa, a repugnância pelo sofrimento, o esquecimento dos bens futuros. No Rosário encontramos remédio salutar contra estes três males gravíssimos.”(Leão XIII)
“… ao rezarmos bem o Rosário, sentimos em nossa alma uma unção suavíssima, como se ouvíssemos a própria voz da Mãe Celestial que amavelmente nos ensina os divinos mistérios e nos indica o caminho da salvação.” (Leão XIII) “…pelo Rosário desce todos os dias uma chuva de bênçãos sobre o povo cristão.” (Urbano IV) Quem poderá contar as vezes em que João Paulo II recomendou-o? “O Terço é a minha oração predilecta” (João Paulo II) "… a festa de Nossa Senhora do Rosário é como se, em cada ano, a Virgem nos convidasse a descobrir de novo a beleza desta oração, simples e profunda" “O Rosário é uma oração contemplativa e cristocêntrica, inseparável da meditação da Sagrada Escritura (nos mistérios). É a prece do cristão que avança na peregrinação da fé, seguindo Jesus, precedido por Maria". O Papa convidou todos a rezar o Rosário "em família, nas comunidades e nas paróquias pelas intenções do Papa, pela missão da Igreja e pela paz no mundo". (Bento XVI) (Cf. http://www.opusdei.pt)
3- Além do mais é uma oração pedida insistentemente pela própria Mãe de Deus, especialmente nas aparições de Fátima. Citamos aqui cada uma:
13 de Maio: “Rezem o Terço todos os dias para alcançarem a Paz no mundo e o fim da guerra.” 13 de Junho. “Quero que rezem o Terço todos os dias.” 13 de Julho: “Quero que continuem a rezar o Terço todos os dias em honra de Nossa Senhora do Rosário para obter a paz para o mundo e o fim da guerra. Quando rezais o Terço, dizei depois de cada mistério: “Oh meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem”. 19 de Agosto: “…quero que continueis a rezar o Terço todos os dias.”
13 de Setembro: “Continuem a rezar o Terço para alcançar o fim da guerra”. 13 de Outubro: “Sou a Rainha do Rosário. Quero que continuem sempre a rezar o Terço todos os dias”.

Quais são as graças da oração do Terço?
1- Salvação eterna: “Rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte”. Nossa Senhora é tão boa que não pode deixar de atender quem, lhe pede cinquenta vezes por dia a graça de uma boa morte. E com a boa morte temos a salvação.
2- Graças temporais. Na terceira aparição de Fátima, Lúcia lhe pediu para curar alguns doentes. Nossa Senhora respondeu que os curaria se rezassem o Terço durante o ano.
3- Paz para o mundo e consequentemente para a célula do mundo que é a família. “Rezem o Terço todos os dias para alcançarem a paz para o mundo. (13 de Maio, 13 de Julho e 13 de Setembro).
4- Indulgências: Além do aumento da graça e do Amor de Deus, que é o principal, o Terço tem também as indulgências: “Concede-se indulgência plenário a quem rezar o Terço na Igreja, ou capela pública ou em família, em comunidade religiosa ou em piedosa associação. Nas outras circunstâncias concede-se indulgência parcial”. (Manual das indulgências, Paulo VI)

Tantos motivos temos para rezar esta devoção tão simples, mas tão poderosa diante de Deus, não é mesmo? Este é como a pequena pedra com que David derrotou o grande Golias que vinha contra ele cheio de arrogância. O que podemos fazer a mais neste mês de Outubro que é o mês do Rosário? Já tomamos alguma iniciativa? Não fiquemos fora desta corrente de graças.

Para as Células de Evangelização:
Partilha alguma experiência que tiveste pela recitação amorosa e atenta do santo Rosário?

Pe. Marcelo

Nenhum comentário: