terça-feira, 25 de outubro de 2011

Semana Vocacional Missionária e Consagrar-te-ei

Entre os dias 10 a 16 de outubro aconteceu em nosso Seminário Maior Palotino a “Semana Vocacional Missionária” e o “Consagrar-te-ei”, que completou a sua décima terceira edição.
Durante a semana, a cada dia nos voltamos para rezar e aprofundar em uma vocação específica, dentre elas a vocação matrimonial, consagrada, sacerdotal e missionária. Para mergulharmos um pouco mais nessas vocações, convidamos várias pessoas que com a sua espontaneidade e alegria mostraram que são felizes e realizados em sua vocação, mesmo em meio às dificuldades.

As atividades tinham início às 18:00h com adoração ao Santíssimo Sacramento seguida da Santa Missa e o testemunho vocacional. Na segunda-feira, a nossa comunidade teve a alegria de receber através da consagração mais um membro, na Celebração Eucarística presidida pelo nosso Reitor Regional, pe. Jorge. O padre Luis Maurício, era sacerdote diocesano e depois de um período de experiência trabalhando em nossas Paróquias de Portugal, emitiu a sua consagração.

No sábado, aproveitamos para estreitar os laços de oração e amizade com as pastorais que colaboraram diretamente em nossa formação, a “Obra das Vocações Sacerdotais” (OVS) e a “Pastoral Vocacional”.
No domingo, o 13º Consagrar-te-ei aconteceu no pátio de nossa casa, de maneira bem jovem e descontraída, onde recebemos os jovens das nossas paróquias e procuramos oferecer a eles momentos de oração, louvor, reflexão e através da presença de alguns sacerdotes de nossa comunidade palotina e de religiosas de diversas Congregações, bem como de um casal que representou a vida matrimonial, quando tiveram a oportunidade de colocarem os seus desafios e esclarecerem as suas dúvidas.
Pedimos a intercessão de São Vicente Pallotti para que esta iniciativa possa ter continuidade através do contato da nossa comunidade do Seminário com todos aqueles que anseiam por um reavivamento de sua caminhada na fé, percebendo que independente da vocação que recebemos de Deus, somos chamados a sermos apóstolos de Cristo, o enviado do Eterno Pai.
Denis Alves Campos SAC

sábado, 22 de outubro de 2011

Festa de Nossa Senhora Aparecida em Itaipuaçu

Nesta quarta-feira, dia 12 de outubro, comemoramos em nossa paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Itaipuaçu a Festa de Nossa Senhora Aparecida e o dia das crianças. A comemoração começou na parte da manhã com a carreata que saiu da igreja Matriz, percorreu as ruas do bairro até a Capela Nossa Senhora Aparecida no Recanto, onde a imagem chegou, foi recebida e saudada pelo povo.


A Missa Solene foi celebrada pelo Padre Jorge Chmielecki SAC, Superior dos Padres Palotinos, e concelebrada pelo nosso pároco Padre Jacinto Wojcik SAC. As crianças do Coral Pastorinhos de Fátima e a catequese prepararam uma homenagem para Nossa Senhora Aparecida e realizaram a coroação. Após a Santa Missa foi servido um delicioso almoço e na parte da tarde a festa continuou com brincadeiras para as crianças, distribuição de brindes e muita música com as Bandas Effatha, Som Sagrado e o encerramento da festa com a Banda Bom Pastor.


Nossa Senhora Aparecida rogai por todos nós e protegei nossas crianças e nossa Pátria.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Belém outubro 2011 nº 64

Encontro histórico dos irmãos
Nos dias 8 a 14 de agosto de 2011, no Centro Mariarani, Thiruvananthapuram, Kerala – Índia, aconteceu o primeiro Encontro Internacional dos Irmãos da SAC. Todos os irmãos das duas províncias e região indianas participaram deste histórico encontro juntamente com quatro irmãos vindos do exterior. Estiveram presentes, também, mais de vinte promotores vocacionais e formadores das três unidades palotinas da Índia. Um fato que deve ser ressaltado é a participação do nosso Superior Geral, Pe. Jacob Nampudakam, no encontro. A sua presença serviu de estímulo e de motivação para todos os participantes.
Muitos confrades prepararam e apresentaram diversos temas, a saber: “A vocação e a missão dos irmãos na SAC”; “A Ratio Institutionis da SAC e a formação dos irmãos”; “A atual situação dos irmãos religiosos na Índia”; “Os trabalhos apostólicos dos irmãos da SAC na atualidade”. O programa foi enriquecido, ainda, com conferências sobre temas atuais referentes à Igreja na Índia.
Na qualidade de visitante, tive a oportunidade única de me encontrar com meus confrades sacerdotes indianos e, assim, poder partilhar com eles, da vocação do Irmão Palotino. Todos os participantes, de modo particular os promotores vocacionais, demonstraram um grande interesse pelo tema. Acredito que o encontro tenha tocado e despertado em todos, maior consciência sobre a promoção vocacional e a formação para a vida consagrada palotina na Índia.

Ir. Stephen Buckley, SAC

Os fundamentos teológicos e as implicações pastorais da UAC
Simpósio Internacional sobre o carisma palotino
24 a 28 de junho de 2011, Prabodhana, Mysore, Índia
Nos dias 24 a 28 de junho de 2011, aconteceu, em Prabodhana, Mysore – Índia, o Simpósio Internacional sobre os fundamentos teológicos e as implicações pastorais do carisma palotino. Este evento foi especial e único, por várias razões. Primeiramente, porque foi a primeira vez que um grupo de palotinos, tanto consagrados como leigos, se reuniu para fazer uma séria reflexão teológica sobre o nosso carisma. Em segundo lugar, porque era um evento internacional, com a presença de delegados e de palestrantes provenientes da Índia e do exterior. Em terceiro lugar, foi a expressão de um início de colaboração da UAC, seja quanto à programação e ao gerenciamento do evento, bem como, na participação do mesmo. É importante ressaltar ainda, que, a iniciativa de uma reflexão teológica surgiu na Índia e aconteceu, também, em um instituto indiano.

 As conferências apresentadas neste simpósio ofereceram aos participantes, um conhecimento profundo do carisma palotino em seus diversos aspectos: histórico, bíblico, eclesial, pastoral e espiritual. Enquanto análise histórica, os conceitos foram esclarecidos para que os participantes pudessem superar o pensamento errôneo acerca da União. Os estudos bíblicos conduziram os participantes ao verdadeiro fundamento do carisma palotino, ajudando-os a ter mais consciência de como é rico e sólido esse carisma. De fato, a razão de ser e a fonte da missão da União estão nas Sagradas Escrituras. “Jesus Cristo, o apóstolo do Eterno Pai” e “a nova dignidade conferida à humanidade de Jesus Cristo” são alguns argumentos encontrados no Novo Testamento, em favor do chamado universal para o apostolado. Mas, os fundamentos bíblicos vão além do Novo Testamento, como também no livro de Eclesiastes, do Antigo Testamento. Este é, porém, um campo que ainda deve ser explorado mais profundamente. 
Enquanto as reflexões eclesiológicas ressaltaram a previdência e a relevância do carisma palotino, do ponto de vista de uma Igreja-comunhão, as dimensões pastorais e espirituais deste carisma desafiaram os participantes a fazerem algumas mudanças na sua prática pastoral, para assim, inculcar nos membros atitudes espirituais necessárias. Um dos resultados marcantes do simpósio foi a formulação de uma espiritualidade da União e para a União.
O simpósio usou uma metodologia dimânica para poder atingir os participantes. Todos tiveram a possibilidade de participar ativamente das discussões, seja em pequenos grupos ou no plenário. Isto favoreceu tanto os apresentadores dos temas, como também, os participantes.
Essa foi, verdadeiramente, uma experiência de Cenáculo, caracterizada pelo encontro dos membros das diversas expressões do nosso carisma e, principalmente, pelas partilhas das vivências das várias realidades e locais de apostolado.
A presença dos membros dos regimes provinciais/regionais das unidades palotinas indianas serviu de inspiração também para os outros membros, sobretudo, a presença e a contribuição do Reitor Geral, Pe. Jacob Nampudakam, de D. Séamus Freeman SAC, Bispo de Ossory – Irlanda, e de muitos outros dignitários que tornaram o evento mais elevado e solene. No final do simpósio, todos tinham a mesma opinião de que uma reflexão como esta deve continuar a produzir copiosos frutos nos ambientes dos trabalhos apostólicos, e que o espírito de São Vicente Pallotti, continue a inspirar e a impulsionar todos, para que sempre caminhem a passos largos.
Pe. Antony Dhas, SAC 

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Homenagem a N. S. Aparecida e Dia das Crianças – Paróquia São Benedito – Itaperuna









No dia 12 de outubro a Paróquia de São Benedito homenageou a Padroeira do Brasil com uma cavalgada percorrendo as ruas da cidade com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ao chegar à paróquia, a imagem foi entregue ao Pe. Estevão e logo em seguida foi cantado o Hino Nacional Brasileiro e foi feita a coroação com as crianças da catequese.

E logo após foi feita uma festa para comemorar o Dia da Criança com bolo, cachorro-quente, refrigerantes, balas, doces e presentes.






REACENDENDO A FÉ COM A FESTA DO PADROEIRO

Paróquia São Benedito - Itaperuna

REACENDENDO A FÉ COM A FESTA DO PADROEIRO
Esses são momentos jubilosos em que a comunidade experimenta o fortalecimento da sua Fé, através da experiência de Deus, ao compartilhar a vida de comunidade nas práticas de piedade e nos sacramentos de forma intensamente.
Neste ano, o nosso pregador foi o palotino brasileiro, Pe. José Rodrigues Filho, recém chegado de Portugal, após dez anos de pároco por lá. O mesmo visita a nossa paróquia pela primeira vez desde sua ordenação Diaconal realizada aqui nesta comunidade de São Benedito. A troca do re-avivamento da Fé entre nós e o pregador foi recíproco.
Em cada dia do novenário, aconteceram as conferências onde o pregador catequizou e re-evangelizou os fiéis focando o testemunho de São Benedito, as graças e bênçãos de sua interseção como padroeiro e a necessidade de testemunhar os ensinamentos de Cristo com a própria vida, buscando sempre promover a união e a santificação da comunidade.


As conferências foram direcionadas a cada dia para: as crianças da comunidade, para os casais e para os adolescentes e jovens. Onde fomos levados a retomar o caminho de Cristo com mais comprometimento com a vida de comunidade e de cristãos imitadores de Cristo. E, como tudo o que é realizado para a Glória de Deus gera a reciprocidade do amor, ouvimos do Pregador, Pe. José Rodrigues, que esses dias do novenário o ajudaram a fortalecer seu sacerdócio no experimentar o cêntuplo ao fazer a Vontade de Deus através da obediência ao seu superior. Essa é mais uma lição deixada neste novenário em que, também na hierarquia, está a Vontade de Deus para nós fiéis católico.

Foram dias especiais estes do novenário de São Benedito onde os fiéis participaram intensamente e em grande número – para alegria e surpresa de nosso pároco Pe. Estevão Lewandowski SAC – de todos os momentos rezando a novena; participando das Missas onde foram ministrados os Sacramentos do Batismo de Crianças, de um catecúmeno, de legitimação de matrimônio, da 1ª Comunhão de Adolescentes, da Unção dos Enfermos e Missa direcionada especialmente e com a presença dos mesmos; do mutirão de Confissões onde grande número de fiéis participou desse Sacramento e, também, o buscou durante todo o novenário; da Crisma com a presença do novo Bispo Roberto Francisco Ferreria Paz, na sua primeira visita a essa comunidade. O mesmo com firmeza e fidelidade à sua missão e à Igreja disse aos crismando que aqueles que não estiverem dispostos a mudar de vida, deixando de levar a mesma vida de antes, que se retirassem e não recebessem o Sacramento da Crisma. Com essas palavras que mostram sua firmeza e fidelidade a Cristo, o novo Bispo convoca a todos a serem soldados e sentinelas de Cristo, não menos que isto.



Também aconteceram a investidura de coroinhas acólitos e bodas de 25 anos de matrimônio!
Durante todo o novenário, as capelas rurais e urbanas participaram a cada dia com sua presença. As mesmas fizeram sua pequena oferta de ajuda às obras do novo Centro Pastoral da Matriz. A foto abaixo registra a presença de uma dessas capelas rurais.
Paralela à festa religiosa acontecia também a Praça de Alimentação que a cada dia apresentava um cardápio típico com música ao vivo e, ao lado, banca de livros palotinos na responsabilidade da Juventude Palotina; um bazar de trabalhos manuais dos cursos de corte & costura e de pintura realizados na Matriz e, a deliciosa banca de doces e tortas caseiras que atraíam muitos!!!

Neste novenário, foram realizadas as visitas domiciliares aos doentes com os sacramentos da confissão e Comunhão pelo pregador do novenário, Missa no Presídio e na Capela da Casa das Irmãs que dão assistência a um dos Hospitais da cidade.
Também, no dia de São Benedito, a tradicional Procissão pelas ruas do Bairro encerrando a parte religiosa com muito júbilo e presença de toda a Comunidade em massa. 
A Festa social se encerrou com o famoso almoço de São Benedito, o tradicional leilão de gados e a coroação da rainha e rei da festa, onde crianças com a ajuda de seus pais arrecadaram ajuda em dinheiro, através de votos onde o menino e a menina que mais conseguisse arrecadar votos seriam coroados. Essa ajuda foi convertida em prol das obras do Centro Pastoral.
A nossa comunidade viveu nesses dias momentos especiais e de muitas bênçãos!!!
Mercedes Barboza

quinta-feira, 13 de outubro de 2011