sexta-feira, 14 de outubro de 2011

REACENDENDO A FÉ COM A FESTA DO PADROEIRO

Paróquia São Benedito - Itaperuna

REACENDENDO A FÉ COM A FESTA DO PADROEIRO
Esses são momentos jubilosos em que a comunidade experimenta o fortalecimento da sua Fé, através da experiência de Deus, ao compartilhar a vida de comunidade nas práticas de piedade e nos sacramentos de forma intensamente.
Neste ano, o nosso pregador foi o palotino brasileiro, Pe. José Rodrigues Filho, recém chegado de Portugal, após dez anos de pároco por lá. O mesmo visita a nossa paróquia pela primeira vez desde sua ordenação Diaconal realizada aqui nesta comunidade de São Benedito. A troca do re-avivamento da Fé entre nós e o pregador foi recíproco.
Em cada dia do novenário, aconteceram as conferências onde o pregador catequizou e re-evangelizou os fiéis focando o testemunho de São Benedito, as graças e bênçãos de sua interseção como padroeiro e a necessidade de testemunhar os ensinamentos de Cristo com a própria vida, buscando sempre promover a união e a santificação da comunidade.


As conferências foram direcionadas a cada dia para: as crianças da comunidade, para os casais e para os adolescentes e jovens. Onde fomos levados a retomar o caminho de Cristo com mais comprometimento com a vida de comunidade e de cristãos imitadores de Cristo. E, como tudo o que é realizado para a Glória de Deus gera a reciprocidade do amor, ouvimos do Pregador, Pe. José Rodrigues, que esses dias do novenário o ajudaram a fortalecer seu sacerdócio no experimentar o cêntuplo ao fazer a Vontade de Deus através da obediência ao seu superior. Essa é mais uma lição deixada neste novenário em que, também na hierarquia, está a Vontade de Deus para nós fiéis católico.

Foram dias especiais estes do novenário de São Benedito onde os fiéis participaram intensamente e em grande número – para alegria e surpresa de nosso pároco Pe. Estevão Lewandowski SAC – de todos os momentos rezando a novena; participando das Missas onde foram ministrados os Sacramentos do Batismo de Crianças, de um catecúmeno, de legitimação de matrimônio, da 1ª Comunhão de Adolescentes, da Unção dos Enfermos e Missa direcionada especialmente e com a presença dos mesmos; do mutirão de Confissões onde grande número de fiéis participou desse Sacramento e, também, o buscou durante todo o novenário; da Crisma com a presença do novo Bispo Roberto Francisco Ferreria Paz, na sua primeira visita a essa comunidade. O mesmo com firmeza e fidelidade à sua missão e à Igreja disse aos crismando que aqueles que não estiverem dispostos a mudar de vida, deixando de levar a mesma vida de antes, que se retirassem e não recebessem o Sacramento da Crisma. Com essas palavras que mostram sua firmeza e fidelidade a Cristo, o novo Bispo convoca a todos a serem soldados e sentinelas de Cristo, não menos que isto.



Também aconteceram a investidura de coroinhas acólitos e bodas de 25 anos de matrimônio!
Durante todo o novenário, as capelas rurais e urbanas participaram a cada dia com sua presença. As mesmas fizeram sua pequena oferta de ajuda às obras do novo Centro Pastoral da Matriz. A foto abaixo registra a presença de uma dessas capelas rurais.
Paralela à festa religiosa acontecia também a Praça de Alimentação que a cada dia apresentava um cardápio típico com música ao vivo e, ao lado, banca de livros palotinos na responsabilidade da Juventude Palotina; um bazar de trabalhos manuais dos cursos de corte & costura e de pintura realizados na Matriz e, a deliciosa banca de doces e tortas caseiras que atraíam muitos!!!

Neste novenário, foram realizadas as visitas domiciliares aos doentes com os sacramentos da confissão e Comunhão pelo pregador do novenário, Missa no Presídio e na Capela da Casa das Irmãs que dão assistência a um dos Hospitais da cidade.
Também, no dia de São Benedito, a tradicional Procissão pelas ruas do Bairro encerrando a parte religiosa com muito júbilo e presença de toda a Comunidade em massa. 
A Festa social se encerrou com o famoso almoço de São Benedito, o tradicional leilão de gados e a coroação da rainha e rei da festa, onde crianças com a ajuda de seus pais arrecadaram ajuda em dinheiro, através de votos onde o menino e a menina que mais conseguisse arrecadar votos seriam coroados. Essa ajuda foi convertida em prol das obras do Centro Pastoral.
A nossa comunidade viveu nesses dias momentos especiais e de muitas bênçãos!!!
Mercedes Barboza

Nenhum comentário: