segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Apóstolos Hoje – outubro 2011

Deus, Amor Infinito
Meditação 25 (OOCC XIII, pág. 152-156)

Deus, nos dando o seu Filho Divino, feito homem por nós, como irmão Primogênito, deu-nos também Maria como mãe, a própria Mãe de seu Filho Divino, e como irmãos, deu-nos todos os Santos. Assim, nos assegurou também o cuidado dos anjos.
 Oração
Acender-se-á o amor em vós,
Acender-se-á o grande fogo de Deus.
Recebereis o Espírito Santo, diz o Senhor.
E gozareis de uma paz profunda,
E gozareis de uma paz sem precedentes.
Recebereis o Espírito Santo, diz o Senhor.
Entendereis e amareis a minha Palavra,
E entendereis o meu Evangelho de Amor ...
Recebereis o Espírito Santo, diz o Senhor.
Pai Misericordioso, nós te agradecemos por nos enviar o teu Filho Jesus Cristo para que fosse anunciado a todos os homens o Evangelho da Salvação. Agradecemos-te pelo dom da vida, da fé, de teu amor e particularmente por nos ter chamado, na Igreja, a seguir o ideal de São Vicente Pallotti. 
Reflexão

Caros irmãos e irmãos seguindo a seqüência de reflexões, nós meditaremos o amor infinito e misericordioso de Deus, que nos deu Maria como Mãe e seu Filho, Jesus, como irmão. Foi por causa de seu amor que Ele nos deu dons, nos concedeu favores e graças; tantas que, é certo, jamais compreenderemos de verdade! É pela fé que sabemos que Jesus é nosso Irmão e que Maria é nossa Mãe! É por estes dons e graças, concedidas sempre e por toda a eternidade, que somos todos irmãos em Cristo e por isso, por sua vez, Ele sempre escuta as nossas orações e as responde com seu amor misericordioso.
Diante de Deus somos todos acolhidos com amor. Pallotti se pergunta: ‘Como serei recebido na corte celeste de meu irmão Jesus Cristo e de minha Mãe Maria, Rainha dos Apóstolos? Oh, meu Deus, eu não entendo! ... Oh, Amor Infinito, Amor Incompreensível, Misericórdia Infinita de minha Alma! Ilumina-me para que consiga descobrir o quanto sou ingrato! O quanto abusei de vossos dons e o quanto fui culpado por tudo isso! Eu sempre fiz o contrário daquilo que gostaria de ter feito para corresponder com amor, com humildade, com um coração realmente grato ao vosso amor infinito e à vossa misericórdia. Até que ponto fui louco por não ter aproveitado da intercessão dos Anjos e dos Santos! De não ter desfrutado da potente intercessão de minha cara Mãe, Maria: tudo para que obtivesse a graça de imitá-los todos em todas as virtudes, como vós quereis, oh meu Deus. Por causa de vossa infinita misericórdia, tenho a certeza que me ajudarás, agora e sempre!” (OOCC XIII, pág. 154-155).

Sugestões para a reflexão e para a partilha

O que Pallotti gostaria de dizer-me com esta reflexão?
O que poderia mudar em minha vida para que o Amor infinito e misericordioso de Deus frutifique em mim?
Quais os valores de Cristo, de Maria e de Pallotti eu deveria imitar para que o meu ser e o meu agir fecundassem em minha missão?
Oração final

Oh, Senhor, tu que se fizeste pão para nutrir-me com a tua sabedoria e com a tua santidade, destrua com a tua presença a minha ignorância e os meus pecados, de um modo que só reste em mim a tua sabedora e a tua bondade.
Oh, Senhor, que sois a imagem substancial do Pai, tu que se fizeste meu alimento para nutrir-me com a tua Essência Divina, destrua em mim tudo o que te ofende de um modo que resplandeça sempre mais vivamente em mim a Imagem de Deus, imagem esta que me deste como dom, fazendo-se homem!
Oh, Senhor, que sois o Amor Infinito, tu que se fizeste alimento para nutrir-me com o amor do Espírito Santo, destrua com a tua presença todos os amores que me distanciaram de ti, de um modo que não seja mais eu a te amar, mas o mesmo Espírito Santo que em mim, ame a ti e a todas as criaturas. Amém”.

Oferta

Meu Deus, rendo-te graças pelos benefícios recebidos durante a minha vida, particularmente pelo dom deste dia.
Unido aos Corações Santíssimos de Jesus e Maria, ofereço-te as intenções e os afetos, as orações e o trabalho desta jornada; ainda, entrego-te os atos de virtude e de amor realizados por mim e por todas as criaturas, no tempo e na eternidade, para a tua glória infinita e para o bem das almas. Amém.

Nenhum comentário: