quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Belém outubro 2011 nº 64

Encontro histórico dos irmãos
Nos dias 8 a 14 de agosto de 2011, no Centro Mariarani, Thiruvananthapuram, Kerala – Índia, aconteceu o primeiro Encontro Internacional dos Irmãos da SAC. Todos os irmãos das duas províncias e região indianas participaram deste histórico encontro juntamente com quatro irmãos vindos do exterior. Estiveram presentes, também, mais de vinte promotores vocacionais e formadores das três unidades palotinas da Índia. Um fato que deve ser ressaltado é a participação do nosso Superior Geral, Pe. Jacob Nampudakam, no encontro. A sua presença serviu de estímulo e de motivação para todos os participantes.
Muitos confrades prepararam e apresentaram diversos temas, a saber: “A vocação e a missão dos irmãos na SAC”; “A Ratio Institutionis da SAC e a formação dos irmãos”; “A atual situação dos irmãos religiosos na Índia”; “Os trabalhos apostólicos dos irmãos da SAC na atualidade”. O programa foi enriquecido, ainda, com conferências sobre temas atuais referentes à Igreja na Índia.
Na qualidade de visitante, tive a oportunidade única de me encontrar com meus confrades sacerdotes indianos e, assim, poder partilhar com eles, da vocação do Irmão Palotino. Todos os participantes, de modo particular os promotores vocacionais, demonstraram um grande interesse pelo tema. Acredito que o encontro tenha tocado e despertado em todos, maior consciência sobre a promoção vocacional e a formação para a vida consagrada palotina na Índia.

Ir. Stephen Buckley, SAC

Os fundamentos teológicos e as implicações pastorais da UAC
Simpósio Internacional sobre o carisma palotino
24 a 28 de junho de 2011, Prabodhana, Mysore, Índia
Nos dias 24 a 28 de junho de 2011, aconteceu, em Prabodhana, Mysore – Índia, o Simpósio Internacional sobre os fundamentos teológicos e as implicações pastorais do carisma palotino. Este evento foi especial e único, por várias razões. Primeiramente, porque foi a primeira vez que um grupo de palotinos, tanto consagrados como leigos, se reuniu para fazer uma séria reflexão teológica sobre o nosso carisma. Em segundo lugar, porque era um evento internacional, com a presença de delegados e de palestrantes provenientes da Índia e do exterior. Em terceiro lugar, foi a expressão de um início de colaboração da UAC, seja quanto à programação e ao gerenciamento do evento, bem como, na participação do mesmo. É importante ressaltar ainda, que, a iniciativa de uma reflexão teológica surgiu na Índia e aconteceu, também, em um instituto indiano.

 As conferências apresentadas neste simpósio ofereceram aos participantes, um conhecimento profundo do carisma palotino em seus diversos aspectos: histórico, bíblico, eclesial, pastoral e espiritual. Enquanto análise histórica, os conceitos foram esclarecidos para que os participantes pudessem superar o pensamento errôneo acerca da União. Os estudos bíblicos conduziram os participantes ao verdadeiro fundamento do carisma palotino, ajudando-os a ter mais consciência de como é rico e sólido esse carisma. De fato, a razão de ser e a fonte da missão da União estão nas Sagradas Escrituras. “Jesus Cristo, o apóstolo do Eterno Pai” e “a nova dignidade conferida à humanidade de Jesus Cristo” são alguns argumentos encontrados no Novo Testamento, em favor do chamado universal para o apostolado. Mas, os fundamentos bíblicos vão além do Novo Testamento, como também no livro de Eclesiastes, do Antigo Testamento. Este é, porém, um campo que ainda deve ser explorado mais profundamente. 
Enquanto as reflexões eclesiológicas ressaltaram a previdência e a relevância do carisma palotino, do ponto de vista de uma Igreja-comunhão, as dimensões pastorais e espirituais deste carisma desafiaram os participantes a fazerem algumas mudanças na sua prática pastoral, para assim, inculcar nos membros atitudes espirituais necessárias. Um dos resultados marcantes do simpósio foi a formulação de uma espiritualidade da União e para a União.
O simpósio usou uma metodologia dimânica para poder atingir os participantes. Todos tiveram a possibilidade de participar ativamente das discussões, seja em pequenos grupos ou no plenário. Isto favoreceu tanto os apresentadores dos temas, como também, os participantes.
Essa foi, verdadeiramente, uma experiência de Cenáculo, caracterizada pelo encontro dos membros das diversas expressões do nosso carisma e, principalmente, pelas partilhas das vivências das várias realidades e locais de apostolado.
A presença dos membros dos regimes provinciais/regionais das unidades palotinas indianas serviu de inspiração também para os outros membros, sobretudo, a presença e a contribuição do Reitor Geral, Pe. Jacob Nampudakam, de D. Séamus Freeman SAC, Bispo de Ossory – Irlanda, e de muitos outros dignitários que tornaram o evento mais elevado e solene. No final do simpósio, todos tinham a mesma opinião de que uma reflexão como esta deve continuar a produzir copiosos frutos nos ambientes dos trabalhos apostólicos, e que o espírito de São Vicente Pallotti, continue a inspirar e a impulsionar todos, para que sempre caminhem a passos largos.
Pe. Antony Dhas, SAC 

Nenhum comentário: