domingo, 8 de julho de 2012

Dom Orani celebra missa durante Congresso da Divina Misericórdia


Nesse sábado, 7 de julho, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta presidiu uma missa no Santuário da Divina Misericórdia durante o Primeiro Congresso Arquidiocesano da Divina Misericórdia. A Eucaristia, transmitida ao vivo pela Rede Vida e pela WebTV Redentor, foi concelebrada pelo reitor do Santuário, Padre João Sopicki SAC, além de demais sacerdotes e diáconos.
Durante a acolhida, Dom Orani saudou os presentes e lembrou aqueles que vieram de outras dioceses para participar do encontro. Com o tema “Misericórdia: caminho do cristianismo para o terceiro milênio”, o Primeiro Congresso da Divina Misericórdia, começou no dia 6 de julho. Ao todo, serão três dias de palestras, orações e partilhas com os peregrinos. Mais de 250 pessoas participam desse momento de aprofundamento da fé, entre eles, representantes das dioceses de Niterói e outras da baixada fluminense, além das dioceses de Belém, no Pará e Gravataí, no Rio Grande do Sul.

— Somos chamados a fazer a experiência da misericórdia sempre. E a cada Eucaristia, começamos experimentando a misericórdia do perdão, afirmou o Arcebispo.

À luz do Evangelho, Dom Orani ressaltou a importância da reflexão da misericórdia de Deus e lembrou que diante de uma sociedade secularizada, é através do anuncio da Boa Nova que é possível enxergar as maravilhas que Deus faz.

— Às vezes conversando com as pessoas, com a juventude em especial, já que estamos a um ano da Jornada Mundial da Juventude, me pergunto qual é o anuncio que os jovens que estão mais distantes da igreja querem ouvir, ou que nós somos chamados a proclamar a eles. Às vezes num mundo que se seculariza cada vez mais, em uma sociedade que quer afastar Deus de sua historia, somos chamados a ver o que é a revelação do Senhor, aquilo que a Igreja diz sempre e pode ainda hoje anunciar e proclamar uma boa noticia, refletiu. Dom Orani falou ainda sobre a festa da Divina Misericórdia, instituída pelo Beato João Paulo II para ser celebrada no segundo domingo da Páscoa. De acordo com o Arcebispo, ao mesmo tempo em que a Igreja proclama ao mundo a Misericórdia, os fiéis também são chamados a serem discípulos e missionários.
 — Ao mesmo tempo em que somos chamados a ser essa Igreja que anuncia e proclama ao mundo a misericórdia - muitas vezes pode parecer que a misericórdia é uma fraqueza, mas nós sabemos que a misericórdia é que vai construir o mundo de uma forma nova – somos chamados a ser essa esperança. Mas só conseguiremos falar dessa beleza da misericórdia de Deus se a experimentarmos em nossa vida. E ai vem o discípulo e o missionário que deve estar presente na vida de cada um de nós, ponderou.

I Congresso Arquidiocesano da Divina Misericórdia

Realizado no Santuário da Divina Misericórdia, em Vila Valqueire, a primeira edição do Congresso já é um sucesso. O objetivo consiste em integrar e aprofundar o tema da Divina Misericórdia pelas paróquias para que, dessa forma, seja possível haver mais integração, divulgação e conhecimento sobre a Divina Misericórdia. Segundo uma das idealizadoras do evento, Marita Veiga, a aceitação dos participantes foi muito positiva:
 — As pessoas estão elogiando, agradecendo e participando de tudo. Vejo que os participantes estão atentos à todos os testemunhos, todas as palestras. Temos a certeza de que apesar de ser uma primeira experiência, está sendo muito proveitosa e superou todas as expectativas, afirmou.

O pároco local, padre João Sopicki SAC esclareceu que diante da existência de Congressos da Divina Misericórdia à nível nacional e até mesmo internacional, sentiu a necessidade de criar um encontro que atendesse ao nível Arquidiocesano.

— Já existem congressos a nível nacional, internacional, faltou um arquidiocesano para integrar aqueles que vivem essa espiritualidade. Então era necessário que se fizesse não somente um encontro de oração como também de estudo, de testemunhos e também dentro do congresso nós teremos outros meios de convívio, disse.
Raquel Araujo
www.arquidiocese.org.br

Nenhum comentário: