terça-feira, 31 de julho de 2012

Apóstolos Hoje – agosto de 2012


SÃO VICENTE PALLOTTI NOS DIZ:
SOMOS RESPONSÁVEIS PELO NOSSO TEMPO


(Reflexão sobre a Homilia do Papa Paulo VI em sua visita a Frascati para venerar o corpo de São Vicente Pallotti exposto na Catedral no dia 01de Setembro
de 1963)

            “Nós somos responsáveis: o Santo anuncia, por um lado o vazio, isto é, a necessidade que se revela em tudo aquilo que nos circunda e por outro lado admoesta a escutar esta voz que vem do alto junto a um claro apelo:
olhai, é necessário reconstruir uma sociedade cristã para despertá-la, percebei como somos responsáveis! Terríveis, dinâmicas, inquietantes, enérgicas palavras e todo aquele que compreende isto, não pode mais permanecer insensível e indiferente, mas deve sentir que tais palavras mudam o programa, talvez estreito e burguês da própria existência. Nós somos responsáveis pelo nosso tempo, pela vida de nossos irmãos e irmãs e somos responsáveis diante da nossa consciência cristã. Somos responsáveis diante de Cristo, diante da Igreja e diante da história, diante da presença de Deus. Uma palavra portanto, capaz de reproduzir um dinamismo particular naqueles que a compreendem”
 Paulo VI 

A homilia  proferida pelo Papa Paulo VI em Frascati no dia 01 de Setembro de 1963, ao mesmo tempo que encoraja a devoção a São Vicente Pallotti, é um chamado a despertar em todos os cristãos de todos os tempos o desejo de colaborar ativamente através da sua vida para a salvação do mundo.
            Esta homilia  de Paulo VI, heróica no seu caráter, afirma de modo forte a grandeza de São Vicente Pallotti, precursor da ação católica dos fiéis leigos. Não é mais uma simples afirmação mas, ao contrário, uma pura realidade. O trabalho de São Vicente Pallotti em nome dos leigos é assim magnífico que permanecerá impressa nos nossos corações, sobretudo para nós leigos que antes éramos considerados separados, passivos no trabalho de evangelização. 
             São Vicente Pallotti foi o primeiro que mostrou que os leigos partilham talentos e vocações diversas e continuam “tesouros escondidos” que devem ser empregados no trabalho de evangelização, de edificação e de santificação. Também Vicente Pallotti lança um apelo aos leigos e de modo particular a todos os cristãos, para fazer sempre mais, também no futuro, porque a estrada para percorrer é longa e com muitas coisas para realizar.
O Papa Paulo VI, na sua homilia  sublinha que São Vicente Pallotti construiu uma ponte entre o clero e os fiéis leigos. Isto foi um fenômeno novo em toda a sociedade cristã. Esta colaboração entre os leigos e o clero se tornou um dos percursos mais adotados na espiritualidade moderna e um dos caminhos mais ricos de esperança para a Igreja de Deus. São Vicente Pallotti honrou a vocação dos leigos em uma época em que o laicato católico não era nem encojarado, nem desenvolvido como nos nossos tempos.
São Vicente Pallotti teve um dom especial de intuição e percepção da infidelidade geral à misericórdia e à graça de Deus. Isto é normal para todos os santos: ele sublinhou a passividade e  acima de tudo a negligência que marcava a vida de muitos cristãos depois da Revolução Francesa. Foi naquele momento que São Vicente Pallotti percebeu o vazio moral e espiritual que atormentava a Sociedade do seu tempo. A partir desta realidade, ele procurou despertar as consciências cristãs evidenciando a urgência de colocar em ordem e dar estabilidade ao seu relacionamento com Deus, lembrando aos cristãos o último apelo que Deus fez a cada um de nós: aquele de sermos filhos, discípulos de Cristo que devemos confessar a própria fé e convidar as pessoas a praticarem a caridade.
O nosso Santo Patrono, chamando atenção sobre o vazio dos valores cristãos, foi capaz de identificar as necessidades assim como as soluções necessárias para preencher este vazio. Deste modo reforçou a responsabilidade dos leigos, de todas as pessoas, jovens e anciãos, religiosos e leigos, homens e mulheres, ordenados ou não para trabalharmos juntos. Sim, São Vicente Pallotti sempre demonstrou que somos responsáveis e que devemos considerar-nos responsáveis pelos outros diante da nossa consciência cristã e diante daquilo que Deus espera de cada um de nós para podemos dar esperança à nossa Sociedade.
            São Vicente Pallotti foi sempre otimista no que diz respeito a natureza humana. Ele não acreditou na psicologia do homem que não pode ser redimido por causa de suas constantes quedas, fragilidades e fraquezas. Ao contrário, percebeu nele um grande potencial. Segundo o Santo, o ser humano, uma vez redimido, bem guiado e preparado é capaz de santidade e de heroísmo. O homem e a mulher podem tornar-se pessoas boas, pessoas ideais para uma sociedade nova e moderna. Estas idéias revolucionárias são capazes de encorajar os leigos e todos os membros da Igreja ao longo da estrada da espiritualidade. Sem tal revolução de São Vicente Pallotti, muitos cristãos permaneceriam de braços cruzados com a desculpa de que não poderiam fazer nada.
São Vicente Pallotti, citado mais uma vez na homilia  do Papa Paulo VI nos convida a agir rapidamente em resposta ao convite à ação católica dos fiéis leigos e a tomar consciência da nossa missão que é assim relevante e decisiva na missão evangélica. Porque somos cristãos, não podemos aceitar a continuar permanecendo passivos, negativos, neutros. Ao contrário chegou o momento de partir e anunciar a boa nova para entrarmos ativamente no fluxo da graça. São Vicente Pallotti reforça, no entanto, que o clero não pode fazer tudo, nem foi criado para fazer tudo; nós somos chamados em virtude também do nosso batismo a sermos membros ativos dentro da Igreja, conscientes de que a evangelização é obra de todos, sem distinção alguma.
Enfim, depois do grande trabalho de São Vicente Pallotti, muitos traços de heroísmo encontramos em nossos dias, justamente atribuídos a ele. Como o Papa Paulo VI reforçou, São Vicente Pallotti foi, sem dúvida, o Pioneiro e o Precursor da ação católica dos fiéis leigos. Ele foi também o primeiro a evangelizar as consciências dos leigos no interior da Igreja. Ele foi igualmente o inspirador e o primeiro a atribuir responsabilidade aos fiéis leigos. São Vicente Pallotti foi também, sem dúvida, estimulador da colaboração entre os leigos, clero e religiosos, algo que ele sempre desejou; o seu trabalho está já produzindo frutos em toda parte: o fruto é aquele de reavivar a fé e reacender a caridade em todo mundo.

Reflexão Pessoal:
1.      Como filho/a spiritual de São Vicente Pallotti, realizo plenamente a minha vocação de apóstolo na Igreja?
2.      Tenho consciência de ser chamado a ser “Fundador da União do Apostolado Católico” nos nossos tempos e a ser construtor de pontes entre os diversos grupos de pessoas?

ORAÇÃO:
São Vicente Pallotti, interceda por nós ao Senhor para que todos os cristãos possam viver plenamente em Cristo e por Cristo. Pai Fundador, interceda para que todos os batizados possam reconhecer a sua vocação ao apostolado e se comprometam firmemente a realizá-la; para que todos os leigos, os religiosos e os sacerdotes, os homens e as mulheres possam abrir-se à força renovadora do Espírito Santo. E para que todos os filhos e filhas da Igreja possam generosamente colaborar na renovação da Igreja no mundo. Amém.
São Vicente Pallotti, rogai por nós!

Prosper KAVUBI,
Membre Laïc Engage de l’UAC,
Groupe Elizabeth Sanna,
Kigali, Rwanda

Nenhum comentário: