Realizou-se
no passado dia 01.03.2014, pelas 18h30, como habitualmente na paróquia de
Odivelas, a celebração dominical da comunidade, no entanto, neste dia
perante uma presença muito especial, a da Mãe Rainha Três Vezes Admirável
de Schoenstatt.
Esta celebração foi presidida pelo Pe. José Melo, do Santuário de Schoenstatt no Restelo e que foi acolhido na nossa comunidade pelo nosso Pe. José António (Pe. Zeca).
Tratou-se de uma celebração especial cujo objectivo foi a apresentação e envio dos missionários da Mãe Peregrina, ou seja das pessoas ou casais que são responsáveis por imagens da Mãe Peregrina e que visitam a casa de já 135 famílias.
Como em qualquer celebração de cariz mariano, porque foi assim que vi esta
missa, revestiu-se de muita simplicidade e logo de plenitude e serenidade:
- A começar na mesa preparada para acolher e benzer as imagens: adornada com uma simples toalha dourada que claramente apelava à divindade de Maria, Raínha, complementada por um arranjo de flores.
- Pelas palavras do Pe. José Melo a lembrar-nos que Maria, como qualquer mãe sempre atenta, nos dá o seu exemplo de entrega e perseverança, demonstrando-nos que devemos ter sempre Deus em primeiro lugar no nosso coração e que a partir daí devemos confiar que Ele nos ouve e providencia o pão nosso de cada dia, pelo que, não nos devemos inquietar com as coisas do mundo.
- O ofertório solene em que ao altar foram levados os símbolos da nossa entrega como missionários (indicar os símbolos).
- A bênção das imagens e a oração de consagração dos missionários pautada por palavras singelas que nos tornam mais fortes " como Teus instrumentos, na grande evangelização da nossa terra".
Para finalizar há que referir aquilo que a comunidade transpareceu e que
sempre acontece quando a Mãe está presente: um profundo respeito e uma sentida
devoção. Perante Maria surge sempre em cada pessoa um sentimento de humildade e
esperança renovada, porque "Ela é a grande missionária! Ela fará Milagres!".
Clara Zeferino
Nenhum comentário:
Postar um comentário