quarta-feira, 12 de março de 2014

NOTICIÁRIO UAC - JANEIRO/FEVEREIRO DE 2014



Queridos irmãos e irmãs da União,
     Temos o prazer de partilhar com vocês, neste boletim uma iniciativa pastoral chamada ‘Noite de Nicodemos’ na Igreja de SS. Salvatore in Onda, Centro Espiritual da União do Apostolado Católico, elaborado por Gilberto Orsolin SAC, juntamente com outras notícias provenientes da União.

1 . NOITE DE NICODEMOS
       O que é a Noite de Nicodemos? Nicodemos fez um encontro pessoal com Jesus e sua vida mudou (Jo 3, 1-21). Também nós fizemos esta experiência e a oferecemos a outras pessoas, especialmente a tantos jovens que passam na nossa igreja a Via dei Pettinari nas noites de sexta-feira.
A iniciativa da "Noite de Nicodemos" nasceu entre os membros da União, inspirada pelas palavras do Papa Francisco que nos convida a "sair" de nós mesmos, “abrindo" as portas de nosso coração e de nossas igrejas para encontrar a outra pessoa que está necessitada. É um momento especial de encontro com Cristo, que consta de duas horas de adoração eucarística e de oração na Igreja de SS. Salvatore in Onda, Centro Espiritual da União, toda sexta-feira das 20h às 22h. O tempo é organizado de uma forma muito simples, com momentos de silêncio intercalados a cada 20 minutos, por um canto, a partir do Evangelho do dia ou da oração. Um sacerdote palotino anima a adoração em colaboração com outros membros e amigos da família Palotina e, outro sacerdote fica disponível para o Sacramento da Reconciliação. Outro grupo fica na rua do lado de fora da igreja, oferecendo aos transeuntes um pequeno folheto com a imagem de Jesus detalhando o horário da oração semanal, convidando-os a entrar mesmo que seja por um momento para rezar em suas intenções. Temos a intenção também de colocar as seguintes palavras de São Vicente no verso, na próxima edição, para tentar atrair mais pessoas: "Se eu estou aflito, Jesus no Santíssimo Sacramento é o meu consolo; se estou doente, Ele é o médico; se eu sou cego, surdo e mudo, Ele é minha luz, meu ouvido, e minha voz; se eu estiver morto, Ele é a minha vida; se estou fora do caminho do Paraíso, Ele é o caminho; se sou pobre, Ele é a minha riqueza" (OOCC XI, 51-56). As pessoas que aceitam o convite e entram, recebem uma vela votiva e a colocam diante do altar, fazem um momento de oração e ao sair recebem um rolinho com uma frase bíblica.
          O depoimento de alguns participantes nos dá uma ideia de como estamos vivendo essa nova experiência de renovação espiritual e evangelização:
         "A noite de Nicodemos para mim é um desafio e uma alegria. O desafio é a Secularização que vivemos, não somente no mundo leigo, mas também no eclesial. A alegria é ver as pessoas que convidamos e aceitam rezar na igreja diante do Santíssimo. Muitas vezes percebemos uma transformação nas pessoas, como são antes de entrar na igreja em relação a maneira como saem após esta experiência de oração pessoal e comunitária. Quase todos nos agradecem pela oportunidade de se aproximar de Jesus e muitas vezes se emocionam. Muitos não entram na igreja, mas desabafam pela estrada suas amarguras seja pessoal ou com a Igreja Católica. Outros perguntam com admiração se somos verdadeiramente da Igreja Católica. Então, a minha experiência pessoal é que desafio e alegria andam juntos; sinto que vamos contra a corrente do nosso tempo e com o nosso trabalho podemos trazer muitas pessoas que há muito tempo não entram em uma igreja e não se sentem mais católicos”.
       "Para mim, é uma iniciativa pastoral que nos permite chegar mais perto de Deus, para transformar a tristeza em alegria transfiguradora, a rejeição e a resistência inicial, muitas vezes torna-se o grande encontro com o Senhor, o início do caminho, o dia da Vida, que se prolongará por toda a vida nas mãos d'Aquele que disse a Nicodemos: "Aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus" (Jo 3,5). Eis as palavras de esperança, a promessa salvífica que se realiza nos meus olhos, toda sexta à noite. É a sede do homem que vem saciada pela misericórdia divina".
      "Iniciei o caminho das noites de Nicodemos, devo dizer com um pouco de apreensão; em seguida, no entanto, tornou-se absolutamente envolvente. Agora compreendi algo mais: Antes de encontrar Jesus na meditação que faço na igreja, estou encontrando a mim mesmo, e assim me aproximo melhor da essência do amor cristão".
       O chamado de Jesus é como um tesouro escondido. Venha também tu pessoalmente descobrir e compartilhar conosco essa alegria profunda e duradoura que não conhece fronteiras; ou mesmo pensa em organizar uma iniciativa semelhante em sua área, saindo da igreja pelas ruas, dirigindo o convite a quem encontra para rezar, mesmo que seja apenas um momento, assim criando a possibilidade de um encontro transformante com o Senhor, o Deus vivente, que espera e acolhe todos no Santíssimo Sacramento.

Notícias sobre a Causa de Beatificação da Venerável Elisabetta Sanna:
Dia 27 de Janeiro de 2014, o Santo Padre Francisco autorizou o Cardeal Ângelo Amato, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos promulgou o decreto sobre as virtudes heroicas da Serva de Deus Elisabetta Sanna, membro da União do Apostolado Católico. Este reconhecimento papal das virtudes heroicas, que é fundamental para a própria beatificação, foi feito após o voto positivo da Reunião Peculiar dos Consultores Teológicos a 20 de novembro de 2012 e após a Sessão Ordinária de Cardeais e Bispos membros da Congregação para a Causa dos Santos, a 21 de janeiro de 2014. Os participantes da sessão constataram que a Serva de Deus exercitou em grau heroico as virtudes teologais, cardeais e anexaram.
       Vale a pena salientar o título que a nossa Venerável recebeu nos documentos oficiais: "Serva de Deus Elisabettta Sanna, Viúva Leiga, Professa Terciária da Ordem dos Menores de São Francisco e Membro da União do Apostolado Católico, fundada por São Vicente Pallotti". Depois de São Vicente, ela é a primeira pessoa na família Palotina que tenha recebido um reconhecimento tão alto, não falando dos mártires beatificados pelo martírio. Agora rezemos para que seja também reconhecido um milagre ocorrido por intercessão da Venerável.

Notícias sobre a Causa de Beatificação do Venerável Richard Henkes:
A Causa da Beatificação do Servo de Deus Richard Henkes na Alemanha, sacerdote e mártir palotino, deu mais um importante passo para frente. A 3 de dezembro de 2013, os peritos históricos Consultores da Congregação pela Causa dos Santos, reconheceram que a Positio, isto é, um livro de 680 páginas sobre a vida e o martírio do Servo de Deus, contém a documentação que pode constituir uma base séria para julgamento dos teólogos.
      A 10 de fevereiro último, o Procurador Geral Pe. Jan Korycki entregou à Congregação proposta pela mesma Positio, completada pelas opiniões dos historiadores especializados. Atualmente esperamos mais um julgamento que será feito no momento oportuno, pelo Congresso dos Consultores Teológicos e, em seguida, pelos Cardeais e Bispos.

Brasil - Quarta Assembleia Nacional Ordinária da União e Eleição de um novo CCN:
      A Assembleia Nacional da União no Brasil teve lugar no Instituto Salette, Curitiba, Paraná, 21 de fevereiro a 23, durante o qual Dario Ivatiuk Júnior foi reeleito Presidente e a irmã Marines Pivatto, CSAC, foi eleita vice-presidente CCN. Desejamos a eles e a todos os membros do novo CCN todas as bênçãos e a plenitude do Espírito para o seu serviço em favor do Reino de Deus, na União, na Igreja e na sociedade em geral no Brasil.

Polônia - Rosário para as intenções da União:
      Desde janeiro, alguns membros se comprometeram todos os dias a rezar o Terço nas intenções da União - por todos os membros e amigos da Família Palotina e pelas intenções que entraram no livro online de Intenções de Oração do site da União na Polônia (www.zak-pallotti.pl/index.php/intencje). No início, pensava-se em continuar orando apenas por alguns meses, mas aqueles que se inscreveram agora rezam no mesmo dia de cada mês. Estamos confiantes de que esse compromisso com a oração e intercessão trará grandes bênçãos para todos e nos ajudará a viver com maior fidelidade e corajosamente, com alegria o chamado de Deus para o amor e ao serviço sem limites.

Nenhum comentário: