domingo, 30 de março de 2014

Peregrinação a Nossa Senhora do Cabo


Pelas 7h38, do dia 29 de março de 2014, um grupo de 33 peregrinos, partiram da paroquia de Odivelas, com destino ao Cabo Espichel, caminhado em direção à Nossa Srª do Cabo.



Fomos de autocarro até à Lagoa de Albufeira, aí foram lançados alguns desafios, o primeiro foi caminhar, o segundo foi a questão: O que é que te prende? E o terceiro foi a oferta de uma pedra preta. Nem o frio imenso, nem os pingos de chuva, nem a previsão dos quilómetros, nem as subidas ou descidas… levaram a desistências.



Fomos acompanhados por aquilo que cada um levava no seu interior e também pela carrinha azul, onde iam a Dra. Máxima Vaz que muito nos ensinou e partilhou, conduzida por um peregrino que muito nos tem dado neste caminho com o Senhor, o nosso almoço, e um banco livre para algumas pernas cansadas... 



Apenas sabíamos o destino, e que a motivação para além de peregrinar com a guia da nossa vida, era conhecer a história de “Maria guia não só dos povos do Mar - Stella Maris”. E assim foi. Caminhamos, meditamos, rezamos, partilhamos conversas e a comida, sentimos e olhámos a natureza, a beleza das nossas paisagens, verde, mar, e ouvimos o silêncio…



Foram lançados mais desafios, numa pequena praia que entrou pelos penhascos a dentro, perante um mar com ondas enormes, onde cada um lavou a sua pedra preta, e eis que a pedra se torna branca e nos dá a imagem de um farol.



O farol que representa Maria, a nossa mãe guia e amparo e que intercede ao seu filho por cada um de nós. Continuamos a caminhar, subindo e rezando. Até que se avista o santuário e o farol, é já ali! Mais uma paragem, leitura e meditação, e uma paisagem paradisíaca.



Chegamos ao santuário, entrando em cortejo para participar no momento mais alto, a celebração eucarística. Oferecendo o que tínhamos de mais precioso, as nossas vidas. Deus fez-se presente, Maria esteve sempre connosco.



Na bagagem trouxemos um coração cheio de Deus, a beleza do santuário, os conhecimentos partilhados com muita alegria pela Dra. Máxima e a proximidade do santuário – Ave Maris Stella - com a história da Nossa Igreja Matriz, Igreja do Santíssimo Nome de Jesus em Odivelas, ambas mandadas construir pelo mesmo rei.



O santuário tem os quadros que espelham a vida de nossa Senhora, enquanto a nossa Matriz tem quadros a espelhar a vida de Jesus. Falta dizer que esta peregrinação surge como ideia dos jovens de S. José e que contou com a colaboração de jovens de outros grupos.

Foi relembrado que em 2003 Odivelas recebeu a Nª Srª do Cabo, inserida no culto do Círio dos Saloios, e que voltará a receber em 2029 pois deste culto fazem parte 26 freguesias. Ficou lançando o desafio de dar continuidade a esta peregrinação… até para o ano!
Ana Neto

2 comentários:

Anônimo disse...

Deus seja Louvado e Sua Mãe Maria Santissima.
Que São José continue a proteger e acompanhar esta comunidade, e até para o ano...

Unknown disse...


Gostaríamos imenso de poder participar na vossa próxima peregrinação. Saindo de vossa igreja a pé e dando continuidade através do percurso que criamos.

Cumprimentos

Giba
Felizardo


https://www.facebook.com/caminhodosfelizardos?ref=tn_tnmn