terça-feira, 4 de março de 2014

Como Vicente Pallotti via Cristo


Viu tudo com o olhar de Cristo apóstolo

Viu não apenas com seus olhos físicos, mas sobretudo a sua inteligência enriquecida e iluminada pela revelação divina.

Graças à sua inteligência enriquecida pela revelação divina e pelo dom da fé que lhe possibilitava acolher e entender a revelação divina, Vicente Pallotti pôde ter uma belíssima imagem de Deus e de todas as criaturas, bem como também ver as relações de Deus com as suas criaturas, as relações das criaturas com Deus e as relações das criaturas entre si mesmas.

Como Pallotti via Jesus Cristo? Como o apóstolo do Pai eterno.

O próprio Jesus Cristo viu-se a si mesmo como o enviado do Pai ao mundo para salvar o mundo (Jo 3,16s). Mas qual foi a missão ou o apostolado que o Pai confiou a Cristo, ao enviá-lo ao mundo? A missão de salvar o mundo: “Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele” (Jo 3,16-17; 6,38-40). E Jesus Cristo só tinha uma preocupação: cumprir a vontade salvífica do Pai (Jo 4,34; 5,30; 6,38.39).

Quanto a isto, escreve Vicente Pallotti:
“O apostolado de Jesus Cristo é a sua obediência ao preceito do Pai celeste, vale dizer, é a própria obra da redenção”.

Vicente Pallotti via Jesus Cristo intimamente unido ao Espírito Santo e fortalecido, animado e impelido por ele.

Também Vicente Pallotti viu o Espírito Santo como a fonte de todo apostolado e missão, razão por que escolheu como força propulsora de todo apostolado a caridade de Cristo (2 Cor 5,14) derramada em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Rm 5,5).

Pallotti via Jesus Cristo como o maior dom do amor e da misericórdia infinita de Deus. Via-o também como seu irmão primogênito e como seu modelo.
Para Vicente Pallotti o amor infinito e a misericórdia infinita de Deus se manifestam em ter-nos dado seu Filho divino feito homem para a redenção de nossa alma.

Nenhum comentário: