sábado, 21 de janeiro de 2017

Dia de São Vicente Pallotti

22 de janeiro é dia de São Vicente Pallotti. Nasceu em Roma no dia 21 de abril de 1795 e santamente morreu no dia 22 de janeiro de 1850. A experiência de Deus Amor infinito abriu os olhos de Vicente às necessidades da Igreja do seu tempo e o estimulou a lhes dar resposta. No dia 9 de janeiro de 1835, em uma inspiração, o Espírito Santo o faz intuir uma obra em que os batizados participam da missão da Igreja enquanto se unem e cooperam na realização de um objetivo comum. Vicente Pallotti exprime essa sua intuição com estas palavras: “O apostolado, isto é, universal, como pode ser comum a toda classe de pessoas, é fazer o que cada um pode e deve fazê-lo para a maior glória de Deus e para a salvação própria e a do outro”.
A União do Apostolado Católico, já no seu primeiro núcleo, era constituída por sacerdotes, religiosos e fiéis leigos. Hoje a União conserva substancialmente a mesma fisionomia e permanece aberta a todos os membros do Povo de Deus, porque o seu fim é o de chamar todos, de fazer cooperar todos, com todos os meios para a salvação do mundo.
Segundo Pallotti, a unidade da União se funda sobre o empenho de amor vivido e de zelo apostólico; por isso o seu vínculo é antes de tudo a caridade. Alma, motor e substancial constitutivo de toda a União do Apostolado Católico é o espírito da mais perfeita caridade.
O corpo místico de Cristo (Igreja) nos ajuda a entender o que significa caridade como substancial constitutivo da União.
Os membros são muitos e diversos, os dons são diferentes, mas um só é o corpo de Cristo. Na missa própria da festa de hoje nós lemos o hino à caridade que para nós ressoa como um convite urgente. Paulo disse aos coríntios e diz hoje de novo: “Ensinarei a via melhor”. O esplendido hino a caridade suscita a nossa admiração, o nosso entusiasmo e também um profundo sentimento de reconhecimento e de agradecimento. Devemos, com efeito, agradecer porque esse texto existe e nos apresenta um ideal tão belo, o mais belo que a nossa vida pode ter. E podemos também agradecer porque a caridade existe realmente entre nós (os dons de Deus são irrevocáveis) e nos dá alegria tomar consciência deles.

Hoje o convite de S. Paulo e de S. Vicente Pallotti é mais do que nunca atual: “Aspirai aos carismas melhores”. A esse convite corresponde o nosso desejo mais profundo: viver em plenitude a caridade que Deus nos deu, a Caridade que é Deus. Podemos cooperar para a salvação se amamos a caridade, se somos unidos pela caridade.

Nenhum comentário: