sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Faleceu Pe. José Maślanka SAC

Região da Mãe da Misericórdia do Rio de Janeiro da Sociedade do Apostolado Católico, com pesar, informa o falecimento do Pe. José Miguel Maślanka SAC, aos 83 anos, ocorrido no dia 6 de janeiro 2017 em Manaus.

Elevemos nossas preces a Deus para que ele conforte o coração dos seus familiares, seus coirmãos, amigos e moradores de Novo Airão. E que em Sua infinita misericórdia e bondade o acolha em seus braços.

Pe. José nasceu numa aldeia Lodygowice, localizada aos pés das montanhas no sul da Polônia, em 20 de setembro de 1933, como filho mais novo. Terminando o segundo grau foi trabalhar como professor de formação inicial de crianças. Após o primeiro ano como professor disse que não concordava com a imposição dos comunistas de impor a ideologia ateísta. Decidiu então entrar no Seminário Maior Palotino para ser sacerdote. Os colegas dos tempos de estudo contam muitas irreverências de um jovem seminarista que afirmava que “o mundo é bonito e os homens são bons”. Sempre achava que o mais importante é o que contem a Bíblia para repassar para o povo de Deus. Foi ordenado sacerdote no dia 11 de junho de 1959. Quando foi enviado à Universidade Católica, após alguns dias de estudo desistiu da pós-graduação dizendo: “os professores não podem me ensinar mais do têm na Bíblia e por este motivo é perda de tempo estes estudos”. Com seu entusiasmo sempre atraía muitos jovens, organizando nas paróquias os coroinhas e entre os jovens grupos de escoteiros. Sempre foi apaixonado pelas águas. Passava as férias com jovens na região de lagos organizando cursos de navegação e dando ao mesmo tempo uma formação religiosa percebendo a presença de Deus na natureza. Como jovem sacerdote, com poucos anos de trabalho na Polônia, foi enviado à França. Continuou a mesma missão entre os jovens emigrantes poloneses. Entretanto queria algo diferente. Sendo assim, decidiu viajar ao Brasil para ser missionário na Amazônia. Veio para Mato Grosso em 1971, onde trabalhou com os padres da Província de Santa Maria. Assim que aprendeu a língua, aproveitando as suas primeiras férias, viajou para a Amazônia. Passou dias viajando de barco até chegar em Manaus. Gostou tanto que logo procurou mais alguns aventureiros para assumir a missão em novos bairros de Manaus. Mas o mundo das periferias de Manaus já não o atraía. Sendo assim, em 1973 começou a sua missão em Novo Airão, que na época era uma pequena localidade às margens do Rio Negro. Até os ultimas dias da sua vida servia a comunidade de Novo Airão.

É com enorme tristeza que o vemos partir, deixando-nos mais pobres, mas também o confiamos à divina misericórdia, na certeza que nos acompanhará desde o Céu.

Um comentário:

Unknown disse...

Infelizmente nosso grandioso padre José Maślanka de Novo Airao se foi..Cumpriu sua jornada na terra e vai deixar muitas saudades. .Agora ele esta em paz ao lado do nosso senhor Jesus Cristo��������