quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Festa de Santíssimo Nome de Jesus

No início do ano a paróquia do Santíssimo Nome de Jesus celebra a festa do seu padroeiro.
Neste ano o festejo começou com o Tríduo preparatório celebrado a partir do dia 31 de dezembro na igreja Matriz. No dia do Padroeiro, 3 de janeiro, a santa Missa solene foi presidida pelos padres palotinos: o pároco Pe. José Antônio Zavorski e concelebraram Pe. Juliano  Guilherme e Pe. Artur Karbowy. O pároco, com palavras carinhosas, deu as boas-vindas a todos que vieram a essa celebração.

Durante a homilia Pe. Artur lembrou que a festa do Santíssimo Nome de Jesus é celebrado  porque oito dias depois de seu nascimento, o Menino foi circuncidado e recebeu o nome de Jesus, conforme o Anjo tinha dito à Virgem Maria: "Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus" (Lc 1, 31). O Anjo deixou bem claro a são José a razão desse nome: "porque ele salvará o seu povo de seus pecados". Durante os séculos muitas vezes os fiéis experimentaram o poder desse nome. 

Foi lembrado o exemplo de uma epidemia devastadora que surgiu em Lisboa em 1432. Todos os que podiam, fugiam aterrorizados da cidade, levando assim a doença para todos os recantos de Portugal. Milhares de pessoas morreram. Entre  os membros do clero que davam assistência aos agonizantes estava um venerável bispo, Dom André Dias, o qual incentivava a população a invocar o Santo Nome de Jesus. Ele percorria o país, recomendando a todos, inclusive aos que ainda não tinham sido atingidos pela terrível enfermidade, que repetissem: “JESUS, JESUS!”. Dom André Dias apelava: "Escrevam este nome em cartões, mantenham esses cartões sobre os vossos corpos; coloquem-nos, à noite, sob o travesseiro; pendurem-nos em suas portas; mas, acima de tudo, constantemente invoquem com os vossos lábios e nos vossos corações este Nome poderosíssimo". Em um prazo incrivelmente curto o país inteiro foi libertado da epidemia, e as pessoas agradecidas continuaram a confiar com amor no Santo Nome do nosso Salvador.

No fim da celebração Eucarística teve lugar a pequena procissão com a imagem do Menino Jesus ao redor da igreja, durante a qual foi rezada a ladainha do Santíssimo Nome de Jesus. Todos puderam receber uma bênção individual.

Nenhum comentário: