segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Oitavário da Epifania

Ao trabalhar no Seminário da Propaganda da Fé em Roma, Vicente Pallotti teve a oportunidade de conhecer pessoas de várias nacionalidades, pois os que aí estudavam eram oriundos dos diversos países de missão. Todo candidato trazia consigo a nacionalidade, a cultura, a história, o jeito de ser cristão do seu país. Neste seminário realizavam-se anualmente a Festa das Línguas, isto é, celebrações com características próprias dos países de missão.
Tinha, outrossim, ótima oportunidade de assistir às solenidades religiosas celebradas em diversos ritos, com pompa tipicamente oriental, e de ouvir discursos, poesias e cantos em diversos idiomas, mormente na original Festa das Línguas, que se efetuava no Seminário durante o Oitavário da Epifania.
Ao ver tudo isso, com certeza, Pallotti deve ter-se perguntado: por que não levar isso ao povo? Assim nasceu a ideia do Solene Oitavário da Epifania.
A primeira festa aconteceu na igreja do Espírito Santo, em janeiro de 1836. Nela se realizavam celebrações com sermões em várias línguas e várias bênçãos.  A celebração partia do seguinte pressuposto: da mesma forma que os magos foram chamados a adorar o Menino Jesus, todos são convidados a adorar o Deus feito homem, do seu jeito, conforme a sua cultura, unindo assim toda Igreja ao redor do Deus feito homem.
Como a festividade foi crescendo, se fez necessário ampliar o espaço da celebração. Várias igrejas tiveram a oportunidade de celebrar o Oitavário, até que em 1841 ela se estabilizou na igreja de Santo André Della Valle, a maior igreja de Roma depois das Basílicas. O ano de ouro do Oitavário foi em 1870, período do Vaticano I, quando contou com a participação de muitos bispos e arcebispos. Esta festa perdurou por muitos anos em Roma. Em 1969 aconteceu a celebração do último Oitavário.
O Oitavário expressa um importante aspecto do ser palotino, a unidade do ser cristão. Pallotti tinha o desejo de que esta festa fosse realizada em todo mundo, mas, infelizmente, hoje ela apenas faz parte da história e de um sonho. O último Oitavário em que Pallotti participou foi nove dias antes de morrer, em 1850, quando fez o sermão muito comovido e alegre, se despedindo de seus companheiros. 
A tabela das celebrações de 1898 pode nos dar uma ideia da intensidade e amplitude das mesmas, no Oitavário. Abria-se a Igreja às 5h 30min com o Santo Rosário e a celebração da Santa Missa. Às 6h, havia a pregação em Italiano; às 8h30, Missa cantada em Rito Latino; às 9h30, Celebração em um Rito Oriental; às 15h, leitura de uma reflexão sobre a Epifania, Rosário, pregação e Bênção Eucarística presidida por um Cardeal; às 17h, novamente: leitura, pregação e Bênção presidida por um Bispo. A Missa das 8h 30 estava confiada, alternadamente, às várias famílias religiosas, e, por sua vez, seminários e colégios intervinham nas grandes celebrações da parte da tarde. Havia sempre grande disponibilidade de confessores e as ofertas que se recolhiam na igreja eram encaminhadas para as missões.
O Padre Gioacchino Ventura, Superior Geral dos Teatinos, redigiu preciosas leituras sobre a Epifania. Recolhemos algum trecho delas, que se encontram distribuídos pelas leituras dos oito dias a seguir, que vamos seguir neste VI Oitavario do ano 2017.
PRIMEIRO DIA - Profecia – Jesus, luz verdadeira 
SEGUNDO DIA - O chamado e a resposta dos Magos
TERCEIRO DIA - Inquietação em Jerusalém e inércia de sua gente
QUARTO DIA - Os magos adoram o Menino
QUINTO DIA - O que teria conversado Maria com os Magos
SEXTO DIA - Os presentes dos Magos
SÉTIMO DIA - José, esposo de Maria e pai da Casa de Nazaré
OITAVO DIA - A Mensagem de São Vicente Pallotti
Convidamos para VI Oitava da Epifania da União do Apostolado Católico, em Febres (Portugal) de 8 a 15 de janeiro. Tema deste ano: Unidade Pastoral como uma Familía. Cada dia Missa as 19 horas, depois a partilha. Os movimentos a se apresentar são inspirados pelo interesse da espiritualidade da Família.
8 de janeiro: União do Apostolado Católico
9 de janeiro: Encontro dos Casais com Cristo
10 de janeiro: Equipas de Nossa Senhora
11 de janeiro: Famílias de Nazaré
12 de janeiro: Renovamento Carismático
13 de janeiro: Movimento da Sagrada Família
14 de janeiro: Pastoral Familiar
15 de janeiro: Sociedade do Apostolado Católico

Também entre os dias 8 e 15 de Janeiro de 2017 celebraremos o Oitavário da Epifania na Paróquia do Santíssimo Nome de Jesus em Odivelas. Durante estes dias, convidamos todos para a Santa Missa das 18h30 na Igreja Matriz. Estarão presentes diversas congregações e receberemos bênçãos especiais para cada dia desta semana.

Nenhum comentário: