quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O Vagabundo


O Grupo de Teatro Pe. Andrzej Gladysz da paróquia de Santíssimo Nome de Jesus em Odivelas convida para apresentação de “O Vagabundo” drama de Pe. Andrzej Gladysz SAC. Apresentação acontecerá no auditório, Rainha dos Apóstolos, em Patameiras nos dias: 16 e 17 de fevereiro; 2, 3, 23 e 24 de março.
Roma, ano 64 d.C.. Desta vez, o imperador Nero está decidido a imolar pelo fogo e em espectáculo público todos os cristãos que consiga capturar. Ao primeiro Papa não resta outra solução senão a de edificar uma Igreja na clandestinidade, unida e assídua na fracção do pão, mas naturalmente receosa de acolher eventuais espiões ou delatores infiltrados.
Enquanto isto, o ex-Procurador Pôncio Pilatos, agora reformado, conta já 70 anos quando recebe a inesperada visita de um vagabundo que lhe reaviva uma inquietação antiga. O misterioso visitante tinha sido afinal, uma cara bem conhecida e influente na Jerusalém de outros tempos, mas agora, pelo menos aparentemente, caído em desgraça.
E uma surpresa ainda maior aguarda o atormentado Procurador: a sua mulher, Cláudia, só agora lhe revela um importante segredo antigo. Ela conhece a verdadeira causa da obsessão doentia do marido. E também a verdadeira cura.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Enceramento do Ano Jubilar de 50 anos de canonização de São Vicente Pallotti


Como família palotina, no dia 26 de janeiro, saímos de Itaipu, Niterói em romaria ao Santuário da Mãe, Nossa Senhora Aparecida, acompanhados pelo nosso pároco  Pe. Casimiro Pac SAC.

Apesar das fortes chuvas, inundações, troca de ônibus, conseguimos chegar e nos reunir com nossos irmãos na fé  para a celebração  eucarística, do jubileu de Ouro de canonização de nosso Pai Fundador, São Vicente Pallotti.


Com o coração alegre, reencontramos muitos irmãos que fazem parte de nossa caminhada na UAC, por esse Brasil afora. A nossa Região, Mãe da Misericórdia , estava muito bem representada por leigos, padres, seminaristas, noviços, irmãs e Juventude Palotina.





Logo após a Eucaristia, presidida pelo bispo palotino, D. Julio Endi Akamine e concelebrada por muitos padres palotinos advindos de várias regiões do Brasil; a grande família se reuniu no Auditório para recebermos as relíquias de Pallotti  que encerrava ali sua visita às paróquias palotinas.



O presidente da UAC no Brasil, Dario Ivatuik, abriu o encontro, agradecendo a todos pela presença, em seguida o Bispo D. Julio, dirigiu-nos a palavra, falando da alegria e emoção de estarmos reunidos, como família, na casa da Mãe. A Juventude Palotina do Rio de Janeiro, apresentou uma encenação de alguns momentos da vida de São Vicente Pallotti.



Para finalizar tivemos as palavras do Secretário Geral da UAC, Pe. Rory, traduzidas pelo Pe. Daniel Rocchetti.
Voltamos para casa felizes e renovados, por termos tido a oportunidade de vivenciarmos o Carisma Palotino da Unidade em torno da Mãe Igreja  e fortalecidos, como os  apóstolos  no Cenáculo em Pentecostes, dispostos a anunciar com todo amor a Boa Nova de Cristo.
Vera Regina Tavares

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Dia de São Vicente Pallotti em Itaipu


As comemorações do dia de São Vicente Pallotti em Itaipu começou no dia 18 com o inicio do tríduo.
Durante estes dias foram celebradas as missas e depois confraternização. No dia de Pallotti foi celebrada a Santa Missa Solene, presidida pelo Bispo Emérito de Niterói, Dom Alano Maria e concelebrada por nosso Pároco Pe. Casimiro.


A Homilia foi realizada pelo diácono Marcos Sanches, membro empenhado da UAC. Ao final da Missa a UAC presenteou Dom Alano com livro sobre São Vicente Pallotti. E também agradeceu a Deus por que neste dia completa 5 anos que o pe. Casimiro é pároco em Itaipu.



A missa terminou e todos os membros da UAC foram confraternizar com o bispo em um jantar no salão paroquial. Em clima fraterno e de união os membros reunidos na mesma mesa com o clero.
Ideal de Pallotti, onde todos estão juntos.
Que São Vicente Pallotti interceda a Deus por todos nós! Amém.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Festa de São Vicente Pallotti em Portugal


Preparamos os nossos corações para festa de São Vicente Palloti com oração. Na segunda-feira, dia 21 de janeiro, na capela da Sagrada Família em Odivelas teve lugar a vigília de oração com presença de Pe. Artur e o Pe. Adalberto preparada e conduzida pela Juventude Palotina.

Nossos Jovens Palotinos com muito amor e entrega, prepararam um momento de profunda oração. São Vicente nos deu como regra a frase: “Que a minha vida, seja a vida de Cristo, e que Cristo seja a minha vida”. Foi com estas palavras que os nossos Jovens Palotinos e comunidade mergulharam no verdadeiro espírito de oração reavivando a Luz de Cristo em seus corações. Unidade entre os cristãos era o grande desejo de Pallotti. Fundou a União do Apostolado Católico com o objetivo de reavivar a fé e reacender a caridade entre os cristãos. Mostrando a unidade como grande família Palotina em Portugal reunimos-nos num só lugar (comunidade de Febres e Odivelas) para juntos celebrarmos a grande festa jubilar dos 50 anos de canonização de São Vicente Pallotti.

A solene celebração começou no dia 22 de janeiro às 20 horas na igreja da Divina Misericórdia em Odivelas, com a presença dos sacerdotes palotinos que trabalham em Portugal, iniciou se a Santa Missa. Durante a procissão os membros da União do Apostolado Católico entraram com o quadro da Rainha dos Apóstolos e de São Vicente Pallotti e com nossos sacerdotes Pe. João Pedro, Pe. Luis Mauricio, Pe. Adalberto (comunidade de Febres), e Pe. João Francisco, Pe. Artur (comunidade de Odivelas).

A Eucaristia foi presidida pelo reitor da comunidade local Pe. João Pedro. Todos unidos por este amor que nos impele e nos chama a este mesmo Espírito de servir e Amar, nossos Jovens Palotinos e o coro Magnificat cantaram com todo o amor e fervor nesta solene celebração. A homilia foi feita por todos os padres e cada um falou sobre um aspecto da festa e do nosso santo.


Pe. Artur lembrou dia 20 de janeiro de 1963, quando em Roma o Papa João XXIII, durante o Concilio Vaticano II proclamou Vicente Pallotti santo. Pe. Adalberto falou sobre fé e caridade. “Aumentai a fé e reacender a caridade entre os homens” essa frase Pallotti estava repetindo em todos os momentos mostrando que a caridade – sinônimo de amor esta ligada com a fé. Pe. João Francisco mostrou o chamamento para santidade. “Sede santos porque Eu sou Santo”, diante este apelo Vicente Pallotti procurou convidar a todos os batizados para que vivesse a sua fé como o testemunho de vida para levar a mensagem de Jesus em todos os seus lugares.

Cooperação como um ato de realizar um projeto em comum foi apresentado pelo Pe. Luís Mauricio. Para conseguir realizar esse acto tem haver amor, precisa se apaixonar por Jesus. Colaborar todos com o mesmo Espírito e com o mesmo propósito. Até na Santa Eucaristia precisamos da colaboração de todos. Pe. João Pedro lembrou se do inicio do apostolado palotino em Portugal que começou no ano 1943 com trabalho do Pe. Wojciech Turowski SAC. Apostolado significa fazer tudo o que podemos para a glorificação de Deus e a salvação do próximo, cada um dentro das suas possibilidades, com seus dons e carismas para que a Igreja seja de todos e que cumpra a sua missão. Apostolado é uma maneira de ser e não de estar.


Durante o ofertório membros da UAC ofereceram os livros que servem na formação palotina, sandálias como sinal que o apostolo não pode ficar parado, batina palotina lembrando que precisamos de padres que vão imitar são Vicente Pallotti, vela mostrando para nós a luz que é Jesus Cristo e pão e uva que oferecemos para se tornarem na Eucaristia o Corpo e Sangue de Cristo.


No fim da Missa todos juntos cantamos o Hino de São Vicente Pallotti e depois partimos todos para um convívio e partilha comemorando a festa do nosso Fundador. 
Fátima Oliveira

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Café concerto e Vigília da Juventude Palotina


A Juventude Palotina de Portugal organizou, no dia 19 de Janeiro, mais um café concerto, pretendendo animar a vida paroquial de Odivelas com três horas de descontração e muita animação!



Dois dias depois, num clima de oração, o grupo encontra-se com o Senhor para celebrar o dia de S.Vicente Pallotti.




José Sapata