quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Festa de São Vicente Pallotti em Portugal


Preparamos os nossos corações para festa de São Vicente Palloti com oração. Na segunda-feira, dia 21 de janeiro, na capela da Sagrada Família em Odivelas teve lugar a vigília de oração com presença de Pe. Artur e o Pe. Adalberto preparada e conduzida pela Juventude Palotina.

Nossos Jovens Palotinos com muito amor e entrega, prepararam um momento de profunda oração. São Vicente nos deu como regra a frase: “Que a minha vida, seja a vida de Cristo, e que Cristo seja a minha vida”. Foi com estas palavras que os nossos Jovens Palotinos e comunidade mergulharam no verdadeiro espírito de oração reavivando a Luz de Cristo em seus corações. Unidade entre os cristãos era o grande desejo de Pallotti. Fundou a União do Apostolado Católico com o objetivo de reavivar a fé e reacender a caridade entre os cristãos. Mostrando a unidade como grande família Palotina em Portugal reunimos-nos num só lugar (comunidade de Febres e Odivelas) para juntos celebrarmos a grande festa jubilar dos 50 anos de canonização de São Vicente Pallotti.

A solene celebração começou no dia 22 de janeiro às 20 horas na igreja da Divina Misericórdia em Odivelas, com a presença dos sacerdotes palotinos que trabalham em Portugal, iniciou se a Santa Missa. Durante a procissão os membros da União do Apostolado Católico entraram com o quadro da Rainha dos Apóstolos e de São Vicente Pallotti e com nossos sacerdotes Pe. João Pedro, Pe. Luis Mauricio, Pe. Adalberto (comunidade de Febres), e Pe. João Francisco, Pe. Artur (comunidade de Odivelas).

A Eucaristia foi presidida pelo reitor da comunidade local Pe. João Pedro. Todos unidos por este amor que nos impele e nos chama a este mesmo Espírito de servir e Amar, nossos Jovens Palotinos e o coro Magnificat cantaram com todo o amor e fervor nesta solene celebração. A homilia foi feita por todos os padres e cada um falou sobre um aspecto da festa e do nosso santo.


Pe. Artur lembrou dia 20 de janeiro de 1963, quando em Roma o Papa João XXIII, durante o Concilio Vaticano II proclamou Vicente Pallotti santo. Pe. Adalberto falou sobre fé e caridade. “Aumentai a fé e reacender a caridade entre os homens” essa frase Pallotti estava repetindo em todos os momentos mostrando que a caridade – sinônimo de amor esta ligada com a fé. Pe. João Francisco mostrou o chamamento para santidade. “Sede santos porque Eu sou Santo”, diante este apelo Vicente Pallotti procurou convidar a todos os batizados para que vivesse a sua fé como o testemunho de vida para levar a mensagem de Jesus em todos os seus lugares.

Cooperação como um ato de realizar um projeto em comum foi apresentado pelo Pe. Luís Mauricio. Para conseguir realizar esse acto tem haver amor, precisa se apaixonar por Jesus. Colaborar todos com o mesmo Espírito e com o mesmo propósito. Até na Santa Eucaristia precisamos da colaboração de todos. Pe. João Pedro lembrou se do inicio do apostolado palotino em Portugal que começou no ano 1943 com trabalho do Pe. Wojciech Turowski SAC. Apostolado significa fazer tudo o que podemos para a glorificação de Deus e a salvação do próximo, cada um dentro das suas possibilidades, com seus dons e carismas para que a Igreja seja de todos e que cumpra a sua missão. Apostolado é uma maneira de ser e não de estar.


Durante o ofertório membros da UAC ofereceram os livros que servem na formação palotina, sandálias como sinal que o apostolo não pode ficar parado, batina palotina lembrando que precisamos de padres que vão imitar são Vicente Pallotti, vela mostrando para nós a luz que é Jesus Cristo e pão e uva que oferecemos para se tornarem na Eucaristia o Corpo e Sangue de Cristo.


No fim da Missa todos juntos cantamos o Hino de São Vicente Pallotti e depois partimos todos para um convívio e partilha comemorando a festa do nosso Fundador. 
Fátima Oliveira

3 comentários:

vera disse...

Que festa linda!!!
Sem dúvidas percebe-se a mão do reitor, forte presença palotina à animar toda comunidade com a cooperação de todos os queridos padres.
Que Deus mantenha sempre acesa essa chama pela intercessão da Rainha dos Apóstolos.
Um forte abraço a todos, Vera

Catari disse...

Que lindo... Queria um dia poder participar ai, parecem pessoas muito acolhedoras...
Beijos Catari

Catari disse...

Gostaria de um dia participar das festas aí em Portugal, as pessoas parecem muito acolhedora...
Bjs Catari