terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Belém - Fevereiro de 2013, nº 77

CELEBRAÇÕES DO FINAL DO ANO JUBILAR – ROMA

A Família Palotina, com gratidão e alegria, esteve reunida para encerrar as celebrações dos cinquenta anos da Canonização de São Vicente Pallotti, em Roma. O tema do Ano Jubilar: “Fazei brilhar a santidade de Deus”, permeou todas as celebrações. Gabriella Acerbi (Comunidade da Quinta Dimensão), presidente da Comissão Organizadora do Ano do Jubilar, ficou responsável pelo acolhimento dos participantes, todos os dias. No sábado, dia 19 de janeiro, com um número muito grande de participantes, começou o Tríduo na Igreja do Espírito Santo dos Napolitanos. Pe. Jacob Nampudakam, Reitor Geral e Assistente Eclesiástico da União, expressou sua gratidão ao Pe. Francesco Bartoloni, Moderador Geral dos Missionários do Preciosíssimo Sangue, que presidiu a Eucaristia. Em sua homilia, o Pe. Francesco falou da afinidade entre os Fundadores Gaspar del Bufalo e Vincente Pallotti, em seu espírito missionário e na sua colaboração, e dos laços fraternos existentes, ainda hoje, entre os membros das duas fundações. No final da missa, que foi animada pelas Irmãs Palotinas, Pe. Natalino Zagotto, Reitor da Igreja, homenageou São Vicente Pallotti, lembrando da sua vida e dos seus sofrimentos naquele local, que ele chamava de “pátria” do mundo da Família Palotina.
Domingo, dia 20 de janeiro, dia do quinquagésimo aniversário da Canonizção do nosso Santo Fundador, uma grande multidão reuniu-se sob as colunas da Igreja de São Pedro, com um lenço branco com a imagem de São Vicente Pallotti, em busca de abrigo por causa da chuva. Uma simpática Irmã Palotina saudou os membros e os amigos da Família Palotina e aos que vieram da Região da Úmbria, San Giorgio di Cássia, de onde é oriunda a família de São Vicente Pallotti. Em seguida, todos os membros e amigos da Família Palotina presentes se reuniram na Basília para a celebração da Missa Jubilar.
O Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, presidiu a Missa Jubilar e foi calorosamente recebido pelo Pe. Jacob. Em sua homilia, o Cardeal descreveu Pallotti como um dom para a Igreja, citando homilias de vários papas e as palavras de algumas testemunhas no processo de canonização, que foram contemporâneas de São Vicente Pallotti. Ao concluir sua homilia, o Cardeal lembra que o Fundador chama os numerosos membros da Família Palotina, hoje, para reavivar a fé e a reacender a caridade como discípulos alegres e entusiasmados por Jesus e pelo mundo, seguindo a mensagem do Evangelho de maneira radical. O Coro da UAC, através de hinos cantados em várias línguas, expressou algo da universalidade da União, inspirada por Pallotti.

A tarde do dia do Jubileu foi marcada por “encontros com as famílias”, na Igreja de São Salvador in Onda. Houve uma apresentação, entrevistas e testemunhos dos que estiveram presentes nas comemorações no ano de 1963, e uma partilha das memórias históricas e das experiências espirituais. Os descendentes de Pallotti de São Giorgio di Cassia e seu pároco ficaram emocionados com as apresentações. Os três Superiores Gerais, no discurso de encerramento, com a Igreja lotada, encorajaram a todos para um novo recomeço com Cristo, Apóstolo do Pai, como fez Pallotti. Ao concluir as celebrações do Ano Jubilar, em Roma, Pe. Jacob falou das muitas graças recebidas durante este ano e, em particular, dos frutos semeados que desencadearam no projeto missionário no Peru. Anunciou, também, que o Cardeal Tarcisio Bertone enviara uma mensagem para a Família Palotina, parabenizando-a pelo Ano Jubilar, em nome do Santo Padre.
Na segunda-feira, dia 21 de janeiro, Pe. Gilberto Orsolin, Reitor da Igreja de São Salvatore in Onda e da Comunidade da Casa Generalícia, celebrou uma Missa com os estudantes, professores, funcionários e as Irmãs da Mãe do Divino Amor. No mesmo dia, a Igreja de São Vicente Pallotti, mais uma vez, estava repleta de pessoas, à noite, para a missa da vigília em honra do santo. Os estudantes da Pontifícia Universidade Urbaniana animaram a missa, e o Pe. Tadeo Woida, SAC, recém-nomeado Subsecretário da Congregação para a Evangelização dos Povos, foi o celebrante principal. Em sua homilia, ele falou que Pallotti conseguiu conscientizar as pessoas sobre a presença do amor de Deus, e, por isso, é possível que também nós façamos o mesmo, se nos esforçarmos para sermos santos hoje. Como já é tradição, um seminarista (da China este ano) respondeu à carta de encorajamento enviada por Pallotti aos estudantes da Urbaniana, pois a mesma não havia tido resposta.
Na terça-feira, dia 22 de janeiro, a Família Palotina reuniu-se novamente, desta vez em Sant’Andrea della Valle, uma enorme Basílica onde São Vicente Pallotti iniciou o Oitavário da Epifania e se prolongou durante cento e vinte e oito anos. Naquele lugar, Pallotti fez o seu “Apelo de maio” a todo o povo de Deus. Pe. Jacob Nampudakam, por sua vez, convidou a Família Palotina a começar uma renovada viagem espiritual e apostólica à luz da espiritualidade e do carisma de São Vicente Pallotti. Um coral composto por crianças, da paróquia palotina de Nápoles, o coro da UAC e das meninas da Pia Casa de Caridade, abrilhantaram a Celebração Eucarística de encerramento. Todos os participantes receberam uma vela de Pallotti acesa da chama da vela grande do Jubileu, pelos três Superiores Gerais, como sinal de nosso chamado para sermos luz no mundo. Todos juntos, leigos, religiosos e membros ordenados da UAC renovaram seu compromisso apostólico. Que São Vicente Pallotti possa ajudar seus filhos e filhas a serem autênticos discípulos missionários, dando fiel testemunho da santidade de Deus, na Igreja e no mundo de hoje. 

Pe. Gilberto Orsolin, SAC
Consultor Geral e Representante da UAC no Conselho Geral da SAC

Nenhum comentário: