quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

De Oceano a Oceano

O Apostolado Mundial de Fátima é membro do comité organizador da peregrinação internacional do ícone de Nossa Senhora de Czestochowa, em favor da defesa da Vida, que já decorre pela Europa desde o ano passado. É também conhecida como peregrinação “De Oceano a Oceano” por ter iniciado em Vladivostok, na Rússia, junto ao oceano Pacífico, e vir a ter o seu términus em Fátima, Portugal, junto ao oceano Atlântico. 
Em Fevereiro de 2012, vários líderes católicos de movimentos pró-vida da Europa, a maioria ligados à organização Human Life International, reuniram-se no mosteiro de Jasna Gora, na cidade polaca de Czestochowa, para confiarem a Nossa Senhora, na presença do seu ícone, a defesa da Vida e das Famílias e lançar oficialmente esta peregrinação.
Trata-se de fazer peregrinar um dos ícones mais venerados por Católicos e por Ortodoxos. O lema da campanha é “Leste e Oeste em defesa da vida”, dando resposta ao apelo do Beato João Paulo II na sua encíclica Evangelium Vitae: “É urgente uma grande oração pela vida que abarque o mundo inteiro.”
O ícone já percorreu mais de 30.000 km e passou por países como a Rússia, Ucrânia, Polónia, República Checa, Hungria, Áustria, Alemanha, Suíça, Itália, Bélgica, França, entre outros, num total de 23 países. Encontra-se neste momento em Espanha, onde, a exemplo dos outros países, tem sido acolhido entusiasticamente nas várias dioceses e paróquias pelos bispos, sacerdotes e numerosos leigos.
A data de chegada a Portugal está prevista para o dia 2 de Março próximo. A entrega será feita em Badajoz, pela delegação de Espanha. Seguirá depois para Fátima onde ficará alguns dias para veneração antes de partir em peregrinação pelas dioceses do nosso país. Se alguém estiver interessado em juntar-se à comitiva que irá buscar o ícone junto da fronteira com Portugal, é favor contactar o Apostolado Mundial de Fátima, de forma a organizarmos os detalhes. Os Bispos de Portugal foram todos informados sobre esta iniciativa e o roteiro definitivo será elaborado a partir das respostas que nos chegarem das várias dioceses.
No dia 7 de Abril, haverá uma celebração solene com o ícone no Santuário de Fátima, iniciando com a recitação do Rosário na Capelinha das Aparições, pelas 14h00 seguindo-se depois a procissão e a Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade. Para esta celebração solene, agradecemos a presença de todos, de modo particular os que estão mais sensíveis a esta nossa causa.
Queremos também aproveitar esta oportunidade para vos pedir que nos ajudem a divulgar esta iniciativa através dos vossos contactos e sobretudo, que se disponibilizem para colaborar na organização deste evento a nível diocesano ou paroquial. Numa altura em que aguardamos ainda respostas das dioceses para definir o itinerário da peregrinação, é importante que os leigos mostrem aos seus Pastores que podem contar com eles para colaborar na logística da receção do Ícone de Czestochowa. Esta é uma boa ocasião para que todos juntos, agentes da pastoral familiar, grupos de oração, movimentos pró-vida, comunidades religiosas e tantos outros, possam unir-se a este evento nacional de sensibilização e oração pela defesa da Vida. Uma iniciativa que se integra perfeitamente no âmbito das celebrações do Ano da Fé!
Acreditamos que somos privilegiados por poder participar numa campanha como esta. Esperamos que ela traga frutos abundantes ao nosso país e uma nova esperança para todos, confiando a Vida e as Famílias nas mãos de Nossa Senhora, Rainha da Paz.
Esperamos mantermo-nos em contacto. Pode-se utilizar o e-mail: deoceanoaoceano@worldfatima.com
Com os nossos respeitosos cumprimentos,
Nuno Prazeres / Ana Reis
Apostolado Mundial de Fátima – Secretariado Internacional

Nenhum comentário: