sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Belém - Janeiro de 2013, nº 76


Caros leitores de Belém,

Saudações de Roma, com os melhores votos de Feliz Ano Novo cheio de muitas bênçãos! Como o tempo voa! 
Rapidamente, chegaram ao fim as celebrações do Ano do Jubileu de 50º aniversário da canonização de São Vicente Pallotti. Além disso, durante o mês de Outubro, o Santo Padre, o Papa Bento XVI, inaugurou o "Ano da Fé". Esses são dois eventos importantes em nossa vida cristã e Palotina. Os membros do Secretariado Geral para a Formação procuraram avaliar a importância desses dois eventos para a família Palotina e tentaram identificar as implicações práticas que o Ano Jubilar e o Ano da Fé têm para nós. Por isso, decidimos entrevistar o Pe. Jacob Nampudakam, Reitor Geral e Assistente Eclesiástico da UAC, para sabermos a sua opinião sobre esses dois eventos. Eis a resposta!
Pe. Jacob, como a Família Palotina está vivenciando os festejos do Ano Jubilar e o Ano da Fé?

Desde os tempos da minha formação no seminário, graças a Deus, eu senti o fascínio pela pessoa, pela espiritualidade e pelo carisma de São Vicente Pallotti. Mais tarde, tive a oportunidade de vir à Roma, para realizar alguns estudos e assim eu tive a oportunidade de aprender mais sobre esse santo. Quando voltei para a Índia, tinha como prioridade a formação palotina dos Candidatos do Período Introdutório. Fiz pequenas peças teatrais, programas musicais, esboços com base na espiritualidade de Pallotti, preparados pelos alunos, para depois serem apresentados.  Através da longa colaboração com os Secretariados Gerais para o Apostolado e para a Formação e depois no Regime Geral de nossa Sociedade, tive a oportunidade de conhecer e experimentar a grandeza de São Vicente Pallotti.
Conto essa história pessoal para enfatizar que, por meio desse encontro pessoal com a pessoa de nosso Santo Fundador, me apaixonei pela sua espiritualidade e pelo seu carisma. Diante disso, me sinto hornarado por essa oportunidade, que poucos tiveram . Como costumo dizer, São Vicente é um "tesouro a ser descoberto" na família Palotina e na própria Igreja. Isso significa que há um longo caminho a ser percorrido antes deste tesouro ser totalmente descoberto e colocado ao serviço da Igreja universal.
Como essas questões estão relacionadas ao "Ano da Fé", proclamado pelo Santo Padre Bento XVI? A preparação do  "Ano da Fé" dependerá muito do nosso espírito de comunhão com a Igreja e nossa consciência do valor e da importância do nosso carisma como uma ferramenta, valor profético inestimável, para um autêntico reavivamento da fé do Povo de Deus. Isso implica na utililzação de todos os meios disponíveis para fazer com que os nossos membros tornem-se conscientes da importância e da urgência do Ano da Fé, convidando-os a participar de modo que se realize de maneira mais completa a espiritualidade e a visão eclesial de São Vicente Pallotti.
No final do Ano Jubilar da canonização do nosso Fundador, qual a sua avaliação do caminho percorrido pela Família Palotina?

Durante o Ano Jubilar da canonização de São Vicente Pallotti houve, certamente, muitas iniciativas positivas para a renovação espiritual e apostólica em toda a família Palotina. O Jubileu tinha como Lema: "Fazei replandecer a santidade de Deus" (Mt 5:16) era algo estimulante e desafiador. A oração do jubileu foi rezada em muitas partes do mundo. É difícil enumerar aqui todas as iniciativas empreendidas em todo o mundo. Eis algumas espiritualmente edificantes: 1. A celebração mais atenta e cuidadosa dos sacramentos; 2. Adoração do Santíssimo Sacramento; 3. Maior fidelidade ao sacramento da Confissão; 4. Inúmeros seminários sobre questões relacionadas ao Ano Jubilar, como a santidade da nova evangelização, etc.; 5. Cursos de formação em Roma e em outras partes do mundo Palotino; 6. Iniciativas dos Institutos Pallotti 7; A publicação de vários livros e outras literaturas de Pallotti; 8. Peregrinações; 9. A jornada espiritual com as relíquias de Pallotti (esta foi uma das iniciativas mais bem-sucedidas); 10. Retiros Palotinos; 11. Publicação de artigos religiosos, pinturas, medalhas, estátuas, terços, obra de arte, vídeos, etc. Entre todas essas iniciativas, o mais importante foi o esforço que cada um fez para crescer sempre mais no relacionamento com Deus, através de uma vida de oração enraizada na Palavra de Deus. De fato, a conversão pessoal diária é a forma mais eficaz da "nova evangelização".


Pe. Jacob, na sua opinião, quais são os elementos mais importantes que ajudariam a família Palotina a permanecer fiel ao seu carisma?

Fazer com que São Vicente Pallotti seja mais conhecido e amado! Essa é a resposta mais simples. Enquanto não descobrimos o valor de uma coisa não seremos capazes de trabalhar de maneira  suficiente. O "tesouro a ser descoberto" deve ser trazido à luz! E nós, realmente, queremos trazer à luz o tesouro do nosso carisma? Em última análise, pensamos em ações muito concretas, a saber: 1. A formação e a animação dos membros da família Palotina no espírito do nosso fundador; 2. A apresentação do perfil palotino em todas as nossas atividades apostólicas; 3. Aprofundar nos estudos, na reflexão e na oração sobre a nossa espiritualidade e o nosso carisma nas nossas Faculdades Teológicas, Institutos Pallotti, nos Centros de Pastoral e os membros em particular; 4. Forte compromisso com a União do Apostolado Católico para estudo e reflexão mais aprofundada sobre os elementos espirituail, teológico, pastoral e estrutural da realidade da Igreja; 5. Oferecer o nosso carisma para o serviço da Igreja e não permanecermos fechados em nós mesmos; 6. A utilização dos meios de comunicação, tais como a publicação de mais literatura Palotina em várias línguas, utilizando a internet, facebook, rádio, televisão, etc.; 7. A realização da eclesiologia Palotina em nossas paróquias, instituições de ensino, comunidades, casas de formação, etc.; 8. Atingir mais nações com espírito missionário; 9. Desenvolver trabalhos típicos palotinos; 10. Dar mais importância para a celebração das festas especiais Palotinas, como o Oitavário da Epifania, novena e tríduo da festa de São Vicente Pallotti, a devoção à Maria, Rainha dos Apóstolos, etc.
O elenco de possibilidades não é exaustivo. Depende apenas da criatividade, das possibilidades e da paixão manifestada nas diferentes partes do mundo, visto que o carisma de Pallotti pode ser realizado de várias maneiras. Tudo depende de como este grande santo é verdadeiramente conhecido e amado por cada membro! Mas, a devoção a Pallotti ou compromisso em relação ao seu carisma não é um fim em si mesmo. Por meio dele e da sua visão carismática, queremos construir o reino de Deus. Em última análise, somente Deus nos interessa, e isso ficou muito claro na vida de Pallotti.
O Boletim “Belém” é outro passo dado pelo Secretariado Geral para a Formação, a fim de que São Vicente Pallotti e a sua vida sejam mais amados e conhecidos pelos seus filhos e suas filhas, bem como por todos os membros da União.
Espero que esta pequena iniciativa do Secretariado continue também no futuro, sem interrupção. A paixão pelo nosso Fundador, em nossos corações, deve ser traduzido em ações concretas como este noticiário, para o benefício de toda a família Palotina.
Em nome dos membros do Secretariado Geral para a Fromação, gostaria de expressar minha profunda gratidão ao Pe. Jacob Nampudakam que compartilhou comigo e com os leitores de “Belém” seus pensamentos e sugestões práticas sobre o Ano Jubilar e sobre o Ano da Fé. Esperamos  que essas ideias sejam uma rica fonte de inspiração, tanto no âmbito pessoal quanto comunitário.

Ir. Stephen Buckley, SAC

Nenhum comentário: