segunda-feira, 18 de março de 2013

Catequese em Santarém


No domingo, dia 17 de março,  o Grupo DPC – Despertar, Comunicar e Partilhar, da Catequese da Paróquia do Santíssimo Nome de Jesus, em Odivelas, realizou mais um passeio temático. Desta vez cerca de 80 adolescentes da catequese, junto com alguns dos catequistas, foram ao santuário do Santíssimo Milagre, em Santarém. Logo depois da chegada escutámos a história do Milagre de Santarém.

No ano de 1247, governava a Igreja o Papa Inocêncio IV, sendo Regente D. Afonso III, sucedeu em Santarém um caso maravilhoso que as crónicas antigas relatam detalhadamente e cuja recordação ainda hoje se mantém, com grande fervor, sob a denominação de Santíssimo Milagre. Vivia em Santarém, uma mulher bastante desconsolada pelos maus tratos do seu marido. Foi aconselhada por uma bruxa, a que, quando fosse à Eucaristia e no momento de receber a Eucaristia, escondesse a hóstia sagrada, para depois lha entregar.

De tal sorte que, dali em diante, viveria bem com seu marido e acabariam os maus tratos. Assim procedeu a mulher. Depois de naturais hesitações, foi à Igreja de Santo Estêvão, confessou-se, e, recebida a Sagrada Partícula, com suma cautela a tirou da boca, embrulhando-a no véu. Saiu prestes da Igreja, e encaminhou-se para a casa da feiticeira. Mas, então, sem que ela o notasse, do véu começou a escorrer Sangue, que, visto por várias pessoas, as levou a perguntar à infeliz que ferimentos tinha. Advertida do facto, correu logo confusa e envergonhada, para casa, escondendo o pano com a hóstia num outro pano e metendo-o na arca onde guardava a roupa, fechando-a depois à chave.

Na noite seguinte, já com o marido em casa, acordam e vêem sair raios de luz da arca, ecoando nela suaves músicas. Depois de confessar ao marido, ambos se ajoelharam perante a arca, que se abriu e ali estiveram em oração até que ao clarear da manhã, avisaram o pároco de Santo Estevão. O sacerdote, avisou toda a vizinhança, e logo tornou público o Milagre, em toda a povoação. Reunidos todos os clérigos, foram ao quarto onde se encontrava a arca, tiraram a hóstia Sagrada, com algumas gotas de sangue e colocaram-na num cibório, sendo levada para o templo da freguesia onde aconteceu o milagre.

Depois foi colocada dentro de uma custódia de cera, para melhor conservar a Sagrada Partícula e o sangue que dela saíra. Durante muito tempo esteve a Sagrada Partícula guardada dentro da cera, mas um dia, sendo necessário abrir o sacrário, encontraram a Hóstia Sagrada, não dentro da mesma cera, mas numa pequena custódia de cristal, sem que se soubesse como ali fora metida. No fundo da custódia, vê-se a Hóstia Sagrada com Sangue. Visto de perto, mostra a mesma cor e forma, como se fosse vivo e fresco. O interior da custódia está quase todo banhado em Sangue. 

Logo depois começou a Santa Missa celebrada pelo Pe. Artur Karbowy SAC. Em cima do altar todos estavam vendo a custodia com Hóstia Sagrada com Sangue e no altar aconteceu o mesmo milagre da transformação do pão e vinho em Corpo e Sangue de Jesus Cristo. O Pe. Artur lembrou a todos de que precisamos de ter grande fé para ver em cada hóstia consagrada o mesmo milagre e que aquele milagre de Santarém nos foi concedido para fortalecer a nossa fé. 


Depois da santa Missa visitamos o pequeno museu do Milagre e podemos de perto adorar a Hóstia Sagrada com Sangue. Saindo da igreja de Santo Estevão fomos visitar a casa onde morava a mulher do milagre. No local onde estava a casa da mulher há uma ermida fundada em 1654, conforme diz a lápide:
 "Desta casa onde Deus fez o Santíssimo Milagre no ano de 1266, a fizerão Igreja, o licenciado Manuel dos Reis Tavares e Margarida César de Almeida, e a dotarão, e fazem debaixo do altar dela".




Terminamos a peregrinação para o Santíssimo Milagre mas ainda continuou a nossa visita a Santarém. Divididos em pequenos grupos, brincando, todos visitaram os principais pontos turísticos da cidade, que é considerada a capital do gótico e guarda os restos mortais do Pedro Álvares Cabral.

Nenhum comentário: