terça-feira, 19 de março de 2013

Peregrinação „De Oceano a Oceano” em Odivelas


A cópia da Ícone de Nossa Senhora de Czestochowa chegou à paróquia do Santíssimo Nome de Jesus em Odivelas. Na segunda feira, dia 18 de Março, o Pe. Artur Karbowy SAC com uma equipa de leigos da paróquia foi à sede da obra “Apostolado Mundial de Fátima” em Fátima para receber o Ícone e o levar para Odivelas.


As 17:45, o  Ícone foi recebido pelos paroquianos, juntamente com o pároco, Pe. João Francisco Pietrus SAC. Logo depois da chegada, com grande alegria, foi levada para a igreja matriz, onde vai ficar até à noite do dia 21 de março.


O Pe. João Francisco lembrou a história do Ícone e destacou o grande privilégio que temos, podendo receber Nossa Senhora de Czestochowa e rezar pela vida e família diante da imagem dela. Todos fizeram o Ato de Consagração a Nossa Senhora, com palavras do beato João Paulo II, escritas na encíclica Evangelium Vitae. Em seguida começou a oração de terço em defesa da vida e a santa Missa, celebrada pelo Pe. José Zavorski SAC.



Durante o dia, todos são convidados para fazer junto do Ícone de Nossa Senhora de Monte Claro a oração pela vida e pelas famílias. A cada dia, a partir das 21:00 horas, a oração é conduzida pelos diferentes grupos da paróquia. 



O Ícone de Nossa Senhora de Czestochowa está em peregrinação pela defesa da Vida. Trata-se de uma réplica do Ícone original, feita segundo os cânones e métodos usados na escrita dos ícones. Desde que iniciou o seu percurso no dia 15 de junho de 2012, já percorreu mais de 30.000 quilómetros e visitou 23 países. A peregrinação é uma iniciativa conjunta de vários movimentos pró-vida, entre eles a organização Human Life International. É também designada como peregrinação “De Oceano a Oceano” por se ter iniciado em Vladivostok, na Rússia, junto ao oceano Pacífico, e terminar em Fátima, Portugal, junto ao oceano Atlântico.



O lema desta campanha é “Leste e Oeste em defesa da vida”, dando assim resposta ao apelo do Beato João Paulo II na sua encíclica Evangelium Vitae: “É urgente uma grande oração pela vida que abarque o mundo inteiro.” A imagem representa a Mãe de Deus segundo o tipo iconográfico “Hodegetria”, isto é, “Aquela que mostra o caminho”. Nele vemos a Virgem Maria que segura o Menino Jesus num dos braços e para Ele aponta com a mão direita, indicando-O como fonte da vida e de salvação da humanidade.


Segundo a tradição, o Ícone original foi escrito pelo evangelista São Lucas sobre o tampo da mesa em cipreste da casa da Sagrada Família, em Nazaré. Encontra-se desde 1382 no Santuário de Jasna Góra (Monte Claro), na Polónia. Em 1430, numa tentativa de roubo e profanação, o Ícone foi vandalizado, tendo o rosto de Maria sido desfigurado pelos cortes de uma espada. Depois do restauro, as cicatrizes mantiveram--se e são hoje uma das suas características principais. Embora intimamente ligado à história de uma Polónia sofrida mas persistente na fé, o Ícone é porém conhecido e venerado pelo mundo fora, tanto no Ocidente como no Oriente.
Pe. Artur

Nenhum comentário: