segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Apóstolos Hoje – outubro de 2013

Nova Evangelização em Família

Acredito que o modo justo para compreender o tema da nossa reflexão seja a capacidade de mergulhar no mistério da Sagrada Família de Nazaré, a Família de Nossa Senhor Jesus Cristo, reconhecendo-a com os olhos de Maria.
Propriamente assim fazia S. Vicente Pallotti no seu dia a dia ou seja, ele não se distanciava se quer um minuto de contemplar a imagem da Mãe do Divino Amor e nos  deixou como “lugar” privilegiado do encontro para todos os membros da União, de toda a nossa Família – o Icone da Rainha dos Apóstolos. 
O mês de Outubro nos leva diretamente a individuar o dia 07 de Outubro de 1571, quando o Papa Pio V instituiu a comemoração da Beata Virgem Maria do Rosário como forma de agradecimento após a vitória na batalha de Lepanto entre o exército cristão e aquele turco. A partir daquele evento, de fato, o mês de Outubro se tornou o mês da oração do Rosário.
É um mês no qual milhares de famílias em todo o mundo se reunem cada dia para refletir sobre a vida de Jesus em comunhão com Maria.
O retorno ao passado, à oração dos nossos nonos e nossos pais, o retorno à origem da Igreja, o renovamento daquilo que já parece arcaico e inútil: eis a “Nova Evangelização, no qual tudo aquilo que é “velho” se torna “novo” ( Lc 1,26-38).
“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível. Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela”.
Perguntemo-nos portanto, de modo “novo”, com Maria, que coisa significa esta saudação. Na oração do Santo Rosário todos nós nos tornamos participantes. Poder-se-ia dizer com S. Vicente Pallotti: “O Pai que me criou está aqui – o Filho que me redimiu está aqui – o Espírito Santo que me santificou está aqui. Eu estou em companhia das três Pessoas da Santíssima Trindade – Oh! que companhia!” OOCC XI p. 236
Oh! que companhia ... e ainda mais com Nossa Senhora, S. José e os Anjos ... pelo menos o Arcanjo Gabriel.
A meditação dos Mistérios do Rosário é entrar com Maria na vida de Jesus. Pode-se dizer que o Santo Rosário é o Evangelho de Maria, é a vida de Jesus segundo a visão de sua Mãe. 
"O Rosário, de fato, mesmo caracterizado por sua fisionomia mariana, é oração do coração cristológico”. (Rosarium Virginis Mariae, o Beato João Paulo II)
Iniciamos a reflexão dos Mistérios Gozosos com o Mistério da Anunciação. Este primeiro Mistério o encontramos depois de todos os outros Mistérios do Rosário. Em cada Mistério, de fato, por 10 vezes repetimos as palavras do Anjo Gabriel, "Ave Maria ..." O dia da Anunciação (25 de Março, segundo a tradição) é um dia em que o santíssimo ventre de Maria concebeu Cristo - "Novo Adão", e Maria torna-se "Nova Eva". É também o dia do pecado de Adão e Eva no jardim do Édem, bem como o dia da morte de nosso Senhor Jesus Cristo. Que inacreditável coincidência!
"Deus se move porém na dimensão do tempo assim como nós nos movemos na dimensão do espaço” - diz um filósofo - e isto tudo já foi realizado ... ou melhor: continuamente se cumpre. A Anunciação da Virgem Maria é um mistério que de modo admirável meditamos em todas as partes do Rosário, recitando a oração da "Ave Maria" ... é um constante sussurro do Anjo Gabriel que se faz sentir ao longo de toda a oração.
Maria experimentou tantos momentos difíceis: da Anunciação,  passou pela Flagelação e pela Morte do Filho até a sua coroação no Céu e isso não teria sido possível se não tivesse existido aquela voz constante do Anjo Gabriel que sussurava a cada momento: "Ave Maria ... cheia de graça ... o Senhor é contigo ... bendito é o fruto teu ventre ... JESUS”.
Foi uma voz continua que Maria sentia dentro de si, a voz que a ajudou a "viver" a vida.
Aquele Anjo não sussurra em todos os momentos também para nós .... de modo que possamos ter forças suficientes na vida como tinha Maria?
Eu, em cada "Ave Maria", na vida da minha família ouço esta voz confirmada pela vitória de Maria.
Em nossa comunidade paroquial, no centro da Divina Misericórdia "Caritas" nós nos encontramos juntos com os doentes todas as quartas feiras às 18h30min para rezar as quatro partes do Santo Rosário diante do Santíssimo Sacramento. A conclusão da oração é realizada com o agradecimento em comum na celebração da Eucaristia.
Também S. Vicente Pallotti, às quartas feiras e sábados, os dedicava à particular devoção à Nossa Senhora através das diversas formas de penitência.
A oração do Rosário nas quartas feiras, nos permite abraçar em cada Mistério, cada um de nós. É um tempo dedicado a Jesus e a Maria, de modo especial, o tempo no qual eu aprendi muitas coisas de Maria. Até mesmo o lugar de oração é santificado de modo particular enquanto  entre muitas pessoas que sofrem e que rezam, me sinto como que escondido nas chagas de Jesus.
Nos Mistérios que meditamos no Rosário encontramos Maria que fixa atenciosamente e com ternura o olhar a Jesus, vemos S. José, cuja tarefa será o de fazer crescer o Salvador do mundo.
Eu como pai, no meu dia a dia aprendo de S. José como devo educar os meus filhos para que eles possam tornar-se herdeiros de Deus, embora não seja eu o seu Deus.
Nas palavras "Ave Maria cheia de graça" que pronunciamos por bem 203 vezes durante a recitação do Rosário se sente o espírito de consolação contínua de Deus para com Nossa Senhora e para cada com cada um de nós.
Deus, através do seu Anjo sussurra incessantemente seja a Maria no curso de sua vida ou seja a cada um de nós ao longo de todos os mistérios de nossas vidas (começando com os mistérios gozosos, através daqueles da luz, os dolorosos e aqueles gloriosos), que "és cheia de graça", que Ele "é contigo", que és "bendita", segundo a sua promessa, e, enfim, que bendito é Jesus, e nós somos chamados a gerá-Lo todos os dias. Este é o nosso chamado desde o início.
 Anioł Ślązak, poeta e místico escreveu belas e profundas palavras: "É necessário que eu me torne Maria e que gere Deus em mim”.
É uma tarefa da vida para cada um de nós. Então, Ele mesmo glorificará a si mesmo em nós.
“Não o tato, mas Deus!
Não o coração, mas Deus! (OOCC X 131)
S. Vicente Pallotti tinha para com Maria um particular afeto e intimidade. Cada dia rezava o Santo Rosário; a oração do Angelus “ que a rezava sempre de joelhos (em qualquer lugar em que se encontrasse). Pronunciando o nome de Maria tirava sempre o chapéu como sinal de estima e de grande amor e cada manhã pedia a Sua benção”.
Olhando hoje a vida de São Vicente, estou certo de que "o fruto do seu ventre" é Jesus, Deus Amor Infinito.
O Santo Rosário é uma repetição contínua, por muitas vezes, sempre a mesma oração, bem como na vida de S. Vicente, o percorrer as inúmeras vezes ao longo da Via Giulia (do hospital à prisão e vice-versa), e também como a repetição das várias tarefas nas nossas vidas. 
Para mim o Santo Rosário é também o café diário com a família, o mandar os filhos para a escola, o meu trajeto para o trabalho e o voltar para casa, a celebração da Eucaristia e tudo quanto como S. Vicente ... multiplicado. "Cada um de nós tem o seu próprio Rosário de vida" - diz o meu amigo Darek. Eu, agora me encontro na metade dos Mistérios da Luz
Na minha frente ainda existe os Mistérios da Dor e aqueles Gloriosos. Cada um de nós tem o seu próprio Rosário de vida e seria bom que soubéssemos nos encontrar nele. Tenho uma paz no meu coração porque a cada dia o Anjo sussurra para todos nós, à minha esposa, aos nossos filhos, as palavras dirigidas um tempo à Maria:
"Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo ...” (Lc 1,28)
Te saudo, cheia de graça; O Senhor é contigo …
Marek Kalka
Polônia

Nenhum comentário: