quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

IV Assembleia Geral da União do Apostolado Católico


Nos dias 9 a 13 de janeiro 2015 em Grottaferrata, aconteceu a IV Assembleia Geral da União do Apostolado Católico. Participaram dela 37 membros da UAC, entre eles 13 membros do Conselho de Coordenação Geral, 13 Presidentes de Conselho de Coordenação Nacional e pessoas convidadas. 

Assembleia Geral é o mais alto corpo decisório da UAC e acontece em cada três anos. Iniciamos com a Assembleia com a Santa Missa presidida pelo Pe. Jacob Nampudakam SAC – Superior Geral da Sociedade do Apostolado Católico e Assistente Eclesial da UAC.



Pe. Jacob refletindo a leitura do Evangelho – Lc 4, 18 – 19 lembrou que Jesus era cheio do Espirito Santo e por isso poderia pronunciar palavras proféticas. “Iniciando a Assembleia da União oremos pelo derramamento do Espírito Santo sobre cada um de nós. A Assembleia não se destina apenas a planejar grandes projetos com base em pensamentos humanos; não somos capazes de construir União só com a nossa sabedoria e nossa capacidade humana. Deve ser uma obra do Espírito Santo para a construção da Igreja de Jesus Cristo”.



“Se realmente acreditamos que o UAC é a expressão máxima do nosso carisma, o dom do Espírito Santo para Igreja, agora é hora de levá-lo mais de seriamente e demonstrar um maior compromisso com Ela. Isto exige um compromisso de todos os membros da Família Palotina” apelou Padre Jacob.



Durante a Assembleia refletimos sobre os seguintes pontos: Identidade – Atualização teológica, espiritual e pastoral da União para encontrar uma identidade mais clara da nossa associação na Igreja; Formação - Desenvolvimento de uma estratégia mais eficaz na formação; Organização do Conselho de Coordenação Geral e Secretariado Geral da UAC; Avaliação do Estatuto Geral; Gestão econômica e coleta e transparente dos fundos da UAC; Funcionamento do Conselho de Coordenação Nacional; Natureza e funcionamento de Conselho de Coordenação Local; Identificação dos campos apostólicos / missionários para o envolvimento da UAC; Papel das Comunidades de Fundação em promoção do carisma; Declaração da Política de Proteção de Menores.



Assembleia elegeu seguintes membros da União do Apostolado Católico para Conselho da Coordenação Geral da UAC: membros ex oficio: Pe. Jacob Nampudakam SAC, Ir. Ivete Garlet CSAC, Ir. Izabela Swierad SAC; membros eleitos: Ir. Salete Cargnin CSAC Brasil, Pe. Derry Murphy SAC Irlanda, Pe. Stanislaw Stawicki SAC Polônia, Senhora Donatella Acerbi Itália, Senhora Cheryl Sullivan Austrália, Pe. Frnk Donio SAC Estados Unidos, Senhor Marek Kalka Polônia, Senhora Sonia Saldana India, Ir. Marta Lohi SAC Tanzânia, Pe. Eugene Niyonzima SAC Ruanda; substitutos: Senhor Corrado Montaldo Italia, Ir. Stella Marotta CSAC Italia, Ir. Bozena Olszewska SAC Italia. Novo Presidente da CCG vai ser eleito durante o primeiro encontro do novo Conselho da Coordenação Geral. Assembleia foi encerrada com a santa Missa presidida pelo atual Presidente da CCG Pe. Derry Murphy SAC.


Oremos para um novo começo na vida de União. Ao celebrar o Ano de Vida Consagrada, renovamos o nosso compromisso batismal construindo o Reino de Deus.


Que a União se torna uma força apostólica eficaz na construção da família de Deus em cada família cristã. São Vicente Pallotti a nossa inspiração e modelo, e Maria, Rainha dos Apóstolos, nossa Padroeira celeste guiam nossos passos.

Nenhum comentário: