Hoje, dia 04 de
novembro de 2015, eu tive a chance de defender a minha tese de Doutorado em
Missiologia (Teologia da Missão), pela Pontifícia Universidade Urbaniana, em
Roma – Itália.
Depois de vários anos especializando-me, ou seja, fazendo um bacharelado e depois um mestrado nesta área, tive a alegria de, hoje, defender minha tese, cujo título é: O Fiel Neopentecostal como destinatário do anuncio do Reino. E o subtítulo: Recuperar o anúncio do Reino de Deus para um confronto com o Neopentecostalismo e a sua teologia em um novo tempo da Igreja no Brasil.
O trabalho desenvolvido ao longo destes anos buscou identificar o pensamento teológico das igrejas neopentecostais e fazer um contraponto com a doutrina católica. Não tem um objetivo de condenação ou de apologia, mas buscou-se conhecer para esclarecer... (um resumo da tese pode ser visto logo abaixo).
A defesa ocorreu num clima de alegria e de emoção; os professores me fizeram perguntas; “puxaram” de mim alguns posicionamentos, próprio como deve ser, numa defesa.
Depois de vários anos especializando-me, ou seja, fazendo um bacharelado e depois um mestrado nesta área, tive a alegria de, hoje, defender minha tese, cujo título é: O Fiel Neopentecostal como destinatário do anuncio do Reino. E o subtítulo: Recuperar o anúncio do Reino de Deus para um confronto com o Neopentecostalismo e a sua teologia em um novo tempo da Igreja no Brasil.
O trabalho desenvolvido ao longo destes anos buscou identificar o pensamento teológico das igrejas neopentecostais e fazer um contraponto com a doutrina católica. Não tem um objetivo de condenação ou de apologia, mas buscou-se conhecer para esclarecer... (um resumo da tese pode ser visto logo abaixo).
A defesa ocorreu num clima de alegria e de emoção; os professores me fizeram perguntas; “puxaram” de mim alguns posicionamentos, próprio como deve ser, numa defesa.
Estou feliz.
Estou satisfeito. Acredito, neste percurso todo, ter discernido a Vontade de
Deus e tê-la cumprido.
Como doutor em Missiologia, agora, resta-me ajudar na conscientização missionária de cada um, de cada batizado.
Como doutor em Missiologia, agora, resta-me ajudar na conscientização missionária de cada um, de cada batizado.
Pe. Daniel Rocchetti
Resumo
O Reino de Deus é um conceito bíblico que
perpassa todas as fases da história da Salvação: desde os primeiros momentos
desta história com Abraão até ao seu ápice, com a Encarnação, Paixão, Morte e
Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, e como uma continuidade, também nos
dias da Igreja. O Reino de Deus é dom e como tal, é recebido. Ele é simples e é
frágil, pois precisa ser acolhido para que se manifeste. De fato, o Reino de
Deus é o encontro de dois movimentos, ou seja, acontece quando Deus encontra o
homem e este encontra a Deus e se abre à Sua Vontade. A riqueza do Reino de
Deus é Ele mesmo. E experimentá-lo, é aceitar a Sua Vontade.
Hoje a Igreja no Brasil sofre a saída de
muitos de seus membros que preferem ao discurso e à experiência neopentecostais.
Esta pregação apresenta o Reino de Deus como uma experiência de prosperidade e
benesses. Neste Reino, a pobreza é sinal de maldição. Neste Reino, ninguém
participa se não abraça a doutrina neopentecostal. Este Reino, portanto,
desvirtua o lugar do pobre, que era privilegiado no coração de Deus e de Seu
Povo. Na pregação deste Reino de Deus, o centro é a posse, e o critério de
valor é o ‘ter’.
O fiel neopentecostal é, portanto, um novo
sujeito à missão cristã. De fato, ele é sujeito ao anuncio do Reino de Deus.
Urge apresentá-los à doutrina acerca do Reino, encarnada e vivida pelo próprio
Senhor Jesus, que sendo rico fez-se pobre. E que tornou bem-aventurados aquele
que eram desventurados, excluídos e pobres.
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