domingo, 7 de dezembro de 2008

CURSO DE PASTORAL CATEQUÉTICA – CPC

Para ser Catequista, não é necessário somente ter “boa vontade” e dispor de algum tempo livre, para ministrar os encontros e participar das missas, mas também ter noções daquilo que se vai ensinar aos seus catequizandos. Catequizar sabendo como evangelizar.

O CPC é um curso básico para formação de Catequistas, oferecido pela Arquidiocese de Niterói, neste curso é oferecido noções básicas de Sagrada Escritura, Teologia Moral, Psicopedagogia, Metodologia da Catequese, Liturgia, Sacramento, e Teologia, onde engloba as matérias de Cristologia, Eclesiologia e Mariologia. Tem a duração de 9 meses, e completando todas as matérias o Catequista recebe um certificado, o qual o habilita a ministrar encontros de Catequese em qualquer Paróquia da Arquidiocese de Niterói. Todo o Catequista deve pelo menos ter esta formação, isto é pedido pelo nosso próprio Arcebispo, Dom Alano Maria Pena OP.


Aqui no Vicariato da Região Oceânica o CPC funciona na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Largo da Batalha, sobre a Coordenação do Pe. Marcos Karny SAC e da Catequista Rita de Cássia. Temos a participação de catequistas das paróquias do Rio do Ouro, Tribobó, Maricá, Pendotiba, Itaipu e Piratininga, numa média de 50 alunos por ano.
No dia 01 de dezembro às 19:30h, houve na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Largo da Batalha a missa de encerramento do 4º CPC do Vicariato da Região Oceânica, a missa foi presidida pelo nosso Vigário Episcopal Padre Casimiro Pac SAC e concelebrada pelo Pároco da Matriz de N. S. de Fátima, Padre Marcos Karny SAC. Em sua homilia o Pe. Marcos exaltou o grande empenho, dedicação e carinho dos professores, Pe. Akácio Nery Fantesia SAC , Pe. Josiel Azevedo da Silva SAC. Prof. Luciane, Prof. Hélia, Seminarista Adenilson (Tetei), Prof. José Soares, da coordenadora Rita de Cássia e da secretária Catari.


Eles também foram homenageados pelos alunos que escreveram uma carta em agradecimento, e agradecendo em especial ao Pe. Marcos, que em todos os dias de aula passava por lá para ver se estava tudo bem, e sempre levava em seus lábios um grande sorriso e palavras de carinho e incentivo a todos. Foi uma missa muito bonita e estavam presentes os 54 alunos que concluíram o curso, e seus familiares, todos muito felizes, pela missão cumprida. O Vigário Episcopal fez questão de entregar pessoalmente todos os certificados aos alunos, um por um, que foi de muita emoção para todos os presentes.

Depois da missa tivemos uma confraternização, que foi muito agradável e todos ficaram muitos satisfeitos e felizes, por mais uma etapa cumprida. E para nós, que trabalhamos com muito carinho e dedicação neste curso, já estamos sentindo saudades e esperando março chegar, para começar tudo de novo!!!!!


Agora um testemunho pessoal: Sou secretária do CPC do Vicariato da Região Oceânica a 3 anos, e trabalho dentro da sala de aula, e digo que a 3 anos NUNCA participei de uma aula igual a outra, e para mim, que sou catequista, renovo a cada ano o meu aprendizado, e para mim é enriquecedor em todos os sentidos, no que diz respeito ao aprendizado, e a convivência a cada ano com novas pessoas, novas amizades. Até nisso o CPC para mim é MARAVILHOSO!!!


Catari Viana do Espírito Santo Santos

Um comentário:

Unknown disse...

Ficou muito bom, legal!!!!
Parabéns!!!