segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O nascimento de uma nova entidade palotina na África

Na sessão do dia 12 de setembro de 2008 o Conselho Geral da SAC recebeu os resultados do segundo escrutínio das eleições dos membros do Conselho Regional da nova e futura Região africana e confirmou os seguintes nomes:

Reitor Regional: Pe. Bruno Ateba Edo
Primeiro Consultor: Pe. Joseph Jules Nkodo
Consultor: Pe. Taddée Mbock
Consultor: Pe. Richard Ngono Edjili
Consultor: Pe. Benoît Magloire Atemengue

O mandato de três anos do primeiro Conselho Regional terá seu início no dia 8 de dezembro de 2008, ou seja, o dia previsto para a ereção da nova Região da Santíssima Trindade, cujo território engloba dois países: Camarões e Nigéria.

Por que dia 8 de dezembro?

Porque no dia 8 de dezembro de 1890, dia da Imaculada Conceição, o Pe. Henri Vieter com seus primeiros companheiros: Pe. George Walter, os irmãos Hierl Ulrich, Hermann, Mohr e Hofer, como também o seminarista Klosternecht, celebraram a missa na primeira casa construída por eles mesmos em Mariennberg (Mont de Marie), e consagraram a missão de Camarões à Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos. Este dia entrou nos anais da história como o dia do nascimento da Igreja Católica em Camarões. O sermão do Pe. Vieter foi muito breve: “Outrora, quando líamos nas revistas missionárias as aventuras heróicas, sentíamos no mais profundo do nosso ser o desejo de sermos missionários. Este tempo chegou. Nós temos a possibilidade de sofrer pelas almas, e que a cada um não falte o dom da perseverança”.

Por que Região da Santíssima Trindade?

Em 1890, quando os primeiros missionários Palotinos chegaram em Camarões, não existia ainda nenhuma comunidade palotina na Alemanha. Foi a partir de Camarões que os primeiros palotinos alemães receberam, no dia primeiro de setembro de 1892, a autorização do Governo alemão para abrir a Casa de formação em Linbourg-sur-Lahn. A província alemã Santíssima Trindade foi erigida em 1909, após o terceiro Capítulo Geral da Congregação, fundada por São Vicente Pallotti, que naquela época se chamava “Pia Sociedade das Missões”. Esta província, que nasceu quase vinte anos depois do início da missão em Camarões, e que conheceu seu progresso graças a esta mesma missão, tornou-se para Camarões a “Província Mãe”, cujo círculo está assim desenhado pelo primeiro palotino camaronês, ordenado em 1994, o Pe. Thaddée Mbock: “Os filhos de Pallotti (os Palotinos) fazem conhecer o pai (Camarões); o pai (Camarões), por sua vez, dá nascimento à Mãe (província de Limburgo); a Mãe e suas irmãs, quer dizer: a província da Santíssima Trindade, unida à segunda província alemã do Sagrado Coração e a Região austríaca do Espírito Santo, que hoje estão unidas sob a proteção do Sagrado Coração – querem agora ver o pai assumir todas as responsabilidades e reinar com todo o esplendor de seu brilho”.

A nova Região, assumindo o “extinto nome” da Província Mãe, guardará então a “memória viva da presença palotina na África”. Não devemos esquecer que a continuidade de uma vida se traduz também pela conservação do nome, sobretudo quando esta foi uma fonte de alegria para as futuras gerações.

Igualmente queremos dizer que o fundador dos palotinos na Polônia, o Pe. Alojzy Majewski, trabalhou quatro anos como missionário em Camarões, precisamente em Kribi. Deixando a África em 1907, chegou à Polônia para fundar a primeira comunidade palotina. É também ele que, alguns anos mais tarde, trouxe também as Irmãs Palotinas. Assim, não somente na Alemanha, mas igualmente na Polônia, a família palotina chega via África.

Há alguns dias, o Pe. Joseph Jules Nkodo, o primeiro consultor da nova Região, a propósito do nascimento da nova Região, escreveu: “No dia 08 de dezembro de 2008, nós vamos celebrar a passagem solene da nossa Delegatura à Região. Esse é o resultado de um processo espiritual e administrativo, que se efetuou de maneira comunitária e que necessitou de muito esforço da parte de todos. Nós nos congratulamos. A passagem da Delegatura à Região abre diante de nós muitas e novas perspectivas, como também contribui para muitos desafios e esforços em todos os níveis da nossa vida. Esta é a razão pela qual nós vimos, pela presente, convidar vocês para fazerem uma novena preparatória para este acontecimento”. Juntemos, pois, as nossas preces.

Nosso santo fundador nos prometeu que a “Congregação se desenvolverá e será abençoada por Deus”, mas ele não especificou “onde”. Após os anos de florescência da presença palotina na Europa e na América do Norte eis-nos, agora, na África, para continuar colaborando plenamente no plano de Deus, para o bem de toda a família palotina e pela salvação da raça humana.

Pela intercessão de Maria, Rainha dos Apóstolos e de São Vicente Pallotti, nós imploramos a todos os confrades da nova Região africana da Santíssima Trindade, as bênçãos do Senhor.

Pe. Stani Stawicki, SAC
Secretariado Geral para a Formação

Nenhum comentário: