domingo, 14 de dezembro de 2008

Partilhar, explicar, fazer conhecer... em Missiologia!

A visita do Pe. João Pedro, nestes últimos dias, foi uma ocasião especial para sentir a vizinhança de tantos e tantas da minha Região Mãe da Misericórdia e do Brasil: coirmãos e amigos paroquianos. É impressionante como, na distância, uma pessoa que chega, traz o sentimento de tantos outros!
Dentre tantos bons sentimentos, assuntos mais sérios e recordações, Pe. João Pedro demonstrou interesse por saber mais sobre o estudo que estou fazendo. Era uma justa curiosidade! E foi assim que nasceu a idéia de tornar mais claro, para todos os palotinos e palotinas, leigos, irmãs e padres, o estudo de Missiologia que estou me especializando.
Gostei da idéia e, sem muita demora, faço uma primeira apresentação. Sim, depois de refletir alguns dias, pensei em fazer esta apresentação em etapas, com pequenos textos semanais (eu espero!), que explicassem passo a passo aquilo que a Missiologia propõe.
O primeiro texto, este que você lê, será uma apresentação geral; os seguintes serão mais específicos, apresentando as matérias que fiz, as que estou fazendo e aquelas que ainda estão previstas. Apresentarei, também, o tema de minha tese.
Espero que o texto não fique pesado. Com a ajuda do Kalendarium de minha faculdade, farei o possível para que a Missiologia se torne, também para cada um de vocês, uma matéria conhecida e, quem sabe, também amada! Vamos lá!

“Como Pai me enviou, também eu vos envio” Jo 20, 21

A faculdade de Missiologia, diz a apresentação do curso no Kalendarium, quer promover o estudo e a pesquisa em matéria missiológica. “Fiel à divina Revelação e ao Magistério eclesial a faculdade de Missiologia propõe, através da investigação bíblica e teológica, histórica e antropológica, aprofundar a natureza e as atividades da missão da Igreja; promover a relação entre o Evangelho, as diferentes culturas e a vida social em nosso tempo; favorecer um sério conhecimento sobre as religiões não cristãs, oferecendo fundamentos teológicos e pistas pastorais para o diálogo inter-religioso; e ainda, estudar a própria transmissão da mensagem evangélica e seus caminhos, suas vias de divulgação.”
A Missiologia faz parte daquela parte da teologia, mais nova como reflexão, chamada Teologia Pastoral. Além daquelas fontes religiosas, como a Sagrada Escritura, a vida da Igreja e o Magistério, a Teologia Pastoral faz uso de outras ciências, como a psicologia, a antropologia, a sociologia, a pedagogia... É por isso que, para a reflexão em Missiologia, por exemplo, a antropologia cultural e a sociologia são de grande importância. É uma ciência teológica interdisciplinar, portanto.
Porque a Igreja é por sua natura missionária (cf.AG 2) e porque a missão é, num senso estreito, o anúncio de Nosso Senhor Jesus Cristo àqueles que não o conhecem, o programa acadêmico prioriza a missão ad gentes, para motivar e orientar aquele anúncio e a fundação e o crescimento da comunidade eclesial onde ela ainda não existe. Ao mesmo tempo, o programa reflete sobre a vocação missionária de cada batizado e de cada comunidade cristã, orientando-os em suas atividades evangelizadoras propriamente no lugar onde estão presentes, participando-os na missão universal da Igreja.
Enfim, através da investigação acadêmica a Faculdade de Missiologia se propõe três objetivos:
1. Formar espertos no estudo dos pontos fundamentais e vitais na reflexão missiológica, tais como: a salvação em Cristo e o problema da salvação nas outras religiões; a natureza missionária da Igreja e as novas atividades evangelizadoras; o diálogo ecumênico e a unidade dos cristãos; o diálogo interreligioso; a inculturação do Evangelho; a ação evangelizadora e a transmissão da mensagem cristã; a evangelização e a promoção humana; a animação e a cooperação missionária e a espiritualidade missionária.
2. Preparar professores e formadores, principalmente nas áreas da teologia da missão, da evangelização e pastoral missionárias, da catequese e do diálogo com as religiões.
3. Sustentar a qualificação de agentes e responsáveis pela catequese, pela pastoral, pelas comunidades, para que possam pensar e traçar seus planos pastorais com a consciência eclesial do anuncio, da missão.

No caminho de formação em Missiologia existem três etapas, ou melhor, três ciclos que, por sua vez, vão aprofundando os assuntos nesta área: o primeiro ciclo é realizado com um ano de bacharelado (para uma séria formação missionária de base); o segundo é o mestrado, feito em dois anos (onde se escolhe uma das seguintes especializações: “Teologia Missionária”, “Evangelização e Pastoral Missionária” e “Missão e Religiões”) e o terceiro ciclo é o doutorado, feito em dois anos, onde se especializa na pesquisa missiológica.

Acredito que esta breve apresentação já nos permite saber a dimensão da reflexão em Missiologia. Desde o tempo do seminário pensava sobre a missão. Ou melhor, pensava somente no ato missionário, isto é, no “ir e evangelizar”.
Em meu trabalho de conclusivo em teologia, no Mosteiro de São Bento, procurei relacionar o mandato missionário de Jesus (em Marcos, Mateus, Lucas e João) com a idéia original de nosso fundador, São Vicente Pallotti: a União do Apostolado Católico deveria ser um jeito novo, atual, moderno, adaptado para o nosso hoje, de como evangelizar, de como anunciar o Senhor Jesus Cristo.
Quando me foi proposto vir a Roma para estudar, logo propus a Missiologia como especialização. E a proposta foi aceita. Ao começar os estudos no primeiro ciclo, o bacharelado, me deparei com uma dimensão muito mais ampla no discurso sobre a missão e a evangelização. Confesso que me assustei. Aquela visão “romântica” de ir pelo mundo para levar a salvação a todos não correspondia com a realidade... Não foi coisa fácil! Percebi que o tema é muito mais complicado, mas não menos atraente!
Assim, dentro de mim, aconteceu uma segunda resposta, confirmando aquela primeira: “Mesmo desafiante assim, quero conhecer mais sobre a Missão. Quero conhecer a realidade da atividade missionária. Quero entrar em contato com o diferente... de cultura e religião diferentes... para aprender e para ensinar! Quero fazer este caminho, formar-me, para que possa formar outros na coragem de se abrir e entrar em diálogo e na troca de experiências de vida!”
Nos próximos textos apresentarei os cursos já feitos no ano de bacharelado e aqueles que estão e serão ainda feitos.

Com meu abraço, pe. Daniel Luz Rocchetti SAC

Nenhum comentário: