domingo, 14 de dezembro de 2008

Terceira Assembléia Geral da União

Caríssimos, todos vós, membros da União do Apostolado Católico, os vossos irmãos e as vossas irmãs reunidos em Assembléia Geral da União em Roma, desejam enviar-vos reconhecidas, cordiais e fraternas saudações.
Trinta e cinco membros dos cinco continentes e de tantas nações do mundo, estivemos quatro dias reunidos no Centro de Espiritualidade São Vicente Pallotti em Grottaferrata. Com a participação ativa de todos, procuramos aprofundar o tema da Assembléia: “As características e o caminho da União: juntos e um para o outro”. Contemplamos o Carisma que nos foi doado. O Carisma é uma semente que nasce e se manifesta de forma evidente em muitas partes do mundo, não sem esforço e muitas vezes com sofrimento. É o Espírito que tudo orienta. Somos gratos e reconhecidos porque a Igreja definitivamente reconheceu a nossa obra como inspirada por Deus e isto nos dá uma nova força e determinação.

O programa foi muito rico: breves relatórios, trabalhos em grupo, esclarecimentos sobre a vida prática da União, o Estatuto, as eleições do novo Conselho Geral, discussão sobre algumas questões importantes sugeridas de muitas partes, redação de Documentos comuns. Mas o que desejamos comunicar como maior tesouro, a experiência vivida aqui com intensidade, foi o experienciar a comunhão, o sentir-nos autenticamente irmãos. Isto manifestou-se sobretudo na partilha das experiências, no comunicar um ao outro como se vive nos diversos contextos e nas comunidades como também as dificuldades e as incertezas que juntos enfrentamos. O clima de fraternidade caracterizou cada momento e reconhecemos isto como fruto que vem de Deus e da sua generosidade.

Tudo foi muito concreto. Compreendemos ainda mais que a vida evangélica e o carisma palotino devem ser vividos em primeiro lugar dentro de nós e entre nós: esta é a visão; para que isto seja visível também a todos os outros: esta é a nossa missão. Através das Celebrações Eucarísticas, da Palavra de Deus, das Palavras de São Vicente, nas mais diferentes experiências, tivemos um quadro da atualidade da vida da União. A diversidade de culturas, de línguas, de idade não são um obstáculo mas uma riqueza que não termina de maravilhar-nos.

Parecia-nos de contemplar neste clima de comunhão e de partilha, o verdadeiro estilo palotino de vida da União. Desejamos que isto chegue a todos.

Foram tratados temas fundamentais como: a formação pessoal, comunitária, missionária e permanente, e, um certo espaço de tempo foi dedicado à presença dos jovens na União e entorno a esse tema. Muitas propostas foram apresentadas para melhorar a vida da União e para servir de ajuda à Igreja e ao mundo.

Nesta ocasião exprimimos o nosso mais sincero agradecimento a Dom Séamus Freeman, nosso Presidente e Bispo da Diocese de Ossory na Irlanda. Com a renovação dos membros do Conselho Geral da UAC e simultaneamente com esta sua nova missão, Dom Freeman deixará a presidência, mas nós todos sabemos quanto foi importante o seu amor, a sua inteligência e a sua capacidade para que todos pudéssemos encontrar-nos reunidos nesta nova experiência no carisma de São Vicente Pallotti. Rezemos todos a Deus pela sua nova missão e temos certeza que levará sempre a União no intimo de seu ser. Concretizamos o nosso agradecimento doando a ele o quadro do Cenáculo com Maria Rainha dos Apóstolos ao centro, quadro este inspirado pelo Fundador.

Temos procurado viver estes dias como num Cenáculo e convidamos a todos a fazerem o mesmo. Através dos diversos canais de comunicação faremos chegar a todos, as conclusões e o aprofundamento feitos nesta Assembléia.

Dando nossa saudação, agradecemos a Deus por esta experiência e pedimos ao Espírito que guie nosso caminho para onde Ele quiser. Que o Espírito Santo nos conduza a vivermos a comunhão entre nós e com atenção a todos, sobretudo aos que sofrem, aos pobres e aqueles que esperam uma mensagem de Jesus na fidelidade ao nosso carisma.

O encontro que fizemos nestes dias, a mensagem que recebemos, uma feliz intuição que tivemos, a imagem que nos acompanhou – como água viva que trouxe vida em nós, não deve parar porque poderá tornar-se lama e lentamente secará; a vida deve continuar o seu percurso para poder ser transmitida além de nós, como um rio que deságua em um lago e depois prossegue levando vida a todos. Este é o caminho da união: juntos e um para o outro.

Que Jesus e Maria nos acompanhe sempre e abençoe a todos.

Os membros da terceira Assembléia Geral

Roma, 08 de Dezembro de 2008

Nenhum comentário: