domingo, 12 de abril de 2009

Eis o dia da nossa salvação!

O mundo vivia nas trevas, mas foi atingido por uma grande Luz. Esta Luz já fora percebida e anunciada pelos pastores e despercebida e ignorada por Herodes, pois, as trevas eram sua companheira de estrada.
Aquela mesma Luz que brilhou em Belém e que fora anunciada pelos anjos aos pastores, agora ressurge de maneira gloriosa, saindo do sepulcro vazio. Deus desceu aos infernos, à mansão dos mortos, para evangelizar os patriarcas e profetas e a todos aqueles que esperaram ansiosos pelo Messias. Agora foram despertados do eterno sono para contemplarem a sua face e viver na sua glória.

“O Senhor entrou onde eles estavam, levando em suas mãos a arma da cruz vitoriosa. Quando Adão, nosso primeiro pai, o viu, exclamou para todos os demais, batendo no peito e cheio de admiração: ‘O meu Senhor está no meio de nós’. E Cristo respondeu a Adão: “E com teu espírito”. E tomando-o pela mão, disse: “Acorda, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará'”.

“Eu sou o teu Deus, que por tua causa me tomei teu filho; por ti e por aqueles que nasceram de ti, agora digo, e com todo o meu poder, ordeno aos que estavam na prisão: 'Saí!'; e aos que jaziam nas trevas: ‘Vinde para a luz!’; e aos entorpecidos: ‘Levantai-vos!’”

“Eu te ordeno: Acorda, tu que dormes, porque não te criei para permaneceres na mansão dos mortos. Levanta-te dentre os mortos; eu sou a vida dos mortos. Levanta-te, obra das minhas mãos; levanta-te, ó minha imagem, tu que foste criado à minha semelhança. Levanta-te, saiamos daqui; tu em mim e eu em ti, somos uma só e indivisível pessoa”. (Homilia do grande sábado santo – Lit. Horas II, p. 439).

Bendito seja o Senhor, que se compadeceu de seu povo e lhe deu uma nova vida.

FELIZ PÁSCOA!

Nenhum comentário: