quarta-feira, 1 de abril de 2009

Retiro da UAC- Itaipu

No próximo dia 21 de Abril, dia do aniversário de São Vicente Pallotti, nós palotinos vamos nos reunir para o X Encontro Regional da UAC. Neste encontro teremos a renovação do Ato de empenho dos membros admitidos e as novas admissões. Tendo em vista este encontro, nós Membros da Uac da Paróquia de São Sebastião participamos de um retiro, dirigido pelo nosso vigário paroquial Pe. Akácio.Nos dias 28 e 29 de março, na casa da comunidade Santos Anjos, todos os membros da UAC- Itaipu e alguns convidados participaram do retiro. Teve inicio com a Santa Missa, na capela N.S. Rainha dos Anjos. Seguido da missa, dirigimo-nos para a casa da comunidade Santos Anjos, onde tomamos um delicioso café partilhado. Ainda pela manhã tivemos a primeira pregação, onde o Pe. Akacio falou sobre a missão de cada batizado, dividindo assim o nosso retiro em 3 partes. A Primeira parte pregando sobre o Múnus Profético, a segunda sobre o Múnus Real e o terceiro sobre o Múnus Sacerdotal. Então na primeira parte, no sábado de manhã, tratando do Múnus profético, mostrou -nos a importância de sermos sinal, através dos nossos atos, da nossa própria vida. Sendo profetas precisamos deixar que Deus fale através de nós. E se somos chamados a ser profetas, temos que anunciar a verdade, a verdade revelada por Deus, e não o que pensamos ou que achamos. Precisamos seguir as escrituras a doutrina e os ensinamentos da igreja.

Depois desta primeira pregação, tivemos o almoço e um tempo de descanso, que foi também um tempo proveitoso para a partilha com todos. Á tarde entramos na segunda parte da pregação sobre o múnus Real. Neste ficou claro a importância que damos aos dons do Espírito Santo e as Virtudes Cardeais. Que nos ajudam a viver segundo a vontade de Deus, mostrando os meios de chegar a santidade, a fidelidade para com Deus. Depois da pregação, tivemos um momento de deserto e reflexão sobre os dois temas do dia. Após este momento de reflexão tivemos o lanche e ai voltamos e começamos a partilha, onde cada membro expressou seus sentimentos e pode falar sobre os temas do dia.

Terminada a partilha rezamos o terço da Divina Misericórdia que fechou o primeiro dia do retiro.

No Domingo pela manhã, após o café, Juliana Montesso começou a pregação, sobre o dia 21, falando e explicando um pouco mais sobre o ato de empenho, e organizando nossa festa deste dia. Depois teve inicio a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Foi um momento de grande interiorização, onde adorando Jesus, recebemos muitas graças e bençãos, cantamos louvamos á Deus e partilhamos nossos sentimentos e emoções diante do Santíssimo e rezamos o terço da Misericórdia.

Depois da adoração almoçamos e tivemos um período de descanso. Seguindo a programação Pe. Akácio deu inicio a terceira e última pregação, sobre o Múnus Sacerdotal. Onde percebemos a importância do sacrifício, da doação, do serviço ao próximo e do serviço a Deus. Terminada a pregação rezamos e agradecemos á Deus por estes momentos de partilha e por todos os ensinamentos que tivemos, e seguindo todos foram participar da Santa Missa na Capela da Sagrada Família.
Particularmente este retiro foi maravilhoso e de grande aprofundamento, aprendizagem e reciclagem. Que renovou a nossa fé e reacendeu em nós o amor, a caridade e a vontade de servir fielmente a Deus.
Camille do Espírito Santo Santos

Nenhum comentário: