sexta-feira, 3 de abril de 2009

O “LIVRO” DA PAIXÃO DE CRISTO

Chegamos finalmente ao domingo de Ramos e da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Além disso este Domingo é o Dia Mundial da Juventude. Ao contrário do que alguns pensam, a juventude não é o tempo de se viver com ligeireza. Com alegria sim, e muita; mas não com superficialidade. É o tempo onde se tomam decisões das quais dependerão todo o encaminhamento da vida adulta. A Palavra de Deus nos afirma: “Ele dirige os passos dos seus santos, mas os ímpios perecerão nas trevas; porque homem algum vencerá pela sua própria força.” (1 Sm 2,9) E ainda: “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos e ensina-me as tuas veredas. Dirige-me na tua verdade e ensina-me, porque Tu és o Deus meu salvador. Em ti confio sempre.” (Sl 25,4-5) Imaginemos um escuteiro perdido numa floresta numa noite escura. O problema não é que ele não tenha nenhum caminho. O problema é que ele tem muitos caminhos, mas não sabe “O Caminho”. Pode ficar a noite inteira a andar sem chegar a lugar nenhum. Aqui vem a promessa do Senhor: “Ele dirige os passos dos seus santos, mas os ímpios perecerão nas trevas; porque homem algum vencerá pela sua própria força.” (1 Sm 2,9) O Jovem Nosso Senhor Jesus Cristo viveu plenamente este caminho de discipulado, deixando-se guiar pelas mãos providentes e amorosas do Pai: “Cada manhã desperta os meus ouvidos, para que eu aprenda como os discípulos. O Senhor Deus abriu-me os ouvidos, e eu não resisti, nem recusei.” (Is 50,4-5) O deixar-se guiar por Deus nos caminhos da vida, não isentou Jesus dos sofrimentos, e não isenta os seus discípulos. Porém, garante que a nossa vida será um caminho com sentido e que, guiada por Deus, mesmo se humilde e escondida aos olhos do mundo, produzirá um fruto que permaneça. (Cf. Jo 15) Neste sentido, o mistério da Cruz e Ressurreição do Senhor é caminho de discipulado de toda vocação cristã, e por isso, devemos pensar nela com muita frequência, de modo especial nesta semana, mas também no resto do ano.

O “livro” da Paixão do Senhor é aquele que tanto as pessoas iletradas como os grandes teólogos encontram a ciência do Amor de Deus. Sobre isso escreveu Santo Afonso de Ligório: “…O mesmo deve ser dito daqueles católicos que crêem, como fazem eles na Paixão de Cristo, mas não pensam nela. Oh, se todos os homens pensassem no amor que Jesus Cristo nos demonstrou na Sua morte, quem seria capaz de não amá-lo? Foi com esse objectivo, diz o Apóstolo Paulo, que nosso amado Redentor morreu por nós, para que, pelo amor que nos demonstrou na sua morte, Ele pudesse tornar-se o possuidor dos nossos corações… Portanto, quer vivamos ou morramos, é apenas porque pertencemos inteiramente a Jesus que nos salvou por um preço tão alto.”

Portanto, não devemos apenas crer que Jesus morreu por nós, mas pensar muito frequentemente na sua Paixão. Nosso senhor Jesus Cristo chegou a afirmar a Santa Faustina que: “Uma hora de reflexão sobre a Minha dolorosa Paixão tem maior mérito do que um ano inteiro de flagelação até o sangue; a reflexão sobre as minhas dolorosas Chagas é muito proveitosa para ti, e a Mim causam-me grande alegria.”

Abrindo o “Livro” da Paixão do Senhor nesta Semana Santa, devemos lê-lo não de forma geral, como se nós nos perdêssemos no mar de bilhões de seres humanos por quem Cristo sofreu. São Vicente Pallotti depois de celebrar a Santa Missa e estar a fazer a acção de graças após a Comunhão, teve esta mesma luz da parte do Senhor: Que a obra da redenção não foi feita para toda a humanidade em geral, mas por cada pessoa singularmente. Assim se confirma a frase de São Paulo que queremos fazer nossa: “E a vida que agora tenho na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus que me amou e a si mesmo se entregou por mim." (Gálatas 2,20) Cristo não quer nos prender com correntes, como quem anula a nossa liberdade, mas com laços; sim laços de amor que devemos, por nossa livre vontade, querer que sejam cada vez mais fortes.

Oremos: Sim, Senhor, queremos meditar na sua Paixão. Quero dizer com a voz e a vida: “Cristo amou-me e se entregou por mim.”

Para os grupos de partilha das células:Que lição já tiraste para tua vida de alguma parte da paixão do Senhor?

Pe. Marcelo

Um comentário:

Anônimo disse...

ola amigospalotinos, saudações.
sou palotino e gostaria de obter de vcs o contato fine - email da provincia em são paulo.
meu endereço é: ivan-nilton@hotmail.com
Agradeço