sexta-feira, 27 de março de 2009

QUEREMOS VER JESUS

No Evangelho deste Domingo escutamos alguns gregos a pedirem a Filipe: “«Senhor, nós queremos ver Jesus!» (Jo 12,21). Filipe disse a André e ambos foram dizê-lo a Jesus. A esta pergunta, Nosso Senhor não disse: “─ Eis-me aqui”, ou algo como : “─ Deixe-os entrar” ; ou : “─ Diga que voltem mais tarde”. A esse desejo expresso pelos gregos, Jesus começa a falar da sua Paixão. Nosso Senhor tem um olhar muito mais vasto do que o nosso. Ele não visava, neste momento satisfazer aos anseios somente daquele pequeno grupo de gregos, mas de toda a humanidade que Ele queria ver dentro da Sua Igreja. E Como a humanidade poderia vê-lo? Ele já o dissera no Sermão da Montanha: “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.” (Mt 5,8) Esta é uma das novidades do Novo Testamento: Não somente ouvir: “─ Ouve Israel”; mas também ver a Deus como dizia São João: “O que existia desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplámos e as nossas mãos tocaram relativamente ao Verbo da Vida, de facto, a Vida manifestou-se; nós vimo-la, dela damos testemunho e anunciamo-vos a Vida eterna que estava junto do Pai e que se manifestou a nós o que nós vimos e ouvimos, isso vos anunciamos,…” (1 Jo 1, 1-3)

Para ver a Deus em Jesus Cristo é necessário ter um coração purificado. Essa purificação do coração é fruto dos méritos infinitos da Paixão Redentora do Senhor Jesus. É por isso que logo que André e Felipe disseram a Nosso Senhor que os gregos desejavam vê-lo, Jesus começou a falar sobre a sua Paixão redentora que se iria cumprir em Jerusalém: “…se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto.” (Jo 12,24)

Sobre essa Nova Aliança e o Coração Novo diz a primeira leitura: “Dias virão em que firmarei uma nova aliança com a casa de Israel e a casa de Judá - oráculo do Senhor. Não será como a aliança que estabeleci com seus pais… Imprimirei a minha lei no seu íntimo e gravá-la-ei no seu coração. Serei o seu Deus e eles serão o meu povo. ...Pois todos me conhecerão, desde o maior ao mais pequeno, porque a todos perdoarei as suas faltas, e não mais lembrarei os seus pecados» - oráculo do Senhor.” (Jer 31,31-33) A condição, da nossa parte, para ter esse coração puro é desejá-lo e pedi-lo, como nos diz a segunda leitura de hoje, à semelhança da piedade filial do próprio Cristo: “Nos dias da sua vida terrena, apresentou orações e súplicas àquele que o podia salvar da morte, com grande clamor e lágrimas, e foi atendido por causa da sua piedade.” (Heb 5,7) Como também o pede o Salmo de hoje: “Dai-me, Senhor, um coração puro.” (Sl 50,12a) Para chegarmos a isso é que serve esse tempo da Quaresma. A quantas anda a nossa penitência quaresmal? Crescemos em alguma virtude? Se a resposta for negativa, resta-nos a segunda tábua de salvação que é o sacramento da Reconciliação que nos é largamente oferecido neste fim de tempo quaresmal. Aproveitemo-lo.

Como ajuda para esse “ver Jesus” e não só ouvi-lo, que é próprio do Novo Testamento, Jesus quis dar-nos o quadro da Sua Divina Misericórdia. Ao decretar, no ano 2000, a Festa da Divina Misericórdia para toda a Igreja, o Papa João Paulo II, de certo modo aprovou também a revelação particular de Jesus a uma sua Santa conterrânea que dizia: “Desejo que essa imagem seja exposta publicamente no primeiro Domingo depois da Páscoa. Esse Domingo é a Festa da Misericórdia”. (Diário, nº 88) E ainda: “…desejo que essa imagem seja solenemente benzida no primeiro Domingo depois da Páscoa, e que receba pública veneração, para que todas as almas o possam vir a saber”. (Diário, nº 341)

Aproveitemos todos dessas graças do tempo Pascal que se aproxima, pois todos nós, como os gregos, “queremos ver Jesus”.

Para as células de Evangelização:
Os mestres da vida espiritual dizem que, melhor do que lutar com um vício, que basta lançá-lo na Divina Misericórdia, devemos concentrar a nossa atenção em amar pedir e buscar a virtude contrária àquele vício. O lema do Santuário de Fátima deste ano é: “Bem-aventurados ao puros de Coração porque verão a Deus.” (Mt 5,8) Quais os meios para consegui-lo? Quais ao maiores obstáculos para consegui-lo no nosso mundo moderno?

Pe. Marcelo

Nenhum comentário: