segunda-feira, 23 de março de 2009

Nova História para a Paróquia de São Sebastião de Itaipu

Nossa Paróquia de São Sebastião tem uma história bem bonita. Com mais de 250 anos, sua existência conta com diversos acontecimentos ao longo destes anos, histórias que marcaram muitas vidas, histórias que marcaram a História. Mas neste texto, nesta “nova história” vou me ater ao período em que os padres palotinos assumiram a paroquia.Quando os padres palotinos assumiram os trabalhos na paróquia, encontraram uma igreja em construção, não a igreja templo, prédio, pois este foi restaurado sob os olhos do pe. Lúcio Pinho que também começou os trabalhos pastorais. Em construção, uma igreja em construção, na época, a região ainda era pouco habitada em comparação com os dias de hoje. Mas os palotinos, com o seu primeiro paróco, Pe. João Sopicki, não tiveram descanço e trabalharam muito.

Ao longo destes anos, tivemos vários padres que por aqui passaram e deixaram um pedaço de suas vidas, e de seus trabalhos marcados na história da paróquia. Cada um com seu jeito, com seu carisma e dons, ajudaram a nossa matriz a crescer e dar muitos frutos. E é sobre esses frutos que agora passo a escrever.
Até o mês de março, do ano passado 2008, nossa matriz tinha as seguintes capelas: N.S do Bonsucesso, N.S. Da Penha, Santo Antônio, Santa Terezinha e São José, essas na região do Bairro de Piratininga. Ainda as capelas de N.S de Fátima, N.S Aparecida, Santa Rita de Cássia, São Camilo de Lélis em Itaipuaçu, Maricá. E por fim as capelas de São João Batista de La Salle, Sagrada Família, Sagrado Coração de Jesus e N.S da Conceição. Então em abril de 2008 nossa história começou a mudar, pois tivemos a criação da paróquia de São José. A então capela de São José foi elevada a condição de Paróquia e assumida pelos padres da diocese, juntamente com as capelas ao seu redor.
E neste ano de 2009, mais uma de nossas capelas foi feita Paróquia. A capela de N.S de Fatima, em Itaipuaçu, sendo assumida pelos padres Palotinos, juntamente com mais 5 capelas. Sendo assim, hoje contamos apenas com a matriz e mais 4 capelas. “Poxa, em pouco mais de um ano perdemos mais de 10 igrejas!!” “ Nossa, que pena, estamos pequenos agora...” Será??? Pelo contrário!!! Nossa paróquia deu frutos! As paróquias de São José e N. Senhora de Fátima, são frutos, frutos dos trabalhos, das orações, e do crescimento físico e espiritual da nossa Paroquia de São Sebastião. Fruto do trabalho da dedicação dos palotinos! Hoje queridos paroquianos, nós não perdemos capelas, mas ganhamos duas filhas!!! E agora temos uma nova história pela frente! E com nossa ajuda e trabalho, rezaremos para que essas nossas “filhas” também dêem frutos e muitos “netinhos” para nós. Não perdemos, mas sim crescemos!
Por isso meus irmão, agradeçamos à Deus, pelos padres palotinos que juntamente com todos os fiéis e colaboradores, dedicaram suas vidas para o crescimento da nossa igreja, e com este crescimento alcançaram mais e mais pessoas, levando a fé, o amor e a caridade e principalmente a palavra de Deus e os ensinamentos de Jesus a toda esta grande família.
“Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja Louvado.”
“Deus em tudo e Sempre”
São Vicente Pallotti.
Camille Santos



Nenhum comentário: