domingo, 21 de fevereiro de 2010

Abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica

Junto com o inicio da Quaresma em todas as comunidades começa a Campanha da Fraternidade. Desta vez ela é muito especial, pois é uma campanha ecumênica mostrando que todas as igrejas cristãs estão se preocupando com “Economia e Vida”. O Tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 é muito importante não só para a comunidade, mas para cada pessoa. Cada um de nós mexe com a economia. Importante é saber como mexer com ela para responder a censura de Jesus “vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. Em Novo Airão na paróquia, Santo Ângelo, a abertura da CFE aconteceu no I domingo da Quaresma. Antes de começar a refletir sobre a realidade da economia em nível mundial e paroquial rezamos o terço pedindo a Nossa Senhora ajuda em uma boa reflexão e pelas pessoas que não sabem viver bem com a administração dos bens. Pe. Artur Karbowy SAC iniciou a abertura dando boas vindas a todas as pessoas que chegaram.

Irmã Teresinha e Isaias apresentaram para a comunidade as idéias da CFE e o aspecto teológico da Campanha. A “fraternidade” é expressão de uma antropologia segundo a qual os seres humanos, no fundo, são todos irmãos, membros de uma única família humana, com dignidade e direitos fundamentais comuns.

Todos os seres humanos são filhos queridos do mesmo Deus; por isso, enquanto membros da família de Deus, eles devem relacionar-se como verdadeiros irmãos, não importando as diferenças de raça, povo, nação, cultura ou condição social. E, por isso mesmo, toda ofensa ou desrespeito ao próximo, assim como sua exclusão do acesso aos bens necessários à vida digna, também são ofensa a Deus. O amor servil ao dinheiro chama-se avareza e pode transformar-se em verdadeira idolatria, levando o homem a sacrificar tudo, mesmo os valores éticos, a saúde e a própria dignidade, para acumular bens.
“Que proveito traz isso ao homem? Acaso pode o dinheiro comprar a vida eterna?” - pergunta Jesus. A idolatria do dinheiro cega e torna insensível o coração humano diante das necessidades e sofrimentos do próximo. E também dá certa sensação de onipotência, que faz passar por cima da Lei de Deus. Objetivos prioritários da economia são: pão na mesa, casa, educação, saúde e oportunidades de vida digna para todos os membros da família humana.

O Secretario das Finanças da Prefeitura de Novo Airão e o gerente do banco apresentou para todas as pessoas a situação econômica do município e mostraram por que a economia mundial e do país deve interessar cada pessoa. A atividade econômica, que tem como objetivo supremo, em vez do suprimento das necessidades básicas do ser humano, o lucro a qualquer preço e o acúmulo sempre maior de bens, gera multidões de famintos, deixados à margem do grande giro econômico, excluídos do bem comum. Entre mais que cinco mil municípios do Brasil é fácil perceber que não somos mais importantes olhando para o Brasil, mas somos importantes para nossas vidas e nossas famílias. Por isso é necessária uma atenção sempre maior aos critérios da justiça social, da equidade e da solidariedade, para que os benefícios econômicos sejam efetivamente estendidos a todos.
O Presidente da associação dos artesãos de Novo Airão e dono do restaurante, apresentaram suas experiências mostrando que mesmo com dificuldades vale a pena reunir pessoas em associação, tentar fazer diferença em seu ambiente melhorando a própria vida e olhando para o irmão que esta do nosso lado. Terminando a abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica todos participaram da Santa Missa celebrado pelo Pe. Artur. Durante a Eucaristia todos foram convidados a refletir à luz da Palavra de Deus para dar resposta a algumas questões que, em nossa realidade atual, nos tocam de perto: Em qual medida o sistema econômico afeta a nossa vida e como vivemos nossa fé em contexto da miséria e de fome, de falta de saúde e moradia, de precariedade no trabalho? Temos a quaresma inteira para ver, julgar e agir em nosso meio para mostrar que o dinheiro não é mal em si mesmo, mas não pode nos escravizar e ocupar o lugar de Deus.
Pe. Artur
Mais fotos da abertura da CFE 2010 http://picasaweb.google.com.br/artursac/CFE2010#

Nenhum comentário: