terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Do ministério exercido em nossas almas

Neste mês concluímos nossa reflexão sobre o ministério que exercem em nós os Anjos da terceira hierarquia. Vicente Pallotti tinha uma visão clara da missão dos Anjos em nossa vida cotidiana, para isso, dedicou quatro meditações na Obra “Deus Amor Infinito”. É importante que suas filhas e seus filhos comunguem a mesma visão para obter as suas graças.

Na Constituição Dogmática Lumem Gentium a Igreja afirma que a Igreja celeste e a Igreja peregrina estão em estreita comunicação “enquanto o Senhor não vier em sua glória e todos os Seus anjos com Ele ... alguns dos Seus discípulos peregrinam sobre a terra, outros, passada esta vida, são purificados, enquanto outros são glorificados vendo “claramente Deus trino e uno, como Ele é”; todos, porém, em grau e modo diverso, participamos do mesmo amor de Deus e do próximo, e cantamos ao nosso Deus o mesmo hino de louvor. Com efeito, todos os que são de Cristo e têm o Seu Espírito, formam uma única Igreja e n’Ele estão unidos entre si” (LG 49).

São Vicente assim exprime sua fé: “À luz da santa fé, precisamos recordar que Deus, todo amor e todo misericórdia infinita, impelido por esse seu amor infinito e por sua mesma infinita misericórdia, para o bem de nossa alma, digna-se, comunicar seus dons, graças e favores divinos também por meio dos anjos que formam o coro das Virtudes. Ele quer que a alma, chegada à posse do Reino do amor santo de Deus, possa ainda, com as obras, as maiores e as mais difíceis para a condição humana, dar o mais luminoso testemunho do verdadeiro amor de Deus. Porque as obras são a verdadeira prova de amor.
E, por que a fé nos sacrossantos mistérios da divindade, do amor infinito e da infinita misericórdia de Deus para com os homens estimula o coração a viver a vida do santo amor de Deus, por isso, assim, por meio dos Anjos, que formam o coro dos Arcanjos, Deus nos comunica todos os dons, os favores, as graças e as inefáveis misericórdias de que necessitamos para gozar da preciosa luz da fé, dos mistérios tão incompreensíveis.

É para satisfazer todas as necessidades de nossas almas e livrá-las de todo mal, Deus nos comunica as graças necessárias por meio dos anjos que formam o coro dos Santos Anjos que, para desenvolver este ministério, chamam-se Anjos da Guarda, porque eles cuidam de nós de noite e de dia. Mesmo quando pecamos ou vivemos em pecado eles não nos abandonam nunca. Pelo dom inefável de amor infinito e da infinita misericórdia, cada pessoa tem seu anjo que a protege, a impulsiona a agir bem. A ilumina para fugir do mal e, se peca a induz a arrepender-se. Este Anjo está sempre conosco onde quer que estejamos, para guiar-nos diligentemente ao nosso único feliz objetivo.

Ah, meu Deus, meu Pai! Amor! Amor! Amor inefável, amor infinito, amor eterno, amor incompreensível! Misericórdia minha, misericórdia eterna, misericórdia infinita, quem te poderá compreender?”
Tenho consciência que existe um Anjo da Guarda em minha vida?
Que experiências de ajuda do meu anjo da guarda posso partilhar?
Quando cometo um pecado, lembro-me do meu anjo da guarda e das suas advertências?
Você comunga com a convicção de São Vicente de viver e agir como membro da Igreja, Corpo Místico de Cristo?

É muito importante perceber o lugar que os Anjos ocupam em nossa vida cotidiana e em nossa oração. Se os Santos intercedem pelos homens, os Anjos não somente intercedem por nós, mas também agem diretamente ao nosso redor e por nós.

Os anjos estão presentes e contemplados em todos os sacramentos mas, é em particular na liturgia eucarística que são testemunhas. São João Crisóstomo escreveu: “Os anjos circundam o sacerdote. Todo o santuário e todo o espaço em torno do altar estão repletos das potências celestes para honrar Aquele que está presente sobre o altar”.

O Cura d’Ars, por sua vez, nos pede para reconhecer o espírito com o qual os Anjos adoram Jesus, a fim de imitá-Lo o melhor possível: “Ah! Se tivéssemos o olhar dos Anjos, olhando para nosso Senhor Jesus Cristo aqui presente sobre o altar e olha para nós, como o amaríamos!”
P. Ansgar Faller escreveu: “Estas quatro meditações sobre os anjos são de grande valor... Deus age também através de suas criaturas (os anjos, as pessoas). Ele permite a todas as criaturas de cooperar, trabalhar e amar com Ele. A Providência de Deus utiliza instrumentos dotados de livre vontade e esta foi uma ideia que sempre agradou a Vicente Pallotti. Mas, ficou completamente surpreso, perturbado pelo amor que motivou uma inumerável multidão de espíritos puros a serviço da criação” (Faller, Introdução a “Deus Amor Infinito).

São Vicente assim rezou: “Oh, meu Deus, faze que por intermédio dos santos Anjos da guarda, todas as criaturas e em todos os lugares do mundo, agora e sempre, sejam suficientemente assistidos, sustentados, governados e defendidos em todas as suas necessidades, a fim de que tudo o que existe seja para glorificar a ti, meu Deus. E quereria que tudo e todos concorressem para glorificar-Te o quanto tu mereces e por todos os fins possíveis que agradam a Ti. Amém” (OOCC X, p. 435-7).

É importante pedir ao nosso santo Anjo da Guarda para que reze conosco e por nós na adoração eucarística. Devemos também pedir que preserve nossa imaginação e nosso intelecto de qualquer imagem ou pensamento obscuro, a fim de que nossos sentidos externos e internos possam voltar-se para Deus presente, mas encoberto.

Um comentário:

Vicentinos de Cachoeiras disse...

Adorei esta matéria sobre os Anjos. S. Vicente Palotti, rogai por nós! E por nossos Anjos!