Diante deste contexto palotino, gostaria de partilhar com vocês algumas reflexões sobre a Epifania palotina, isto porque no final do mês de novembro passado (28-29/11/2009), o Instituto Pallotti, na Polônia, organizou seu simpósio semestral, com o tema: “A prática do solene Oitavário da Epifania de Pallotti – um acontecimento ou uma herança?”
Durante os dois dias do simpósio, tratou-se sobre alguns aspectos da Epifania palotina: iniciando com traços litúrgicos da festa, seguidos pela descoberta do fenômeno do Oitavário proposto por Pallotti e a celebração do Oitavário na tradição polonesa, para atingir a perspectiva moderna da celebração da Epifania palotina (com base em algumas experiências realizadas na Itália, Brasil e México).

A UNIVERSALIDADE PARA A UNIDADE: no programa do Oitavário de cada ano, Pallotti propõe para cada dia da oitava, a celebração da missa nos diversos ritos da Igreja. A exemplo do programa de 1840, além do rito latino, aparecem também os ritos: armeno, sírio, caldeu, grego, maronita, greco-melquita, siro-maronita. Evidentemente, tais celebrações não constituíam como único elemento do Oitavário, mas mostravam a intenção de São Vicente Pallotti de dar vida às diversidades existentes no interior da nossa Santa Igreja.
Por isso, através da liturgia, orientava a diversidade dos ritos, das culturas e das línguas, em busca da unidade. Por outro lado, permitia experimentar que a diversidade respeitada, conhecida e avaliada poderia favorecer a unidade. Deste modo, Pallotti fazia resplandecer a precisa variedade que adorna a Santa Igreja (cf. OOCC I, 349), e como se mantém a unidade da Igreja na variedade dos ritos, das línguas e das nações (cf. OOCC I, 342).

Com essa sua atitude, Pallotti animava e formava os fiéis para o apostolado e para a obra evangelizadora. Além disso, dava um concreto exemplo de como se deve colaborar e cooperar nas iniciativas apostólicas.
Gostaria de concluir desejando a todos que a Epifania torne-se para toda a Família Palotina, um lugar de união, na qual resplandeça a preciosa variedade, unidade e colaboração para o apostolado universal.
Mariusz Malkiewicz SAC
Konstancin-Jeziorna, Polonia
Konstancin-Jeziorna, Polonia
Nenhum comentário:
Postar um comentário