sábado, 27 de março de 2010

Aniversário da Paróquia

No domingo dia 21 de março foi celebrado o primeiro aniversário da paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Itaipuaçu. Um ano, alguns podem dizer que não tem nada ou pouco para comemorar, mas com toda certeza 365 dias é tempo suficiente para refletir e agradecer a Deus por tudo de bom que aconteceu nas comunidades de Itaipuaçu.
No domingo, no último dia 21, exatamente um ano depois da solene Missa na qual foi proclamada a criação da paróquia Nossa Senhora de Fátima, os fiéis de toda Itaipuaçu chegaram na Igreja Matriz para agradecer a Deus por um ano como comunidade paroquial. As 9:00h começou o terço em honra de Nossa Senhora conduzido pelas lideranças das comunidades da paróquia. Todos agradeceram a Senhora de Fátima por todos os dias esta guiando as pessoas e em seu manto materno onde todos podem encontrar alivio para os sofrimentos. O momento central do aniversário foi a Missa solene presidida pelo Superior dos Palotinos do Rio de Janeiro Pe. João Pedro Stawicki SAC.  A Missa foi celebrada também pelo pároco Pe. Jacinto Wojcik SAC e Vigários Episcopais de Niteroi Pe. Casimiro Pac SAC e Pe. Ademar Ermilindo Pimenta.
A Missa foi celebrada pelos padres que na frase de ouro entraram na história da comunidade de Itaipuaçu. Pe. João Pedro e Casimiro foram responsáveis por esta comunidade como párocos da paróquia de são Sebastião em Itaipu, da qual parte foi criada paróquia Nossa Senhora de Fátima. Pe. João Pedro contou uma  breve historia da comunidade. Em 1968, com a chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima, em numerosa procissão vinda de Inoã, o então Arcebispo de Niterói, Dom Antônio de Almeida, assim exclamou: “Somente o poder de Deus poderia juntar tantas pessoas de espírito elevado em uma região tão bela, porém de aparência desértica. Antevejo um futuro promissor de progresso e de paz diante desta recepção magnífica que está tendo a Virgem de Fátima neste lugar.” Nesta época comunidade fazia parte da Paróquia N.S. do Amparo em Maricá, com responsabilidade do padre Manuel. Muitos anos se passaram até que, em 1996, nosso então arcebispo Dom Carlos Alberto Navarro anexou a comunidade de Itaipuaçu à Paróquia de São Sebastião de Itaipu, que à época tinha como pároco o padre Estevão Lewandowski SAC.
Com a chegada dos padres palotinos, iniciou-se um tempo de grande fertilidade na comunidade. Os bancos velhos e as paredes castigadas pelos anos foram dando lugar ao que podemos ver hoje. São inegáveis o zelo, a dedicação e a boa administração dos palotinos nas comunidades por onde passam. Isto é claro, sem deixar de lado o essencial que é a espiritualidade. Em julho de 1999, já tendo como pároco o Padre João Pedro, iniciou se o aumento da capela e a construção das salas de catequese. No altar passaríamos então a ter Jesus no sacrário. Nos anos seguintes com cuidado pastoral do Pe. Jacinto e Pe. Artur Karbowy SAC a comunidade cresceu em número de fiéis e de pastorais, em espiritualidade e em graça, diante de Deus e dos homens. Ano passado olhando para o grande crescimento do região Dom Alano Maria Pena, arcebispo de Niterói, tomou a decisão de criar em Itaipuaçu a paróquia e Pe. Jacinto foi nomeado primeiro pároco dela.

Logo depois da Missa a catequese convidou todos para assistir a apresentação de fotos lembrando grandes momentos da historia da comunidade. O Tradicional bolo lembrou que também a paróquia celebra seu aniversário. Como lembrança da solenidade todos receberam um santinho com a imagem de Nossa Senhora de Fátima e da igreja matriz com a frase de são Vicente Pallotti: “A finalidade do empenho apostólico é, exclusivamente, a glória de  Deus por meio da conversão e salvação das almas”.

Pe. Artur

Nenhum comentário: