sexta-feira, 26 de março de 2010

O MISTÉRIO DA PAIXÃO DE CRISTO




Chegamos finalmente ao domingo de Ramos e da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Além disso este Domingo é o Dia Mundial da Juventude. Ao contrário do que alguns pensam, a juventude não é o tempo de se viver com ligeireza. Com alegria sim, e muita; mas não com superficialidade. É o tempo onde se tomam decisões das quais dependerão todo o encaminhamento da vida adulta. A Palavra de Deus nos afirma: “Ele dirige os passos dos seus santos, mas os ímpios perecerão nas trevas; porque homem algum vencerá pela sua própria força.” (1 Sm 2,9) E ainda: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos e ensina-me as tuas veredas.Dirige-me na tua verdade e ensina-me, porque Tu és o Deus meu salvador. Em ti confio sempre.” (Sl 25,4-5) Imaginemos um escuteiro perdido numa floresta numa noite escura sem bússola. O problema não é que ele não tenha nenhum caminho. O problema é que ele tem muitos caminhos, mas não sabe “O Caminho”. Pode ficar a noite inteira a andar sem chegar a lugar nenhum. O Jovem Nosso Senhor Jesus Cristo viveu plenamente este caminho de discipulado, deixando-se guiar pelas mãos providentes e amorosas do Pai. Diz a primeira leitura deste domingo: “Cada manhã desperta os meus ouvidos, para que eu aprenda como os discípulos.O Senhor Deus abriu-me os ouvidos, e eu não resisti, nem recusei.” (Is 50,4-5) O deixar-se guiar por Deus nos caminhos da vida, não isentou Jesus dos sofrimentos, e não isenta os seus discípulos. Porém, garante que a nossa vida será um caminho com sentido e que, guiada por Deus, mesmo se humilde e escondida aos olhos do mundo, produzirá um fruto que permaneça. (Cf. Jo 15) Neste sentido, o mistério da Cruz e Ressurreição do Senhor é caminho de discipulado de toda vocação cristã, e por isso, devemos pensar nela com muita frequência, de modo especial nesta semana, mas também no resto do ano.


Portanto, não devemos apenas crer que Jesus morreu por nós, mas pensar muito frequentemente na sua Paixão. Nosso senhor Jesus Cristo chegou a afirmar a Santa Faustina que: “Uma hora de reflexão sobre a Minha dolorosa Paixão tem maior mérito do que um ano inteiro de flagelação até o sangue; a reflexão sobre as minhas dolorosas Chagas é muito proveitosa para ti, e a Mim causam-me grande alegria.”


Cristo não quer nos prender com correntes, como quem anula a nossa liberdade, mas com laços; sim laços de amor que devemos, por nossa livre vontade, querer que sejam cada vez mais fortes.


Na meditação da paixão do Senhor não devemos estar como alguém que assiste um filme de Mel Gibson, por mais bem feito que seja, em nossa confortável poltrona. Esta é a história da nossa vida. Resta-nos saber, nos dias que decorrem, quem é ou quem são os personagens que eu tenho vivido. Nisso nos ajuda São Gregório Nazianzo:


“Direi mais: imolemo-nos nós mesmos a Deus; ofereçamo-nos a ele cada dia, com todas as nossas acções. Aceitemos tudo por amor do Verbo, imitemos com os nossos sofrimentos a sua paixão, honremos com o nosso sangue o Seu Sangue, subamos corajosamente à Sua Cruz. Se és Simão Cireneu, toma a cruz e segue o Senhor.


Se és crucificado com Ele como um ladrão, faz como o bom ladrão e reconhece a Deus; se por tua causa Ele foi tratado como um malfeitor, torna-te justo por seu amor. Preso à tua cruz, adora aquele que por ti foi crucificado; aprende a tirar proveito da tua própria iniquidade, adquire com a morte a salvação. Entra com Jesus no Paraíso para compreenderes o bem que perdeste com a tua queda; contempla aquele lugar e deixa que o ladrão rebelde seja dele excluído, morrendo na sua blasfémia.


Se és José de Arimateia, pede o corpo de Cristo a quem O crucificou, e assim será tua a vítima que expiou o pecado de mundo.

Se és Nicodemos, o adorador nocturno de Deus, ungi-O com aromas para a sua sepultura.

Se és Maria, ou a outra Maria, ou Salomé, ou Joana, chora por Ele, levanta-te de manhã cedo, e procura ser o primeiro a ver a pedra removida, ou a encontrar talvez os anjos, ou, melhor ainda, o próprio Jesus.”


Oremos: Sim, Senhor, queremos meditar na Sua Paixão. Quero dizer com a voz e a vida: “Cristo amou-me e se entregou por mim. Queremos descobrir, no relato da Paixão, quem somos nós.”


Para os grupos de partilha das células:

Que lição já tiraste de alguma parte da paixão do Senhor? Já te identificaste com alguém que vem citado no relato da Paixão?

Pe. Marcelo


Um comentário:

Valdecy Alves disse...

Nos tempos atuais ao seguimos um blog ou sermos seguidos, formamos uma verdadeira teia, capaz de ter um alcance quantitativo e qualitativo para matérias formativas e informativas, que mídia alguma consegue ter. Já imaginou se os pré-socráticos e pós socráticos tivessem tal meio divulgador na sua época? A história seria outra! POR ISSO PARABÉNS PELO BLOG.

Aproveito para CONVIDAR VOCÊ, seus seguidores e quem você segue, para lerem matéria sobre o espetáculo SAGRADO E PROFANO, que ocorrerá na cidade de Senador Pompeu, interior do Ceará, no pequeno Distrito de Engenheiro José Lopes. Experiência artística que mobiliza toda a população, que além de encenar a Paixão de Cristo ainda tem os caretas, que há cerca de 70 anos, saem pelas ruas. Experiência artística, social, política, folclórica, econômica..... que merece ser relatada, imitada e, sendo possível, vista e visitada ao vivo. Boa leitura em:

www.valdecyalves.blogspot.com