sexta-feira, 15 de julho de 2011

50 anos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pendotiba – Niterói – RJ, completou no dia 9 de julho cinqüenta anos de existência. Essa foi criada em 1961, tendo em vista o desenvolvimento da região de Pendotiba e o crescimento populacional na localidade.
A história da Paróquia é a história de pessoas que ao longo dos anos, desde os primeiros paroquianos até os atuais, vêm demonstrando a fé que possuem em Deus nas suas ações: pois o tempo todo se colocam a disposição para trabalhar em prol da realização de um projeto que é reconhecidamente de todos. Homens e mulheres se uniam e se unem na oração, no planejamento das atividades para arrecadação de recursos, momentos de confraternização... Mas também atuam junto no trabalho pesado (carregar o material, faxina, por exemplo).

Desde sua fundação, a Paróquia contou com o trabalho de nove padres no exercício do atendimento espiritual da comunidade e administração das atividades desenvolvidas. Somente no ano de 1980, é que os párocos passam a contar com o auxílio de vigários no atendimento as várias necessidades da população católica de Pendotiba.
Os padres palotinos chegam a essa paróquia nos idos de 1981, sendo seu precursor Padre Ceslaw Zajac SAC, que veio na perspectiva de conhecer as potencialidades do lugar e da comunidade... Que bom, ele ter acreditado que a terra era boa para semear e após trinta anos da presença do carisma dos palotinos, cá está à comunidade celebrando seu jubileu de ouro.
Cinqüenta anos de história, de conquistas, de alegrias e também porque não dizer de conflitos, os quais parecem ter sido passageiros, pois a comunidade jamais esmoreceu em sua caminhada...
E recordar é viver... É manter viva a memória do que passou para valorizar o tempo presente. É saber que o se tem hoje resultou da luta e investimento de muitos no decorrer desses cinqüenta anos... Alguém construiu para que se usufruísse hoje. Daí o compromisso da continuação e da preservação dessa história de fé... Por isso, o povo se reuniu para dar graças a Deus pela vida dessa Paróquia, que desde julho de 1961 vem se construindo e se reconstruindo ao longo desses anos.
A comunidade reunida agradeceu também pela comunidade, pelos padres que por aqui passaram, pelos padres que agora estão à frente dos trabalhos e pela presença do Arcebispo na festa que se realizou.
Uma certeza ficou dessa celebração: a construção da Paróquia Nossa Senhora de Fátima não terminou com aqueles, que mesmo antes de sua instalação, já se sentiam paroquianos e responsáveis pela sua manutenção e crescimento... Ela continua através de cada de um que se reúne em seus espaços para louvar a Deus e trabalhar pela construção de seu Reino no mundo. Essa história se confunde com a história de cada paroquiano, enquanto Igreja viva de Cristo.
Por fim, nos dias 9 e 10 de julho, sob a direção do Padre Marcos Karny SAC, os corações dos paroquianos batiam num só... A alegria de celebrar cinqüenta anos ecoava em cada canto de seus prédios... Todos se tornaram UM só coração e UMA só alma. Que essa UNIDADE perdure por mais cinqüenta anos!
Maria Aparecida Evangelista 

Um comentário:

maria vitoria disse...

Eu faço parte dessa historia meu nome é:Maria Vitoria Da Silva Alcantara sou do grupo de perseverantes e Nossa Senhora De Fatima e uma mãe para mm e ate mais que isso
bjsssssssss
de :Maria Vitoria