sexta-feira, 22 de julho de 2011

Jubileu de Ouro de Pe. Ceslau

Com muita alegria apresento a vocês um querido padre da nossa comunidade religiosa, que no mês de junho passado, mais precisamente no dia quatro, completou cinqüenta anos de vida sacerdotal.
Seu nome: Ceslau (Czeslaw) Zajac SAC. O nosso estimado Pe. Ceslau, um dos primeiros missionários poloneses a vir para o Brasil, em 1973, seguindo o apelo do Papa João XXIII, que pedia ajuda à Igreja Latino-Americana.
Esse grande sacerdote foi a raiz, podemos assim dizer, de toda a comunidade palotina no Rio de Janeiro.
Foi ordenado no dia 04 de junho de 1961, em Oltarzew, com mais dezessete coirmãos. Trabalhou durante doze anos na Polônia quando, em 1973, veio para o Brasil iniciar o seu trabalho missionário, passando pela Paróquia de Santa Isabel, no Rio de Janeiro, Santuário da Divina Misericórdia e, atualmente, exerce seu ministério sacerdotal como Vigário Paroquial, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Niterói.
Grande exemplo de sacerdote estimulou muito os nossos seminaristas, com o seu amor pelo sacerdócio que, aos olhos do povo, pode parecer um homem sério e até ríspido, mas que o conhece verdadeiramente, sabe que ele tem um coração que busca, a cada dia, se configurar ao Coração de Jesus.
Sua devoção a Santa Teresinha sempre ajudou a amar a Deus. Seu zelo na divulgação da Espiritualidade da Divina Misericórdia o impulsionava na sua missão e o levou a se doar na edificação do santuário e, principalmente, de um centro pastoral para se tornar fonte de irradiação da Misericórdia.
Hoje, querido Pe. Ceslau, nossa comunidade palotina reconhece todo o seu empenho pelo crescimento do nosso carisma em terras brasileiras, pois assim estaria realizado: o crescimento do Reino de Deus.
Que Maria, Rainha dos Apóstolos e São Vicente Pallotti, continuem intercedendo junto a Jesus, Apóstolo do Eterno Pai, pelo bom exercício do seu ministério sacerdotal! Parabéns, Pe. Ceslau, por suas Bodas de Ouro Sacerdotais.
Pe. Francisco José Marques Filho SAC

Nenhum comentário: