sexta-feira, 29 de julho de 2011

Paróquia Santa Isabel no Rio de Janeiro

A história de nossa Paróquia começou no ano 1917, quando um grupo de fiéis abnegados e fervorosos fundou a Irmandade Nossa Senhora de Conceição, com a finalidade de construir em nosso bairro – Bento Ribeiro, uma Capela em louvor a Santa Isabel – Rainha de Portugal. Com o esforço, a perseverança e a fé de seus idealizadores, a Capela foi construída. Os anos se passaram e, no dia 25 de abril de 1934, a Capela é elevada à categoria de Matriz, localizada na Rua João Vicente, esquina com a Rua Paracuru. Foi transferida para o atual endereço (Rua Leopoldina Seabra) em 06 de março de 1961, funcionando provisoriamente no teatro da escola. A obra foi iniciada em 17 de abril e, a 06 de agosto de 1961, Sua Eminência, o Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara, benzeu a pedra fundamental. A solene inauguração aconteceu a 05 de julho de 1964.
Os Padres Agostinianos estiveram à frente da Paróquia desde a sua fundação. Posteriormente, a Paróquia passa às mãos de Padres Seculares. No ano de 1949, o Sr. Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara confia a Paróquia ao zelo e apostolado dos Padres Palotinos (Sociedade do Apostolado Católico), os quais a administram até o presente.
A presença dos Palotinos vem mostrar com os seus testemunhos e oferecer o carisma de São Vicente Pallotti, que é fazer com que cada batizado seja um missionário na Igreja de Jesus Cristo e promova uma constante transformação na sociedade, reavivando a fé e reacendendo a caridade.
A participação dos leigos é efetiva e eficiente conforme o grande número de Pastorais e Movimentos (em torno de quarenta e três), atuando nos diversos segmentos: catequese, serviço social com os Vicentinos e Consultório Médico/Dentário, comunicação através de jornal informativo, dentro outros. Nosso Pároco, Pe. Lucas Kaczmarek SAC, dinâmico e empreendedor, muito tem se esforçado, incentivando e apoiando a todos com o objetivo de melhorar, cada vez mais, a qualidade da presença leiga na ação da Igreja e a integração de todos (a unidade na diversidade).
Completamos, em abril, setenta e sete anos, tendo como Padroeira Santa Isabel; pedimos para que ela interceda junto a Deus, por todos os membros da comunidade, pelos Sacerdotes que passaram por aqui e, em especial, pelo nosso pároco, Pe. Lucas, a fim de que possamos caminhar rumo à implantação do Reino de Deus aqui na terra.
Carla Moreira

Nenhum comentário: