sábado, 9 de julho de 2011

“Não desanimemos de fazer o bem", diz dom Julio

A Arquidiocese de São Paulo celebrou na tarde deste sábado (9) a ordenação episcopal de dom Júlio Endi Akamine SAC, novo bispo auxiliar de São Paulo. A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, e concelebrada por inúmeros bispos e arcebispos, além de muitos padres, a maioria da Região Episcopal Lapa, para onde o novo bispo será designado, e padres palotinos, congregação da qual o bispo recém ordenado era provincial até a sua nomeação episcopal.
A catedral da Sé estava lotada para a celebração, que contou com a presença de representantes da colônia japonesa e de religiões orientais, uma vez que dom Julio é o primeiro nipo-brasileiro nomeado bispo.
“Com a ordenação de um novo bispo, estamos realizando uma to importante na vida da Igreja”, ressaltou dom Odilo, no início da sua homilia. Ele recordou que Jesus escolheu os apóstolos e os enviou pelo mundo “a fim de que, cheios do Espírito Santo, anunciassem o Evangelho”.
“No bispo, com seus presbíteros, está presente na Igreja o próprio Jesus Cristo, Senhor e pontífice eterno. Pelo ministério do bispo é Cristo que continua a proclamar o Evangelho e a distribuir, aos que crêem, os sacramentos da fé”, destacou o cardeal.
Dom Odilo ainda convidou todo o povo a acolher com alegria o novo bispo. “Ele [dom Julio] será ministro de Cristo e dispensador dos mistérios de Deus, pois a ele foi confiado, testemunhar a verdade do Evangelho e o ministério do Espírito de santidade”, disse o arcebispo.
“Lembra-te que foste tirado dentre os homens e colocado a serviço deles nas coisas de Deus”, exortou o cardeal, lembrando que “o episcopado é um serviço e não uma honra”. “O bispo deve distinguir-se mais pelo serviço prestado, que pelas honrarias recebidas”.
O rito de ordenação episcopal é marcado pela imposição das mãos de dom Odilo e dos demais bispos sobre a cabeça do eleito, que em seguida é ungida com o óleo do Crisma.
Depois de receber as insígnias episcopais – o anel, sinal de fidelidade; a mitra, sinal de santidade; e o báculo, sinal do serviço pastoral –, dom Julio foi aclamado pelos milhares de fiéis que lotaram a catedral da Sé. Após a comunhão, o bispo recém ordenado percorreu a catedral abençoando os fiéis.
Em seguida, o chanceler da Arquidiocese, padre Eduardo Vieira dos Santos, leu o decreto de nomeação e a posse de dom Julio como vigário episcopal da Região Lapa, onde será acolhido neste domingo, às 15h, na Paróquia Nossa Senhora da Lapa.
Em seu primeiro pronunciamento como bispo, dom Julio falou que passou os dias que antecederam sua ordenação episcopal com muita serenidade. Ele agradeceu pela acolhida da Arquidiocese e reforçou sua disposição em servir à Igreja de São Paulo. “ Espero servi-la com a mesma dedicação infatigável que ela como mãe cuida de seus filhos”, disse.
Dom Julio reconheceu o apoio que recebeu de sua mãe, Teruco Oshiro Akamine, de quem recebeu muitos conselhos. “‘Filho, lembre-se, quanto mais você sobe na arvore, mais fino é o tronco e mais forte é o vento’”, contou dom Julio.
Por fim, dom Julio motivou os fiéis à prática do bem. “Não desanimemos de fazer o bem, não nos cansemos de buscar a verdade.”
Biografia
Filho do casal Guengio Akamine (falecido) e Teruco Oshiro Akamine, nasceu em 20 de novembro de 1962 em Garça, Diocese de Marília, Estado de São Paulo.
Em 1975 entrou no Seminário da Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos) em Londrina, Paraná, onde completou os estudos no Seminário Menor São Vicente Pallotti. Fez o Noviciado em 1979 no Seminário Rainha da Paz, Cornélio Procópio (PR). Sua primeira consagração foi a 8 de dezembro de 1980, na mesma cidade.
Cursou Licenciatura em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica (PUC), de 1981 a 1983, e Teologia no “Studium Teologicum Claretianum”, de 1984 a 1987, na Arquidiocese de Curitiba.Foi ordenado diácono pela imposição das mãos de dom Luciano Mendes de Almeida no dia 25 de janeiro de 1987 na Paróquia Coração Eucarístico de Jesus e Santa Marina, Vila Carrão, Região Episcopal Belém, e foi ordenado sacerdote pela imposição das mãos de dom José Maria Maimone, em 24 de janeiro de 1988 na Paróquia Santo Antonio, cidade de Cambé, Paraná. Obteve o Mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1993 a 1995) e Doutorado na mesma Universidade (2001 a 2005).
Como sacerdote palotino desempenhou a função de Vigário paroquial: Paróquia Santo Antônio, Cambé (PR) (1988-1990); pároco: Paróquia Santo Antônio, Cambé (PR) (1990-1993), na Arquidiocese de Londrina; reitor do Seminário Maior Palotino, Curitiba (PR) (1996-2001); assessor da OSIB Regional Sul 2 (1996-1998); Secretariado Geral da SAC para a Formação (1999-2005); consultor local da Comunidade da Casa Geral, Roma (2001-2003); diretor do Período Introdutório da Província Regina Apostolorum, Itália (2003-2004); secretário provincial para a formação (2005-2007); diretor espiritual do Seminário Maior Palotino, Curitiba (2006-2007). No período de 1996 a 2001 e 2005 a 2011 foi professor de teologia no Studium Theologicum, Curitiba, onde lecionou as matérias de Teologia Sacramentária Geral, Sacramentos da Iniciação Cristã, Eclesiologia, Trindade, Introdução à Teologia e Teologia Fundamental. Desde 2008, reitor Provincial da Província Palotina São Paulo Apóstolo.

Nenhum comentário: