sexta-feira, 16 de março de 2012

Formação para solidariedade

Em cada mês Pe. João Francisco Pietrus SAC convida as catequistas da paróquia do Santíssimo Nome de Jesus em Odivelas para uma noite de formação.
Neste ano a formação está acontecendo meditando a da Doutrina Social da Igreja, de combate a pobreza.Igreja sempre estava ao lado dos pobres e de modo especial precisa estar do lado dele também neste tempo de crise, no qual muitas pessoas tornam se ainda mais pobres. Para a noite de formação nesta quinta-feira, dia 15 de março, Pe. João Francisco chamou um ilustre convidado, o Senhor Juiz Jorge Santos, que durante muitos anos foi presidente da Comunidade “Vida e Paz” a atualmente é vice presidente da Comunidade.
Muitas paroquianos, não só as catequistas, foram para aprender um pouco mais e perceber que pode fazer se ainda muito para mostrar para as pessoas, Jesus – amigo de todos. O senhor Jorge Santos apresentou para nós  a Comunidade “Vida e Paz”, que foi fundada no ano 1989 no Patriarcado de Lisboa para recuperar as Pessoas Sem-Abrigo mostrando para eles o caminho para redescobrir a dignidade da vida através dos projetos de reencaminhamento para a esperança, a sua reinserção familiar, social, escolar e profissional. Doutrina Social da Igreja mostra os valores evangélicos, que podemos definir como: dignidade da pessoa humana, liberdade, autodeterminação, solidariedade, aceitação do outro, amor pelo próximo.
Olhando para esses valores a Comunidade procura,acolhe, motiva, recupera, reinserira e acompanha as Pessoas Sem-Abrigo, ajudando-as a reconstruir projetos de vida para que redescubram a sua dignidade de modo a que se tornem e sintam pessoas dignas, integradas, participativas e felizes propondo uma experiência de vida em comunidade, um programa terapêutico e uma formação técnico-profissional. A comunidade trabalha com voluntários, cada noite mais que 500 deles, rotativamente e organizados em 56 equipes, percorrem a cidade de Lisboa em 4 circuitos diferentes nas “carrinhas brancas” e parando em 96 locais.
Com esta intervenção estou criando uma relação de confiança, de escuta e motivação as Pessoas Sem-Abrigo para ajudar a mudar de vida. Como meio de aproximação distribuem-se alimentos e agasalhos. Todas as noites são atendidas cerca de 510 Pessoas Sem-Abrigo, durante cada mês são distribuídos cerca de 30.000 sanduíches e 4.500 litros de leite. Junto com a comida a pessoa recebe uma palavra, pois como destacou Jorge Santos, o maior problema é a perda da autoestima dos desabrigados. Após a motivação, o morador de rua é encaminhado e preparado para iniciar o programa de tratamento. O modelo terapêutico nas vertentes física, psicológica e espiritual. O tratamento tem a duração sensivelmente de 13 meses em regime de internamento. A Comunidade Vida e Paz proporciona aos seus utentes a freqüência de cursos de formação oficial de agricultura, informática, artesanato, entre outros, com vista à valorização educacional e profissional, reconhecimento e valorização das potencialidades, visando a integração no mercado de trabalho. O que os possibilita crescer interiormente aprendendo não só um novo oficio mas também a viver com os seus sentimentos.
Nosso convidado esta percebendo que neste tem pode crise precisamos de uma campanha de educação para voluntariado e solidariedade para receber o outro como hospede em casa e coração. Pe. João Francisco lembrou que são Vicente Pallotti falou: “Só Deus basta” e repetindo esta fraze devemos ser solidários: dar para Deus, presente na pessoa do outro,tudo o que temos.
Pe. Artur

Nenhum comentário: