terça-feira, 27 de março de 2012

A Missão Vicarial em Odivelas

A Missão Vicarial em Odivelas terminou e com ela terminaram também os dias de agitação na nossa paróquia!
Durante 4 dias tivemos um programa recheado de acontecimentos.

Relembramos a imensa afluência da Via-Sacra que decorreu pelas ruas da nossa cidade e que permitiu que uma parte da cidade (onde habitualmente não ocorre nenhuma manifestação religiosa) pudesse dizer – presente – sem sair de casa!

Que bom que foi, ouvir que tinha sido um momento maravilhoso ou que tinham recordado uma Via-Sacra a que assistiram na Terra Santa!




A palestra do Sr. Cardeal Patriarca que encheu o auditório, tendo ficado ainda muita gente de pé e fora do recinto. A palestra centrou-se no tema da Caridade… Ressalta uma frase importante…o maior pecado do Homem é não amar! O amor é uma urgência no mundo de hoje!





As carrinhas da caridade que percorreram as ruas da nossa cidade recolhendo alimentos e que foram assistidas pelos nossos escuteiros!
As caminhadas Marianas que partiram de todos os núcleos da nossa paróquia e convergiram para a Ig. Da Divina Misericórdia.
As visitas guiadas à Ig. Matriz,monumento do Sr. Roubado e Instituto de Odivelas foram outros momentos altos da Missão Vicarial, pois todos os interessados puderam usufruir do saber da historiadora Drª Maria Máxima Vaz.
As equipas que visitaram o Lar de terceira idade e os doentes levando um pouco do espírito da Missão Vicarial a cada um!
A grande e já famosa equipa da paróquia de Stº António dos Cavaleiros confeccionou uma saborosa feijoada que permitiu que todos os que durante a manhã estiveram em missão pudessem almoçar e confraternizar.
O encontro Inter-religioso permitiu que seis confissões religiosas diferentes se encontrassem e trocassem ideias. O tema proposto foi: Proximidade e Cidadania e cada uma das confissões apresentou a sua obra enquanto comunidade. De realçar que a Igreja Católica Apostólica Romana foi representada pelo nosso pároco – Pe. João Pietrus que apresentou a expressão prática do amor de Deus, reflectida nas obras –Vicentinas, Centro Comunitário, Obra Solidária Elisabetta Sanna e brevemente o Sopão.
A Festa da Catequese que (apesar do S. Pedro não ter colaborado) provocou nos Pais e crianças um sorriso e boa disposição contagiantes e em que queremos realçar a peça de teatro apresentada por algumas crianças da catequese da nossa paróquia.

O café-concerto muito animado que contou com a participação do André, do trio – Pedro Cardoso; Márcio Vieira e Luís Dias – e dos “Olha que Dois”. Os nossos jovens dedicaram-se e trabalharam uma noite inteira dizendo de forma peremptória PRESENTE ... aqui estamos para servir a Deus na pessoa de cada irmão que nos visita!

No domingo realizamos um cortejo Histórico em honra de D. Dinis (comemoração dos seus 750 anos) e em que relembramos a sua caridade para com os mais necessitados, assim como a caridade da Rainha Santa Isabel, sua esposa. Contamos com cerca de 90 figurantes que trajaram à época. Este cortejo foi fruto de muito trabalho de voluntários da nossa paróquia que confeccionaram os trajes e durante muitas noites abdicaram de algumas horas de sono, contudo em verdadeiro espírito de união e caridade fizeram ACONTECER (lembramos de forma especial os Artesãos de D. Dinis, a Miquelina e a D. Ana). Um agradecimento especial para a grande equipa do Candido que confeccionou o BODO (refeição servida aos pobres e financiada pelo Rei).



Seguiu-se uma tarde de animação cultural com Ranchos folclóricos e um grupo de Concertinas que permitiram que os laços entre todos se prolongasse por toda a tarde, esperando ansiosamente o momento de recebermos o Sr. Bispo Auxiliar de Lisboa – D. Nuno Brás para a Celebração Eucarística de Encerramento.







Terminou a Missão Vicarial, contudo desejamos que o espírito de Caridade permaneça e nos torne a cada dia mais irmãos!
Raquel Xavier

Nenhum comentário: